quinta-feira, 17 de julho de 2014

CAMEONATO PAULISTA DA SEGUNDA DIVISÃO RETORNA NA SEGUNDA FASE

O Campeonato Paulista da Segunda Divisão é outra competição que volta a ser disputada após o recesso da Copa do Mundo. A competição teve início em 5 de abril com 39 clubes na primeira fase, classificando 24 para a segunda fase, que começa nesta sexta-feira (18/07). Nesta segunda fase, são seis grupos de quatro clubes, assim formados: GRUPO 8: Mauaense (Mauá), ECUS (Suzano), Taboão da Serra e Grêmio Prudente (Presidente Prudente). GRUPO 9: Bandeirante (Birigui), Olímpia, Sumaré, e Diadema. GRUPO 10: Barretos, Guariba, Guarujá e Manthiqueira (Guaratinguetá). GRUPO 11: Portuguesa Santista, Pirassununguense, Primavera (Indaiatuba) e Vocem (Assis). GRUPO 12: Internacional (Bebedouro), União (Mogi das Cruzes), São Bernardo e Paulínia. GRUPO 13: Nacional (São Paulo), União São João (Araras), Assisense e Atibaia. PRIMEIRA RODADA Nesta sexta-feira, às 19 hs., o ECUS recebe o Mauaense, em Suzano. No sábado, jogam Assisense x Nacional, em Assis, às 15 hs.; Taboão da Serra x Grêmio Prudente, às 16 hs; e São Bernardo x União de Mogi das Cruzes, às 19 hs. No domingo tem Bandeirante x Diadema; Sumaré x Olímpia; Guarujá x Guariba; Mathinqueira x Barretos; Vocem x Primavera; Portuguesa Santista x Pirassununguense; Inter x Paulínia; e União São João x Atibaia. Todos os jogos estão marcados para as 10 hs. Nesta fase, que será disputada entre os clubes de cada grupo em turno e returno, classificam-se o primeiro e o segundo colocado de cada grupo, mais os quatro melhores terceiros colocados. Moacyr Custódio (www.spcenter.com.br)

quarta-feira, 16 de julho de 2014

CAMPEONATO BRASILEIRO RECOMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA

Depois da Copa do Mundo, eis que já temos rodada do Campeonato Brasileiro. Não tivemos um bom time na Copa, mas temos bons times em nosso campeonato, que foi interrompido na nona rodada. A décima rodada começa nesta quarta-feira (16/07), continuará na quinta-feira e....como somos muito bem organizados, será concluída no dia 6 de agosto, com o jogo Chapecoense x Atlético Mineiro, que foi adiado porque o Galo Mineiro tem jogo pela recopa Sul-Americana. Nesta quarta-feira (16), às 19h30, o Grêmio pega o Goiás, na Arena Olímpico; o Coritiba recebe o Figueirense; e o Sport enfrenta o Botafogo no Recife. Às 22 horas, assim que terminar a novela das nove, jogam Flamengo e Atlético Paranaense, em Macaé (o Maracanã ainda não foi liberado pela FIFA); Bahia e São Paulo (o jogo da TV aberta); e Criciúma e Fluminense. O tricolor carioca vai jogar desfalcado de Fred, que depois do grande esforço na Seleção conseguiu uns dias para descansar.... Na quinta-feira, já tem um clássico regional: Santos e Palmeiras jogam na Arena Vila Belmiro; Cruzeiro e Vitória jogam no Mineirão e o Estádio Itaquerão, que fez muito sucesso na Copa, tem um grande clássico brasileiro: Corinthians x Internacional. A classificação do Campeonato Brasileiro tem o Cruzeiro em primeiro, com 19 pontos, com Fluminense (16), Corinthians (16) e São Paulo (16), na faixa de classificação para Libertadores. Na faixa intermediária estão Internacional (16), Grêmio (15), Goiás (15), Atlético Mineiro (14), Sport (14), Santos F.C. (14), Palmeira (13), Atlético Paranaense (13), Botafogo (9), Criciúma (8), Bahia (8) e Chapecoense (8). Na faixa do rebaixamento, a chamada “Zona da Degola”, estão Coritiba, com 7 pontos, Vitória e Flamengo também com sete. O lanterna é o Figueirense, que tem apenas quatro. Moacyr Custódio (www.spcenter.com.br)

NOVO TÉCNICO DA SELEÇÃO DEVE SER ANUNCIADO NA QUINTA-FEIRA

Felipão foi demitido na segunda-feira, mas tem a melhor campanha na Seleção nos últimos tempos. O presidente da CBF, José Maria Marin, dará uma entrevista coletiva na próxima quinta-feira (17), em que deverá anunciar o nome do novo treinador da Seleção Brasileira, que substituirá Luiz Felipe Scolari, demitido nesta segunda-feira (14). Felipão, seu auxiliar técnico Flávio Murtosa, o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira, o treinador de goleiros Carlos Pracidelli e o preparador físico Anselmo Sbragia, foram demitidos dois dias após a partida contra a Holanda, quando a seleção perdeu por 3 a 0 e ficou em quarto lugar na Copa do Mundo. Na terça-feira foram anunciadas também as demissões do médico José Luís Runco e do assessor de Imprensa Rodrigo Paiva. Há muita especulação sobre o novo treinador. Falas-se no espanhol Guardiola, que dirige o Bayern, no português José Mourinho, que está no Chelsea, e em outros nomes famosos no futebol internacional. Entre os brasileiros, são citados os nomes de sempre: Muricy Ramalho, atualmente no São Paulo; Vanderley Luxemburgo, que está desempregado; e até em Oswaldo de Oliveira, técnico do Santos. O mais forte, porém, é o de Adenor Leonardo Bach, o Tite, atualmente sem clube, que tem um currículo notável: já conquistou títulos de campeão gaúcho, paulista, Copa do Brasil, Brasileiro A e B, Libertadores e Mundial de Clubes. Apesar de não conseguir chegar a final da Copa e sofrer a maior derrota da história do futebol brasileiro na competição (7 a 1 para a Alemanha, na semifinal), Luiz Felipe Scolari foi o melhor treinador que passou pela Seleção nos últimos tempos: foi campeão da Copa realizada na Coreia do Sul-Japão, em 2002 e campeão da Copa das Confederações no ano passado. No total, Felipão disputou 55 jogos, venceu 38, empatou sete e perdeu dez. Uma campanha vitoriosa na Seleção, mas perdeu justamente quando e do jeito que não podia. Outros treinadores da Seleção Brasileira, campeões do mundo ou não, dirigiram o time em épocas melhores: Vicente Feola, campeão em 1958, viveu a era Pelé, Garrincha, Didi; Aymoré Moreira, bicampeão em 1962, foi da mesma era, que ainda tinha Zito, Djalma Santos, Nilton Santos, Amarildo; Zagallo, campeão em 1970, foi da era Carlos Alberto Torres, Clodoaldo, Gerson, Jairzinho, Tostão, Pelé e Revellino; Carlos Alberto Parreira, em 1994, tinha Romário e Bebeto; Telê Santana teve Zico, Júnior e Sócrates; em 2002, o próprio Felipão tinha Ronaldo, Rivaldo, Roberto Carlos, Cafú... Nesta Copa-2014, Felipão tinha Fred, Hulk, Paulinho e Fernandinho....não dava mesmo para ter melhor sorte. Moacyr Custódio (www.spcenter.com.br)