terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Jornalista Helena Masuzaki – 24/04/1961 – 29/12/2011.



Helena Yaeko Masuzaki, editora deste blog e fundadora e editora assistente do jornal “Cidade de Rinópolis”, faleceu na manhã do dia 29/12, na Santa Casa de Rancharia, Interior de São Paulo, vítima de uma parada cardiorespiratória. Tinha 50 anos de idade.

Helena sofreu infarto do miocárdio no dia 11/09 e neste período foi atendida no Hospital São Paulo de Rinópolis, na Santa Casa de Tupã e chegou a receber alta e ir para casa, em Rinópolis, por três semanas. O estado de saúde se agravou no dia 27/12, sendo encaminhada para a UTI da Santa Casa de Rancharia, onde morreu. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Municipal de Rinópolis, na manhã do dia 30/12.

Nascida e criada em Rinópolis, Helena era casada com o jornalista Moacyr Custódio, com quem se reencontrou após 33 anos, em 2009. O casal havia namorado na década de 70. De seu primeiro casamento, Helena tinha dois filhos: Bruno (22 anos) e Rodrigo (27).

Helena era filha de Keitaro e Take Massuzaki, já falecidos, que mantiveram por mais de 50 anos o Bazar Masuzaki, lendário estabelecimento comercial que chegou a ser um dos símbolos da história de Rinópolis. Chamada pelos amigos mais íntimos por Yaeko, estudou nas escolas “Dr. Ginez” e “Seraphina”, completando o segundo grau e, em seguida, concluindo o curso técnico em Contabilidade, no Colégio Comercial.

Tinha cindo irmãos: Cleuza (residente no Japão), Mercedes (São Paulo), Vera Lúcia (Rinópolis), Adalberto (Barueri) e Keite (falecido).

Helena Masuzaki viveu duas temporadas no Japão, retornando, em 2009, para viver com Moacyr em São Paulo, onde prestou serviços de produtora musical, trabalhando ao lado do marido na Rádio Cumbica-AM de Guarulhos, na qual Moacyr era diretor de Jornalista e apresentador do programa “Boa Tarde Cidade”.

O casal foi para Rinópolis em janeiro de 2010, onde fundou o jornal “Cidade de Rinópolis”, cuja primeira edição circulou em março daquele ano, completando 42 edições no mês de dezembro passado. O jornal é uma parceria com o tradicional “Jornal de Osvaldo Cruz”, do qual Moacyr Custódio é colaborador há mais de 30 anos.

No jornal, Helena coordenava o Departamento Comercial e produzia matérias especiais em que ouvia povo e autoridades sobre temas nacionais e polêmicos, como bulliyng, violência contra mulheres, abandono de idosos, alcoolismo na juventude etc. Assinava também a coluna “Brilho Social”, espaço dedicado aos acontecimentos sociais da cidade. Sempre ao lado do marido, o acompanhava muitas vezes na apuração de reportagens na função de fotógrafa.

Comunicativa, alegre e amável com todos, Helena Masuzaki vivia momento feliz com o início de uma nova fase profissional na área do Jornalismo, em que era orientada e incentivada pelo marido, e os preparativos para novos projetos que seriam desenvolvidos em 2012.

Teve que ir embora antes do fim do ano, deixando uma infinita e insuperável saudade, mas ficando na memória de todos como mulher de fibra, dedicada, honesta e trabalhadora. E uma lacuna que jamais será preenchida no coração deste jornalista que perdeu o que tinha de alma, motivação, alegria e felicidade. Nas palavras de conforto dos amigos, dizem que “a vida continua”. Mas continua terrivelmente triste e sem graça, aumentando ainda mais a descrença e as certezas de que os desígnios do destino são armadilhas aleatórias que aparecem no caminho das pessoas, sem controle e absolutamente injustas.
Moacyr Custódio