segunda-feira, 16 de maio de 2016

TICO E TECO DE COMENTARISTAS ESPORTIVOS ENTRAM EM PÂNICO APÓS PRIMEIRA RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Sabe aqueles dois neurônios que muitas das "celebridades" que habitam os programas esportivos de rádio e TV têm para pensar? Pois é. Eles entraram em pânico e pararam de funcionar após a primeira rodada do Campeonato Brasileiro-2016, realizada neste último fim de semana. Bastaram dez jogos para tudo mudar: o Palmeiras, que era um grande elenco sem time e sem padrão de jogo, eliminado do Paulista e da Libertadores, passou a ser "grande favorito" para a conquista do título, após golear o Atlético Paranaense por 4 a 0. O São Paulo, com uma equipe Sub-20. venceu o também Sub-20 do Botafogo, 1 a 0, e "fez uma excelente partida". Teve um que disse que o São Paulo estará entre os quatro e que o Botafogo vai cair. O Corinthians empatou com o Grêmio em um jogo bem movimentado, mas foi um "péssimo jogo". E o técnico Tite, o mesmo que anteontem todos queriam para a Seleção, gênio, melhor do Brasil, passou a ser um técnico teimoso, que não escala bem e não substitui bem. A Mesa Redonda da TV Gazeta agora quer Fernando Diniz na Seleção. E o Santos, campeão como sempre de um campeonato que o teco do Flávio Prado acha que é uma porcaria, já corre risco de cair para a Série B, por onde Palmeiras e Corinthians já passaram. O Santos perdeu para os reservas do Atlético Mineiro (foto) por 1 a 0. E já caiu, segundo essas celebridades. Ninguém falou do bom time do Santa Cruz, que venceu o Vitória, campeão baiano, por 4 a 1.Tampouco lembraram que nenhuma das equipes jogaram com seus times completos, com os titulares, visto que a metade dos times comemorou na semana passada os títulos de campeões regionais, aquele que "não vale nada" Estamos enfrentando uma grande crise no Brasil. Na política, que gera crise na Economia, na Educação, na Saúde e, a causadora, é a crise moral, com quadrilhas sem vergonha formadas por ladrões do dinheiro público, agora parcialmente resolvida com o fim da era PT. Mas ainda mantida na era Temer, que é mais perigosa por ser formada por gente com diploma. Ah, mas temos também uma crise que não faz mal para ninguém, apenas me causa náuseas: a falta de bons jornalistas esportivos para que a gente tenha, pelo menos nesta área, ética e respeito a quem assiste e ouve rádio e TV. (Moacyr Custódio)

terça-feira, 15 de março de 2016

VERGONHA

Se um dia eu tivesse sido petista, nem que fosse por algum momento iludido pelas maquiagens e mentiras, estaria hoje morrendo de vergonha. Pois não é que o ex-presidente Lula deverá ser anunciado a qualquer momento ministro do governo Dilma Rousseff?!...E não é por merecimento, pois o analfabeto funcional é o principal responsável por o Brasil estar no buraco que está: em seus dois mandatos, destroçou a estabilidade econômica deixada por Fernando Henrique Cardoso, instalou com seus amigos petistas, amigos pessoais, aliados e empresários o maior esquema de corrupção jamais visto na história do pais e gastou com programas sociais e favorecimentos muito mais do que o governo podia gastar, destruiu a maior empresa brasileira e rebaixou o país para a terceira divisão na credibilidade perante ao mundo. Para completar o serviço, contratou marqueteiros com milhões de dólares oriundos de propinas, comprou através de seus companheiros petistas deputados e senadores, via tesoureiros ladrões e hoje boa parte de sua quadrilha está presa ou usando tornozeleiras que os impedem de sair de casa. Apesar disso, será ministro de Dilma, uma espécie de primeiro ministro, já que a sua invenção como presidente se mostrou incompetente e cometeu as maiores improbidades administrativas e está a um passo de ser banida do governo. Mas será ministro para não ir para a cadeia. Ou ir por uma forma mais demorada. A tal da imunidade parlamentar ou foro privilegiado, tirará Lula do foco do juiz Sérgio Moro e do Ministério Público Federal, colocando-o nas decisões do Supremo Tribunal Federal, onde estão ministros nomeados por ele. Uma vergonha e uma ameaça para o Brasil.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

A COBRA E A PERERECA

O sr. Alberto Batista Custódio, meu pai, natural de Promissão, morou em Rinópolis lá pelos anos de 1948, depois de ajudar a fundar a cidade de Osvaldo Cruz, onde eu nasceria em 1955, Eu ainda não tinha nascido, mas a minha mãe me conta que moravam num lugar chamado Sítio do Baracati, que ficava por ali onde está o Jardim São Matheus, o Ferro Velho do Careca,,,na beira daquele "corgo", como ela me disse quando esteve em Rinópolis em minha casa onde morava com a Helena. Mas o meu pai, por esta época, ou por todas as épocas, gostava de tomar uma cachaça e de pescar. Não tinha um dia que ele não levava mistura para casa.....lambaris, bagres, cascudos e até um peixe parecido com cobra que chamávamos de "cobrinha", mas depois ficamos sabendo que se chamava "Pirambóia". Mas como dizia, meu pai gostava muito de pescar. Depois de seu dia de trabalho na serraria ou no cafezal, ia para casa, tomava um banho de bacia e ia para o rio. Dava umas cavucadas de machadão e achava algumas minhocas para fisgar os peixes. Ocorreu que um dia meu pai chegou mais tarde, talvez tenha ficado mais tempo lá no empório da rua São Luiz, e não tinha minhoca, a ísca. Mas foi pescar assim mesmo. Não tinha ísca, mas tinha a garrafa de pinga Tatuzinho, que era mais importante do que a vara de pescar....e também espantava os pernilongos. E aí naquele trilho estreito que levava ao rio, o sr. Alberto percebeu que estava sem ísca para pegar os peixinhos que eu, o Toninho e dona Cândida estávamos esperando para a janta. A gente não aguentava mais comer ovo frito, batido, cozido, ou aquela linguiça cumprida que só depois de velho fiquei sabendo que se chama "cabo de reio". Mas meu pai era um homem abençoado. No caminho do rio se deparou com uma cobra com um sapinho, tipo perereca, na boca, já quase engolindo, Acostumado a derrubar matas e amansar burros bravos, não tinha medo de cobras, só de "mandruvá". Esperto e sagaz, seu Alberto fumou um Mistura Fina e pensou: esta perereca na boca da cobra pode servir de isca para eu pegar os peixinhos que o Moacyr, o Toninho e a Cândia, era assim que ele chamava minha mãe dona Cândida. Teve a ideia....coloco um gole de pinga na boca da cobra, ela solta a perereca e eu vou pescar. Dito e feito: deu um gole de Tatuzinho para a cobra, pegou o sapinho e foi para a beira do rio. Só que naquela noite ele pescou até de madrugada. A cobra batia nas costas dele sempre com uma perereca na boca, a troco de mais um gole de Tatuzinho. E foi assim que meu pai não precisou mais levar minhoca como isca. A cobra, já então sua amiga, o esperava na entrada do trilho com os sapinhos, que trocava por uma golada de cachaça. Depois meu pai mudou para Salmourão....e, em uma noite chuvosa, na beira do Rio Feio, lá estava a mesma cobra com a perereca na boca, só que desta vez a pinga era 3 Fazendas.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

COMEÇA NESTE SÁBADO O CAMPEONATO DE FUTEBOL MAIS IMPORTANTE DO PAÍS

O Campeonato Paulista de Futebol tem início neste sábado, 30/01, reunindo 60 clubes do Estado de São Paulo. O Paulista da Primeira Divisão é dividido em três séries: A-1, que tem o Santos F.C., como campeão do ano passado; A-2 e A-3. É o maior campeonato de futebol do país pentacampeão mundial. Na série A-1, chamada de divisão de elite, estão Santos F.C, Botafogo de Ribeirão Preto, C.A.Linense (Lins), Oeste de Itápolis e São Bento de Sorocaba, no Grupo A. No Grupo B, estão Ituano, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta e São Bernardo. No C , tem o São Paulo, o Audax (Osasco), Capivariano, Ferroviária de Araraquara e XV de Novembro de Piracicaba. E no D, o Corinthians, clube que tem o maior número de títulos, está ao lado de Água Santa (Diadema), Mogi Mirim, Red Bull e Rio Claro, A partida de abertura da Série A-1 será neste sábado entre Água Santa e Ferroviária, às 16 horas, em Diadema. Esses dois clubes subiram da A-2 para a A-1 no ano passado e têm histórias ambíguas: a Ferroviária é um dos clubes mais antigos da divisão principal, retornando após perambular pelas divisões de acesso durante 17 anos. Já o Água Santa, ex-time da várzea da Grande São Paulo, subiu de divisão, pulando da quarta para a primeira em seis anos. O Santos joga contra o São Bernardo na Vila Belmiro, neste sábado, 17 horas, o São Paulo joga contra o Red Bull em Campinas (o Red Bull tem sede em Porto Feliz mas manda jogos em Campinas), o Palmeiras enfrenta o Botafogo em Ribeirão Preto, domingo, e o Corinthians recebe o XV de Piracicaba, na Arena Itaquerão-BNDES, domingo, 17 horas. Na Série A-2 estão Paulista de Jundiaí, Mone Azul, Taubaté, Votuporanguense, Batatais, Bragantino, Guarani, Independente de Limeira, Marília A.C, São Caetano, Barretos, Portuguesa, Juventus, Rio Branco de Americana, Sorocaba, Velo Clube de Rio Claro, Penapolense, Santo André, Mirassol e União Barbarense. O jogo mais importante da A-2 acontece em Votuporanga, domingo, 16 hs, entre Votuporanguense e Marília. O time da cidade retorna à A-2 e o time da cidade romance volta para a A-2. Na série A-3, o Campeonato Paulista tem o Noroeste de Bauru, o Rio Preto, valente time de São José do Rio Preto, o Fernandópolis, São Carlos, a S.E Itapirense do Carlos Cereto, o Grêmio Osasco, o Catanduvense de dona Cândida, o Atibaia, o Guaratinguetá, o Nacional da Capital. , Flamengo de Guarulhos de toda a galera do Jardim Tranquilidade, a Internacional de Limeira, que já foi campeã paulista, o São José dos Campos, que não é o time principal da cidade, apenas um genérico, o Barueri, o Olímpia, o Comercial de Ribeirão Preto, querido Leão de bonitas histórias, o São José E.C, o legítimo, a Sociedade Esportiva Matonense, a Águia Azul, usada e prejudicada por uma imprensa marrom que existe na cidade de Matão, Primavera de Indaiatuba, tricolor bom e briga, e o Sertãozinho, time de meu amigo Juvêncio Alcântara. O principal jogo da A-3 será entre Rio Preto e Catanduvense, neste sábado, 16 hs, no Estádio Anísio Haddad, em São José do Rio Preto. É um clássico regional. Outro clássico regional será entre Olímpia e Sertãozinho, domingo, 19 horas. (Moacyr Custódio)