segunda-feira, 7 de abril de 2014

Materia especial

Inspirado numa loucura que a dupla Orlando/Mílton colocou em prática em 1994, eu, desde 2012 - numa meta mais modesta, claro - tento ver pelo menos um jogo de cada time que disputa as Séries A2 e A3 do campeonato paulista. A primeira tentativa deu errado por compromissos profissionais. Já em 2013, consegui fechar o ciclo pela primeira vez. Com a mudança do regulamento da A2 nesse ano (e também com a tabela bem estranha, mas essa é outra história), a tarefa para 2014 ficou mais complicada, já que a competição foi disputada apenas em turno único. Depois de muita correria baseado num cronograma hercúleo, nesse sábado "completei o álbum" da A2 vendo o Batatais, o último time que faltava, lá no Osvaldo Scatena. Em 18 rodadas jogadas até aqui, vi 19 jogos em 12 estádios diferentes, vários fora da Grande São Paulo. Pelo segundo ano seguido, nossos amigos e fãs puderam ver todos os participantes do importante certame estadual nas páginas do blog. No esquema atual de "exército de um homem só" do JP, esse sem dúvida é um grande feito. Afinal de contas, além de nós, quem mostrou pelo menos um joguinho de cada time da A2 com fotos e relatos? Eu sei a resposta, mas deixo para os amigos pensarem nela... Fernando! PS: No domingo que vem, será a vez de completar os times da Série A3.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Azulão inicia neste domingo uma nova jornada a caminho da primeira divisão

O Osvaldo Cruz F.C. entra em campo no Estádio “Breno Ribeiro do Val”, neste domingo (6), às 16 hs, para jogar contra o Bandeirante de Birigui, com tudo pronto e preparado para reiniciar o caminho de volta às divisões maiores do Futebol Paulista. O Azulão está no Grupo 1 do Campeonato Paulista da Segunda Divisão e, nesta primeira fase, disputará um torneio quase regional com E.C.Bandeirante de Birigui, C.A.Assisense de Assis, Vocem Vila Operária Marianos, também de Assis, G.D.Prudente e Presidente Prudente F.C. Para chegar à segunda fase do campeonato o Osvaldo Cruz precisa ficar entre os três primeiros do grupo ou obter uma classificação como os três melhores quartos colocados em todos os grupos. A competição é disputada por 39 times de todas as regiões do estado. Os quatro melhores subirão para a Série A-3 (Primeira Divisão) de 2015. Com sacrifício, muita luta, apoio da torcida e das autoridades que realmente contam em Osvaldo Cruz, diretoria comandada pelo presidente Walter Zaparolli está conseguindo manter o futebol profissional na cidade, contando com parcerias importantes, como a feita com o São Bento de Marília para as categorias de base. Depois de algumas experiências que não deram certo, o treinador do time é Juliano Gerlin, pouco conhecido, mas que tem uma afinidade muito grande com Walter Zaparolli, ex-treinador, graças as andanças pelo futebol do Interior, em que o presidente do Azulão tem uma história gloriosa. Os últimos resultados são animadores: o Azulão venceu um combinado paranaense formado em Londrina por 6 a 0, no Breno Ribeiro do Val, e venceu o Rio Preto, líder da Série A-3, fora de casa, por 5 a 1. Segundo Gerlin, o time tem um elenco focado para subir de divisão. São jogadores vindos de várias regiões, mas também jovens revelados pelas categorias de base do clube, mesclados com três jogadores experientes que o regulamento permite, HISTÓRIA DE CONQUISTAS Com dez anos nesta nova fase, o Azulão vive uma trajetória de conquistas e insucessos, mas que no balanço geral pode ser considerada positiva. Fundado em 17 de fevereiro de 2004, o Osvaldo Cruz F.C. promoveu a volta do futebol profissional na cidade, sucedendo a Associação e a Esportiva, equipes que marcaram boa presença nas décadas dos anos 60, 70 e 80, tendo chegado à Divisão Intermediária da FPF, apenas um degrau atrás da então Divisão Especial, hoje A-1. Com o trabalho abnegado e competente do presidente Luizinho Gumiero e sua equipe e o apoio de empresas da cidade, o time elevou Osvaldo Cruz ao topo do futebol paulista. O novo Azulão estreou no dia 18/04/2004, contra o Prudentino, em Prudente, com vitória por 2 a 1, na então Série B1-B (5ª. divisão). Não conseguiu subir, mas uma mudança feita pela FPF, unificando as séries B1-B e B1-A colocou o time na 4ª. divisão, em 2005, quando fez ótima campanha e terminou como vice-campeão, atrás apenas do São Carlos, conseguindo o acesso para a A-3. Na A-3, em 2006, com status de Primeira Divisão, o Azulão deu mais um salto: subiu para a A-2 ao lado de XV de Jaú, São José e Botafogo, causando surpresa no futebol paulista: um desconhecido entre os grandes colocava a cidade de Osvaldo Cruz no mapa do futebol. Na A-2 de 2007, o time não foi bem: ficou em 19º. lugar, com quatro vitórias, cinco empates e dez derrotas, 20 gols marcados, contra 33 sofridos, retornando a A-3. Em 2008, o Azulão fez excelente campanha e por pouco não subiu novamente: ficou em 12º. lugar, com 25 pontos, dois a menos que o 8º. colocado, destacando-se neste ano duas espetaculares vitórias fora de casa: 3 a 2 no Linense e 4 a 0 no Taubaté. Em 2009, o time subiu novamente para a Série A-2. Depois de ficar em 8º. lugar na primeira fase, foi para a segunda fase e obteve boas vitórias em seu grupo contra Francana (2 a 0 e 1 a 0), Itapiresne (3 a 1) e o Votoraty (1 a 0). Ficou em 2º. lugar, com 10 pontos, e só não decidiu o título pelo critério de saldo de gols. Subiu junto com Votoraty, Grêmio Osasco e Pão de Açúcar (hoje Audax). Em 2010, pela segunda vez na Série A-2, ao lado de clubes oriundos da divisão de elite, como União São João, Guarani de Campinas, União Barbarense e Atlético Sorocaba, o Azulão fez boa campanha, mas não conseguiu se manter: em 17º. lugar com 17 pontos (5 vitórias, 2 empates, 12 derrotas), ficou a quatro pontos do Rio Preto, o último fora da zona do rebaixamento. Novamente na A-3 em 2011, que foi disputada em dois grupos regionalizados, o Azulão ficou em 6º. lugar no grupo 1 (classificaram os quatro primeiros de cada grupo). Duas derrotas foram fundamentais para a desclassificação do time, que fez campanha razoável: 1 a 0 para o Lemense, lanterna durante todo o campeonato, e 1 a 0 para a Inter de Bebedouro, em casa). Houve também um empate, em casa, contra a Francana, depois de estar vencendo por 2 a 0. Mas foi garantida a permanência na A-3. Em 2012, o time não se acertou na A-3, depois de viver momentos de incertezas e confusões entre parcerias, e caiu para a Segundona, ficando na penúltima colocação com 14 pontos em 19 jogos. E, no ano passado, o Azulão não conseguiu passar da primeira fase: ficou em quarto lugar no grupo 2, a um ponto do Assisense, que também não foi muito longe e volta a ser adversário nesta nova caminhada. Moacyr Custódio

sexta-feira, 28 de março de 2014

GRÊMIO ESPORTIVO OSASCO

Um dos times de futebol pelo qual torço e tenho amigos desde os tempos dos trabalhos em Osvaldo Cruz, Rinópolis e Matão, é o GRÊMIO ESPORTIO OSASCO. Na semana passada recebi de presente uma camisa do clube enviada pelo presidente e amigo LINDENBERG PESSOA. Fui trabalhar com ela no jornal "Folha de São Miguel" e o meu amigo Luiz Henrique Santana, diretor comercial, fez essas fotos. O GEO disputa a Série A-2 do Campeonato Paulista. Venceu o São Caetano na última rodada, fora de casa, e joga neste domingo contra o Grêmio Barueri, em Osasco. As fotos não ficaram muito boas, já que o modelo e o fotógrafo não são do ramo...mas o GEO é um time muito bom.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O TUPÃ F.C. estreia neste sábado

, O TUPÃ F.C. estreia neste sábadoàs 19 hs., no Campeonato Paulista-Série A-3, no Estádio "Alonso Carvalho Braga" (Foto), contra o São Carlos. O clube manteve o treinador Tupãzinho e a base do time que subiu no ano passado. A grande torcida tupãense promete lotar o "Alonsão" (foto). O estádio foi totalmente reformado. Com capacidade para 15.000 pessoas, localizado no centro da cidade é uma das praças de esportes mais bonitas da Alta Paulista. O nome do estádio é homenagem ao ilustre cidadão tupãense, que foi pai da atriz Sônia Braga. Moacyr Custodio

A S.E.MATONENSE estreia no Campeonato Paulista

A S.E.MATONENSE estreia no Campeonato Paulista da Série A-3, domingo, 10 hs., contra o Juventus, no Estádio "Dr.Hudson Buck Ferreira". O clube foi campeão da Segunda Divisão no ano passado e retorna à Série A-3 depois de sete anos. A Matonense já disputou a Série A-1 durante seis anos consecutivos (1998 - 1999 - 2.000 - 2001 - 2002). Foram anunciados vários reforços e o técnico Luiz Carlos Ferreira continua no comando do time. A Matonense também tem uma grande torcida, que costuma lotar o Estádio "Dr.Hudson Buck Ferreira" (foto), que tem capacidade para 15.000 pessoas. O estádio está localizado na av. XV de Novembro, a dois quarteirões da Praça da Matriz. O nome homenageia um médico, ex-vereador e presidente da Câmara Municipal da cidade. Moacyr Custodio

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

PALHAÇADA NA ALTA PAULISTA

O Lucélia F.C. (foto) foi proclamado campeão da Copa Amnap-2013 no Estádio Municipal "Breno Ribeiro do Val", em Osvaldo Cruz. Só que não houve jogo: o adversário RINÓPOLIS F.C., como sua diretoria já havia informado, não compareceu devido a decisão arbitrária de que o jogo seria realizado com portões fechados aos torcedores. Assim, a palhaçada foi concretizada pelos dirigentes da Liga Desportiva Regional da Alta Paulista em uma competição que teve problemas de organização do começo ao fim. A Copa Amnap, que leva o nome da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista, não deverá ser mais organizada. Pelo menos com essa turma que comanda a Liga. O Rinópolis F.C (foto 2)., dirigido pelos meus amigos Plínio Telline e Leandro Bucheirinhio, com o apoio da vice-prefeita Grazi Tomé e do prefeito Valentim Trevisan, é o campeão de fato e moral da competição.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

CONTRATAÇÃO DE LEANDRO DAMIÃO É UM NEGÓCIO DE ALTO RISCO PARA O SANTOS F.C.

MATÉRIA MOACYR CUSTÓDIO SOBRE LEANDRO DAMIÃO/SANTOS FUTEBOL CLUBE
O atacante LEANDRO DAMIÃO foi apresentado oficialmente hoje como jogador do SANTOS F.C. em evento realizado no Centro Histórico de Santos, que contou com passeio de bonde, show de punk e coisa e tal. Leandro Damião da Silva dos Santos, 24 anos, é natural de Jardim Alegre-PR, e começou a jogar futebol em times amadores da Capital Paulista. Como profissional, jogou no Atlético Ibirama e Marcílio Dias, ambos de Santa Catarina. Estava no Internacional de Porto Alegre desde 2010, tendo jogado 190 partidas e feito 90 gols. Na Seleção Brasileira jogou 17 partidas e fez três gols. O Santos pagou R$ 41,6 milhões pelo jogador, maior transação entre clubes do futebol brasileiro em todos os tempos. O dinheiro foi emprestado pela empresa DOYEN SPORTS, que tem como um dos dirigentes Renato Duprat, que comandava a falida Unicor, patrocinadora do Santos em 1995. Independente das qualidades do atleta (na minha opinião o seu futebol não vale tanto dinheiro), o SANTOS F.C. fez um péssimo negócio, que é, na verdade, um tipo de agiotagem que pode comprometer as finanças do clube de forma drástica. Se não, vejamos: não há parceria neste negócio, mas sim empréstimo da Doyen ao Santos. O clube tem prazo de 5 anos para devolver integralmente os 41 milhões, com juros que podem chegar a 20%. Se não conseguir, a dívida continuará sendo corrigida. A aposta do clube, feita quase que no escuro, é a valorização do jogador e uma futura venda ao Exterior. Mas, como diz a música "Couro de Boi", de Teddy Vieira e Diogo Mulero, "pode ser que aconteça de nóis não se combinar....." e PRONTO: o clube poderá ser acionado na Justiça e ficar com a metade do couro para cobrir a sua história gloriosa. É claro que espero que aconteça o melhor: que o jogador se destaque, o clube tenha muitas conquistas com ele e que seja vendido pelo dobro do valor. Mas o risco é muito grande, um tiro no escuro.