quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
E D I T O R I A L.
O mundo não acabou. Mas está acabando a paciência
Já que o mundo não acabou no dia 21 de dezembro e a gente tem que continuar trabalhando, lutando, sonhando e tentando realizar coisas importantes e que sejam úteis para a Sociedade, que tal começarmos agora a construção de um novo mundo?
O mundo que não acabou, bem que poderia ter acabado. A gente passou o ano inteiro, vivendo os dias que nos restavam, vendo e ouvindo notícias ruins: tragédia, violência, intolerância, ignorância, prepotência, mediocridade, falsidade, demagogia, mentira, enganação...tudo isso fez parte do nosso dia a dia no ano em que o mundo ia acabar.
Tudo bem! O mundo ia acabar mesmo..tanto fazia ver o não políticos mentindo como sempre nas campanhas eleitorais, ver bandidos conhecidos se unindo a bandidos novos na política, ver o Congresso aprofundando-se cada vez mais na sujeira, ver os tribunais fazendo encenando a aplicação da Justiça, ver as falácias, utopias e programas natimortos anunciados como a redenção de uma pátria bem resolvida. A mesma cara de mentira de sempre, mas agora robustecida pela propaganda governamental milionária que o dinheiro do povo paga para que este mesmo povo seja convencido de que está tudo bem.
Mas tudo bem! O mundo ia acabar mesmo..não importa se o mar de lama comandado pelo pelos chefes da Nação entram todos os dias nas sessões do tribunal para o foco dos refletores, ilustrado pelas palavras rigorosas e espetaculosas do relator, do redator, do delator e do defensor? O mundo vai acabar mesmo...para todos...homens de preto, de vermelho, de gravata, e mulheres de saia colorida que comandam sujeira com a irmandade instalada pelo chefe de todos eles!. Não importa....o mundo ia acabar...
Mas o mundo não acabou! Mas está acabando a paciência ao ver o povo do mundo, do Brasil principalmente, sendo transformado em massa de manobra e considerado como idiota, imbecil e otário.
Então, viva momentos de paz no Natal, reforce suas energias e se prepare para voltar com novos pensamentos e bons propósitos em 2013. Procure tornar o ano novo, como um novo ano com mudanças de atitudes, de decisões, de luta na frente da batalha para derrubar os inimigos. Se não, o mundo acaba mesmo!
Moacyr Custódio
Série A-3 é o limite ente o Céu e o inferno
Série A-3 é o limite ente o Céu e o inferno
O Campeonato Paulista da Série A-3, que começa no dia 26 de janeiro, é a competição do futebol de São Paulo mais apaixonante e emblemática. Os vinte clubes que a disputam o fazem sob fortes emoções: os quatro primeiros colocados alcançam o caminho do Céu, subindo para a Série A-2; já os quatro rebaixados vão para a Segunda Divisão, que já foi Série B, mas na verdade é a quarta divisão, a mais difícil do futebol paulista, pois é lá que desembocam todos os clubes que vão caindo de divisões. São mais de 40 times tentando retornar ao caminho do Céu...
Em 2013, estão lá times que já brilharam na divisão de elite: Internacional de Limeira, que já foi campeão paulista na A-1; América de São José do Rio Preto, Francana, São Bento de Sorocaba, Taubaté, Marília A.C., União São João, Guaçuano (Mogi Guaçu) e Independente (Limeira).
O campeonato terá também os quatro que saíram do inferno este ano. Um deles é o Novorizontino, que já foi vice-campeão da Elite, esteve morto por muito tempo e ressuscitou a caminho do Céu. Os outros são o Joseense (São José dos Campos), São Vicente e Votuporanguense, este também que já esteve morto, alugado para outra cidade, mas que retornou com a força de sua tradição, sendo campeão da Divisão do Inferno.
Outros clubes tradicionais completam a A-3: Flamengo de Guarulhos, que um dia já foi campeão amador do Estado; Barretos, o touro forte; Batatais, o fantasma que sempre assusta; Rio Preto, Sertãozinho e Itapirense. Tem também o Palmeiras B, mas este é apenas um laboratório do time principal que nunca chegará ao Céu, pois o regulamento não deixa. Aliás, pergunto eu: e se o Palmeiras principal cair para a A-2 e o Palmeiras B subir? Qual deles será extinto?
Moacyr Custódio
Série A-2 conta com clubes que fizeram a história do Futebol Paulista
Série A-2 conta com clubes que fizeram a história do Futebol Paulista
O Campeonato Paulista da Série A-2, competição da qual o União já fez parte, reúne grandes histórias do Futebol Paulista. Clubes tradicionais, com presenças marcantes e por muito tempo na divisão de elite, disputam o campeonato, que começa no dia 23 de janeiro.
A Portuguesa de Desportos, que parece que gosta desta competição, volta a disputar pela segunda vez, já que foi rebaixada da A-1 em 2006 e 2011. O campeonato também tem clubes que caíram e nunca mais conseguiram retornar à elite. E em 2013 terá um clube com marca milionária que patrocina até a Fórmula 1: Red Bull, que não tem história, estádio ou torcida no futebol de São Paulo, mas investe visando negócios. Tem sede em Campinas. Do mesmo tipo é o Audax, que é outro time de negócios, com sede em São Paulo.
Tirando essas coisas nada românticas, a A-2 tem clubes tradicionais como Velo Clube Rioclarense (Rio Claro), com mais de 102 anos de história, Ferroviária de Araraquara, Comercial de Ribeirão Preto, Noroeste de Bauru, Juventus da Capital, Rio Claro F.C., E.C.São José (São José dos Campos), Capivariano (Capivari), Santacruzense (Santa Cruz do Rio Pardo), Monte Azul, Catanduvense, Rio Branco (Americana) e Santo André. Completam o campeonato times empresariais recentes: Grêmio Osasco, Guaratinguetá (que já foi Americana) e São Carlos, que não é a antiga Sãocarlense.
Moacyr Custódio
Penapolense é a novidade no Paulistão 2013
Com 68 anos de fundação, o C.A.Penapolense, da cidade de Penápolis, que tem 59 mil habitantes e está localizada na região Noroeste do Estado, a 490 km da Capital, vai disputar pela primeira vez o Campeonato Paulista da Série A-1, que terá início no dia 19 de janeiro. O time, que tem uma grande e fanática torcida, foi campeão da Série A-2 este ano e estreia contra o Ituano.
Além do Penapolense, o Paulistão terá outras novidades. O União Barbarense, de Santa Bárbara D’Oeste, volta à elite depois de muitos anos. Outros que também retornam são o Atlético Sorocaba e o São Bernardo.
O Campeonato Paulista da Série A-1 é considerado o maior campeonato de futebol regional do mundo, pois reúne grandes clubes campeões brasileiros e mundiais em um campeonato estadual.
São vinte clubes. O Santos, atual tricampeão (2010-2011-2012) é bi-campeão mundial e oito vezes campeão brasileiro; o São Paulo, tri-campeão mundial e hexa brasileiro; o Palmeiras, nove vezes campeão brasileiro; e o Corínthians, atual campeão mundial e cinco vezes campeão brasileiro.
Além desses, tem o Guarani, que também já foi campeão brasileiro; o Bragantino, que já foi vice-campeão brasileiro; e o São Caetano, que já foi vice-brasileiro e vice da Libertadores.
O campeonato tem também Ponte Preta (Campinas), Botafogo (Ribeirão Preto), Linense (Lins), XV de Piracicaba, Ituano, Mirassol, Mogi Mirim, Oeste (Itápolis) e Paulista (Jundiai).
Moacyr Custódio
Assinar:
Postagens (Atom)