sexta-feira, 27 de julho de 2012

Campanha eleitoral na Capital está sendo feita no corpo-a-corpo

Faltando pouco mais de dois meses para as eleições municipais, que serão realizadas no dia 7 de outubro, a campanha política na Capital está muito diferente do que vinha ocorrendo nas últimas eleições. Com uma série de restrições impostas pela lei eleitoral e pela lei Cidade Limpa da Prefeitura, a campanha ainda não chegou às ruas. Em outros tempos, por esta época, já se via em toda a cidade outdoor, plaquetas e bandeirolas nos postes, muros e paredes pintados com nomes e símbolos e cartazes colocados em todos os cantos. Tudo isso está proibido. A distribuição de santinhos e os carros de som, na forma que a lei permite, ainda não começaram, já que mesmo isso tem restrições e procedimentos diferentes de eleições passadas. Assim, os candidatos estão em campanha no chamado corpo-a-corpo. Estão visitando os bairros, fazendo caminhadas pelas ruas, reunindo-se com lideranças comunitárias e dando entrevistas para rádios e televisões, aproveitando o período que isso é permitido, com as emissoras fazendo um esforço de reportagem para colocar no ar todos os candidatos com o mesmo tempo. Esta é a fase jornalística da campanha, já que, com o início do horário político gratuito, no dia 21 de agosto, essas entrevistas também estão proibidas nos estúdios, apenas nas ruas durante a campanha e com a citação de todos os candidatos. É uma imposição ditatorial, censura disfarçada, aos meios de comunicação. A Capital tem 12 candidatos a prefeito que, ao contrário do que a Legislação Eleitoral impõem aos meios de comunicação, terão tempos diferentes na propaganda gratuita: maiores partidos com muito tempo, outros com pouco e a maioria com quase nada. O primeiro debate entre os candidatos a prefeito de São Paulo está marcado para o dia 2 de agosto, na TV Bandeirantes-São Paulo. OS CANDIDATOS Os 12 candidatos a prefeito da Capital são: Anaí Caproni Pinto (PCO), 45 anos, funcionária dos Correios, casada com o presidente do partido Rui da Costa Pimenta, foi candidata ao Governo do Estado em 2010. Ana Luíza Figueiredo (PSTU), 53 anos, fundadora e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal do Estado. Foi candidata ao Senado em 2010 e obteve 110 mil votos. Gabriel Chalita (PMDB), deputado federal, 43 anos, escritor e doutor em Direito. Foi vereador em Cachoeira Paulista, município do Vale do Paraíba, vereador em São Paulo e secretário estadual da Juventude, Esporte e Lazer. José Maria Eymael (PSDC), deputado federal, 72 anos, graduado em Filosofia e Direito. Candidato a prefeito de São Paulo pela terceira vez. Foi também candidato à Presidência da República por três vezes. Carlos Giannazi (Psol), deputado estadual, 49 anos, doutor em História Econômica e diretor de escola pública. Vereador na Capital por dois mandatos. Fernando Haddad (PT), 49 anos, professor universitário, formado em Direito, mestre em Economia e doutor em Filosofia. Foi chefe de gabinete da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Paulo na gestão de Marta Suplicy e ministro da Educação nos governos Lula e Dilma. José Serra (PSDB), 70 anos, economista. Deputado federal constituinte (1986/90), foi secretário do Planejamento do Estado, senador, ministro do Planejamento, ministro da Saúde, governador do Estado, duas vezes candidato à Presidência (2002 e 2010). Levy Fidelix (PRTB), 60 anos, professor, sem formação universitária, foi apresentador e colunista. Foi candidato a Presidência, governador, prefeito. Disputa sua 12ª. eleição. Nunca foi eleito. Paulinho da Força (Paulo Pereira da Silva), deputado federal, 56 anos. Sindicalista. Disputou a eleição para prefeito em 2004 e ficou em 5º. lugar. Celso Russomanno (PRB), 55 anos, jornalista e advogado. Está no quarto mandato como deputado federal. Foi candidato ao Governo do Estado em 2010 pelo PP. Soninha Francine (PPS), 44 anos, jornalista, vereadora em São Paulo (2005-2008), foi subprefeita do bairro da Lapa. Foi candidata à prefeita em 2008. Segundo informações dos partidos ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), os candidatos estimam gasto na campanha de R$ 326,4 milhões. Os valores maiores são de José Serra (98 milhões), Fernando Haddad (90 milhões) e Chalita (70 milhões). A Capital tem 8,6 milhões de eleitores e o salário atual do prefeito é de R$ 24.117,02. MOACYR CUSTÓDIO

Tupã empata em Guariba e disputa liderança neste sábado em Mauá

O Tupã F.C. está fazendo boa campanha na segunda fase do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, que dá acesso à Série A-3 em 2013. Depois de vencer, no sábado (14), o Primavera de Indaiatuba, por 1 a 0, em Tupã, o tricolor tupãense foi até Guariba, na região de Araraquara, na quarta-feira (18), e conseguiu um empate (1 a 1). Com esses resultados, o Tupã ocupa a segunda colocação no Grupo 11, com quatro pontos, atrás do Mauaense, que tem seis. O time completou quatro partidas sem derrotas, com uma reação espetacular na reta final da primeira fase, quando venceu Araçatuba e Tanabi, ambos por 2 a 0, o que lhe garantiu a classificação. O Tupã é dirigido pelo treinador Pedro Francisco Garcia, o Tupãzinho, ex-jogador do Corínthians, sendo chamado de “talismã da Fiel”, por ter decidido algumas partidas após entrar no segundo tempo. O tricolor pode alcançar a liderança nas próximas rodadas, já que tem duas partidas seguidas contra o líder do grupo: neste sábado (21), pega o Mauaense, em Mauá, às 10 hs., e sábado seguinte, dia 28, recebe o mesmo adversário em casa, às 18h30. No dia 1º./08 recebe o Guariba e no dia 5/08 visita o Primavera, em Indaiatuba. Nos outros grupos da competição os líderes são Guarujá, Olímpia, Novorizontino, Nacional e Joseense. Moacyr Custódio

A IMPORTÂNCIA DO VEREADOR

O voto que você dá para o candidato a vereador é tão ou mais importante do que o voto para o candidato a prefeito. Os vereadores de sua cidade têm as funções constitucionais, previstas na Lei Orgânica do Município, de fiscalizar as ações do Poder Executivo (prefeito, secretários, diretores de empresas municipais), além de aprovar ou rejeitar projetos do prefeito. O vereador tem também a função de, sob o olhar e o conhecimento que tem dos problemas da cidade, apresentar projetos de sua autoria que possam beneficiar a população. Assim, tudo o que acontece na cidade, em nível de ações e decisões públicas, passa pelos vereadores. Os prefeitos que roubam o dinheiro público e cometem desmandos administrativos irreparáveis para a população, como vem ocorrendo em quase todo o Brasil ultimamente, só o fazem porque teve a aprovação e, em muitos casos, a participação ativa dos vereadores ou de grupos que formam maioria na Câmara e assinam ações para o bem ou para o mal. Os impostos e taxas altíssimos, abusivos e incompatíveis com os bolsos dos moradores cobrados pela Prefeitura só são praticados com a aprovação dos vereadores. Assim como os gastos da arrecadação proveniente desses impostos. Portanto, o vereador que você ajudar a eleger com o seu voto pode trabalhar contra ou a favor, ajudar o desenvolvimento de sua cidade ou jogá-la na vala comum da corrupção e da ladroeira que vem maltratando e envergonhando as populações pelo Brasil afora. Analisar bem a capacidade e a idoneidade do candidato a vereador em quem vai votar é a sua mais importante missão nas eleições que acontecem no dia 7 de outubro. É a única oportunidade real que tem para decidir sobre o futuro de seu município. Avalie o que fizeram os vereadores de sua cidade, quais foram os bons resultados que seu mandato trouxe para a população, em que tipo de ação política esteve metido, sua atuação ou omissão. Preste atenção em eternos nomes, muitos conhecidos, que já deram o que tinham que dar e que não foi lá grande coisa. Pense, sobretudo, em renovação, já que, cá entre nós, os trabalhos não andam nada bons lá pelos gabinetes da Câmara. Quem sabe mudando os nomes, não mudamos também o jeito de fazer política em nossa cidade?. Política para o bem, de preferência. Moacyr Custódio

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Valentim Trevisan é candidato à reeleição em Rinópolis

Depois de passar praticamente todo o mandato afirmando que não seria candidato à reeleição, o prefeito de Rinópolis, Valentim Trevisan (PSDB), decidiu se candidatar a mais quatro anos como chefe do Executivo Rinopolense. A candidatura de Valentim à reeleição teve como principal motivo a morte do ex-prefeito Toninho Reis, ocorrida no dia 11 de maio último. A morte de Toninho, que era do mesmo partido de Valentim e favorito disparado nas pesquisas para prefeito, acabou deixando o PSDB sem um candidato com potencial para ganhar a eleição. O candidato a vice de Valentim Trevisan é o vereador Daniel Ferreira da Costa (DEM), mas seu nome ainda corre risco de impugnação pela Justiça Eleitoral, devido a irregularidades na prestação de contas das eleições de 2008. Luizinho Fortunato (PSB), atual presidente da Câmara, apoia Valentim e pode ser opção caso se confirme o impedimento de Daniel. Assim, a campanha eleitoral em Rinópolis terá uma disputa inusitada: prefeito e vice serão adversários. Isso porque, o vice-prefeito José Ferreira de Oliveira Neto (PV), cuja candidatura já vinha sendo anunciada desde o início de 2011, é candidato por uma ampla coligação que tem, além do PV, o PMDB, o PDT, o PSD e o PT. O vice de Neto é outra situação inusitada até pouco tempo: o vereador Airton Picolo (PMDB), ex-presidente da Câmara, manteve uma postura crítica à administração Valentim/Neto durante praticamente todo o mandato e não tinha nenhuma relação política com Neto até alguns meses atrás. Um outro grupo político de Rinópolis, que tem a liderança de Claudete Druzian e do vereador e ex-prefeito Pinheiro Neto, apoia a chapa Neto/Airton Picolo, o que é mais uma das grandes surpresas que a política proporciona. Moacyr Custódio

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Tupã F.C. classifica-se para a segunda fase do Paulista da Segunda Divisão

Das três equipes da região que iniciaram a disputa do Campeonato Paulista da Segunda Divisão, apenas o Tupã F.C. conseguiu se classificar para a segunda fase da competição. O time da cidade vizinha ficou em terceiro lugar no Grupo 1, onde estavam também o Grêmio Prudente e a AE Araçatuba, que não passaram de fase. O Tupã alcançou a classificação com a vitória sobre o Tanabi, por 2 a 0, no último domingo (8), no Estádio Alonso Carvalho Braga, em Tupã, e foi beneficiado pela derrota do Grêmio Prudente para o Fernandópolis, por 3 a 0. Além do Tupã, classificaram no Grupo 1 o Votuporanguense, que fez a melhor campanha desta fase, alcançando com 30 pontos em 10 jogos, e o Fernandópolis. Os 24 clubes classificados para a segunda fase, que começa neste sábado (14), são Votuporanguense, Fernandópolis, Tupã, Olímpia, Novorizontino, Jpsé Bonifácio, Jaboticabal, Américo (Américo Brasiliense), Guariba, Pirassununguense, Primavera (Indaiatuba), Desportivo Brasil (Porto Feliz), Sumaré, Cotia, Nacional (Capital), Barueri, Osasco, Joseense (São José dos Campos), Mantiqueira (Guaratinguetá), Atlético Mogi (Mogi das Cruzes), Jabaquara (Santos), Guarujá, Mauaense e São Vicente. A segunda fase será disputada por 24 clubes divididos em seis grupos de quatro cada. Os jogos serão, em dois turnos, entre os clubes de cada grupo. Classificam-se para a terceira fase os dois primeiros colocados mais os quatro melhores terceiros colocados. No grupo do Tupã estão Primavera, Guariba e Mauaense. O time tupãense estreia na segunda fase neste sábado, às 15 hs, em casa, contra o Primavera, e na quarta-feira vai a Guariba. O Campeonato Paulista da Segunda Divisão, que em 2013 deverá ter a participação do Osvaldo Cruz F.C., classifica quatro equipes para a Série A-3. Moacyr Custódio

Osvaldo Cruz goleia Penapolense e faz a melhor campanha do Paulista Sub-20

O Osvaldo Cruz F.C., categoria Sub-20, goleou o C.A.Penapolense, por 4 a 1, no sábado (30), no Estádio “Breno Ribeiro do Val”, em partida válida pela 6ª. rodada do Campeonato Paulista da Primeira Divisão. Com este resultado, o Azulãozinho alcançou a quinta vitória consecutiva, com 15 pontos conquistados (100% de aproveitamento) e é a melhor equipe entre as 42 que disputam o campeonato. O time de Osvaldo Cruz é o primeiro colocado do Grupo 1, que tem Rio Preto em segundo com 10 pontos, Mirassol em terceiro com 6, Marília com 6, Penapolense com 5, Linense com 3 e América com 2. Classificam-se quatro equipes para a segunda fase. Pelo regulamento do Campeonato e pelas classificações dos demais grupos, os adversários do Azulãozinho, hoje, seriam Santos (2º. do grupo 6), Osasco (3º. do 4) e Comercial de Ribeirão Preto (4º. do 2). O Azulãozinho, que é dirigido pelo técnico Buião, estreou na segunda rodada do campeonato, no dia 2 de junho, vencendo o América, em Rio Preto, por 2 a 1. Em seguida, venceu o Marília (2 a 0) e o Rio Preto (2 a 1), ambos no “Breno Ribeiro do Val”, venceu o Mirassol fora de casa por 2 a 1 e o Penapolense por 4 a 1 em Osvaldo Cruz. O jogo contra o time de Penápolis foi tranquilo. Rodolfo marcou dois gols e Eduardo e Ricardo um cada. O time jogou com Ariel, Lucas Silva, Carlos Henrique, Ricardo e Edson; Tiago (Tairone), Lucas Ferreira e Eduardo; Ricardo Lisboa, Rodolfo (Gil Vicente) e Vicente (Guilherme). O campeonato entra agora em recesso por quatro semanas devido as disputas dos Jogos Regionais do Interior. A 8ª. rodada será disputada no dia 28, quando Osvaldo Cruz enfrenta o Linense, fora de casa. Moacyr Custódio

quarta-feira, 4 de julho de 2012

A IMPORTÂNCIA DO VEREADOR

O voto que você dá para o candidato a vereador é tão ou mais importante do que o voto para o candidato a prefeito. Os vereadores de sua cidade têm as funções constitucionais, previstas na Lei Orgânica do Município, de fiscalizar as ações do Poder Executivo (prefeito, secretários, diretores de empresas municipais), além de aprovar ou rejeitar projetos do prefeito. O vereador tem também a função de, sob o olhar e o conhecimento que tem dos problemas da cidade, apresentar projetos de sua autoria que possam beneficiar a população. Assim, tudo o que acontece na cidade, em nível de ações e decisões públicas, passa pelos vereadores. Os prefeitos que roubam o dinheiro público e cometem desmandos administrativos irreparáveis para a população, como vem ocorrendo em quase todo o Brasil ultimamente, só o fazem porque teve a aprovação e, em muitos casos, a participação ativa dos vereadores ou de grupos que formam maioria na Câmara e assinam ações para o bem ou para o mal. Os impostos e taxas altíssimos, abusivos e incompatíveis com os bolsos dos moradores cobrados pela Prefeitura só são praticados com a aprovação dos vereadores. Assim como os gastos da arrecadação proveniente desses impostos. Portanto, o vereador que você ajudar a eleger com o seu voto pode trabalhar contra ou a favor, ajudar o desenvolvimento de sua cidade ou jogá-la na vala comum da corrupção e da ladroeira que vem maltratando e envergonhando as populações pelo Brasil afora. Analisar bem a capacidade e a idoneidade do candidato a vereador em quem vai votar é a sua mais importante missão nas eleições que acontecem no dia 7 de outubro. É a única oportunidade real que tem para decidir sobre o futuro de seu município. Avalie o que fizeram os vereadores de sua cidade, quais foram os bons resultados que seu mandato trouxe para a população, em que tipo de ação política esteve metido, sua atuação ou omissão. Preste atenção em eternos nomes, muitos conhecidos, que já deram o que tinham que dar e que não foi lá grande coisa. Pense, sobretudo, em renovação, já que, cá entre nós, os trabalhos não andam nada bons lá pelos gabinetes da Câmara. Quem sabe mudando os nomes, não mudamos também o jeito de fazer política em nossa cidade? Política para o bem, de preferência. Moacyr Custódio