segunda-feira, 29 de abril de 2013
União lança Projeto Centenário e recebe apoio da Prefeitura de Mogi
O União F.C. realizou na sexta-feira (26), no Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos”, solenidade para o lançamento do “Projeto Centenário”, intitulado “União na Mais Alta Divisão”, idealizado pelo presidente Senerito Souza em conjunto com o Departamento de Marketing, que tem Roberto Marciano como diretor. Autoridades municipais, conselheiros, empresários do comércio e indústria e torcedores estiveram presentes. O vereador Benedito Faustino Taubaté Guimarães, torcedor unionista fanático, representou seus colegas da Câmara Municipal.
Durante o evento foi oficializado também o apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes ao clube. O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) e o secretário de Esportes Nilo Guimarães estiveram presentes e elogiaram o trabalho desenvolvido pela nova Diretoria presidida pelo por Senerito Souza. “O
União é da cidade. O União é nosso. O União é de Mogi das Cruzes”, enfatizou o prefeito ao abrir a reunião. “Há muitos anos não vejo uma reunião tão importante para falar do União. O casamento está feito quando a gente encontra a seriedade. necessária”, disse o prefeito, referido-se a parceria que o União firmou com a empresa AMV Esportes, comandada pelos ex-jogadores Amaral, Nelsinho e Edu. Os três fazem parte da Diretoria Executiva do União e são responsáveis pelo futebol profissional. “O time da cidade é o União Futebol Clube. Hoje quero estabelecer um pacto para que possamos comemorar o acesso do União no final do ano”, acrescentou Marco Aurélio Bertaiolli.
Bertaiolli concluiu explicando como será o apoio da Prefeitura ao alvirrubro: “Vamos incentivar as empresas a comprar ingressos, a fazer publicidade no ‘Nogueirão’ e até a adotar um atleta do União”.
Nélson Luís Kerchner, o Nelsinho, ex-lateral esquerdo que jogou no São Paulo, Corínthians, Flamengo e Seleção Brasileira, está otimista em relação ao futuro do clube: “o objetivo é levar o
União à Série A-1 do Paulista e pelo menos à Série B do Brasileiro”, disse.
O presidente Senerito Souza, que assumiu em setembro do ano passado e vem trabalhando intensamente para recuperar a imagem e a credibilidade do União, também falou sobre este novo momento do “Serpente do Tietê”: “Um novo século está começando no União. É motivo de muito orgulho, mas de uma responsabilidade ainda maior. Temos que fazer um trabalho sério para subir à A-3”.
PROJETO CENTENÁRIO
O Projeto “União na Mais Alta Divisão”, apresentado por Roberto Marciano, cria um Organograma Setorial, com um Conselho de Notáveis e uma Ouvidoria; prevê o desenvolvimento de ações de Marketing para o Centenário, com peças publicitárias, novos uniformes e eventos institucionais; trabalho para transformar o clube em referência nas categorias de base e elevar o time profissional às primeiras divisões do Futebol Paulista e do Campeonato Brasileiro; composição de uma diretoria executiva,
criação do site oficial e lançamento do Programa Sócio-torcedor.
O projeto prevê ainda uma maior aproximação com as torcidas uniformizadas visando aumentar o número de torcedores nos jogos e bater o recorde de público no Estádio Municipal“Francisco Ribeiro Nogueira” (O maior público do “Nogueirão” foi em um jogo do Corínthians contra o Juventude, em setembro de 1995, com 10.360 pagantes), entre outras promoções.
No final da solenidade, o prefeito Marco Aurélio Bertaiolli recebeu do presidente Senerito Souza uma camisa oficial do centenário.
O União inicia sua participação no Campeonato Paulista da Segunda Divisão neste sábado (27), às 15 hs., em Jacareí, contra o Jacareí A.C., pelo Grupo 7, onde estão também o Atlético Mogi das Cruzes, Ecus e União Suzano. Três clubes em cada grupo classificam-se para a próxima fase da competição, que reúne 45 equipes de todas as regiões do Estado.
Moacyr Custódio
terça-feira, 23 de abril de 2013
Azulão inicia caminho de volta à Primeira Divisão do Futebol Paulista
O Osvaldo Cruz F.C. entra em campo no Estádio “Breno Ribeiro do Val”, na próxima sexta-feira (3/05), às 20 hs., para jogar contra o Tupã F.C., disposto a reiniciar o caminho de volta às divisões maiores do Futebol Paulista. No ano passado, depois de permanecer por muitos anos na Série A-3 e alcançar dois acessos a Série A-2, o time acabou caindo para a Segunda Divisão, terminando o campeonato na penúltima colocação, com 14 pontos em 19 jogos (quatro vitórias, dois empates, 13 derrotas, 16 gols marcados contra 41 sofridos, saldo negativo de 25).
Agora, em 2013, com nova diretoria comandada pelo presidente Walter Zaparolli e um clima aparentemente bem mais tranquilo do que a tumultuada temporada de 2012, o clube acertou parcerias e patrocínios que demonstram maior solidez e vem se preparando bem para a difícil competição, que é disputada por 45 equipes em cinco fases.
Segundo o treinador Carlos Spinoza o elenco deverá contar com 28 atletas. Desses, 26 já estão treinando e sendo observados para a formação do time titular ideal. A média de idade é jovem, já que o regulamento exige atletas de até 23 anos, podendo atuar em cada jogo apenas três acima desta idade. Um desses deverá ser o volante Adão, 26 anos, que veio do Comercial de Ribeirão Preto. Os outros destaques do time são Leandro Queixada, também volante, o zagueiro Miranda, o lateral esquerdo Douglas e o atacante Zé Luís.
Beneficiado pelo remanejamento de grupos que a Federação Paulista de Futebol (FPF) fez para readequar a regionalização e incluir novos participantes, o Osvaldo Cruz acabou ficando em um dos três grupos com cinco equipes (os outros grupos têm seis). Como classificam-se três de cada grupo, a missão do Azulão acabou ficando mais fácil. Em seu grupo, o de número 2, estão Tupã F.C., C.A.Assisense, G.D.Prudente e Presidente Prudente F.C.
SOBE E DESCE
Com apenas nove anos nesta nova fase, o Azulão vive uma trajetória de conquistas e insucessos, mas que no balanço geral pode ser considerada positiva. Fundado em 17 de fevereiro de 2004, o Osvaldo Cruz F.C. promoveu a volta do futebol profissional na cidade, sucedendo a Associação e a Esportiva, equipes que marcaram boa presença nas décadas dos anos 60, 70 e 80, tendo chegado à Divisão Intermediária da FPF, apenas um degrau atrás da então Divisão Especial, hoje A-1.
Com o trabalho abnegado e competente do presidente Luizinho Gumiero e sua equipe e o apoio de empresas da cidade, o time elevou Osvaldo Cruz ao topo do futebol paulista.
O novo Azulão estreou no dia 18/04/2004, contra o Prudentino, em Prudente, com vitória por 2 a 1, na então Série B1-B (5ª. divisão). Não conseguiu subir, mas uma mudança feita pela FPF, unificando as séries B1-B e B1-A colocou o time na 4ª. divisão, em 2005, quando fez ótima campanha e terminou como vice-campeão, atrás apenas do São Carlos, conseguindo o acesso para a A-3.
Na A-3, em 2006, com status de Primeira Divisão, o Azulão deu mais um salto: subiu para a A-2 ao lado de XV de Jaú, São José e Botafogo, causando surpresa no futebol paulista: um desconhecido entre os grandes colocava a cidade de Osvaldo Cruz no mapa do futebol.
Na A-2 de 2007, o time não foi bem: ficou em 19º. lugar, com quatro vitórias, cinco empates e dez derrotas, 20 gols marcados, contra 33 sofridos, retornando a A-3.
Em 2008, o Azulão fez excelente campanha e por pouco não subiu novamente: ficou em 12º. lugar, com 25 pontos, dois a menos que o 8º. colocado, destacando-se neste ano duas espetaculares vitórias fora de casa: 3 a 2 no Linense e 4 a 0 no Taubaté.
Em 2009, o time subiu novamente para a Série A-2. Depois de ficar em 8º. lugar na primeira fase, foi para a segunda fase e obteve boas vitórias em seu grupo contra Francana (2 a 0 e 1 a 0), Itapiresne (3 a 1) e o Votoraty (1 a 0). Ficou em 2º. lugar, com 10 pontos, e só não decidiu o título pelo critério de saldo de gols. Subiu junto com Votoraty, Grêmio Osasco e Pão de Açúcar (hoje Audax).
Em 2010, pela segunda vez na Série A-2, ao lado de clubes oriundos da divisão de elite, como União São João, Guarani de Campinas, União Barbarense e Atlético Sorocaba, o Azulão fez boa campanha, mas não conseguiu se manter: em 17º. lugar com 17 pontos (5 vitórias, 2 empates, 12 derrotas), ficou a quatro pontos do Rio Preto, o último fora da zona do rebaixamento.
Novamente na A-3 em 2011, que foi disputada em dois grupos regionalizados, o Azulão ficou em 6º. lugar no grupo 1 (classificaram os quatro primeiros de cada grupo). Duas derrotas foram fundamentais para a desclassificação do time, que fez campanha razoável: 1 a 0 para o Lemense, lanterna durante todo o campeonato, e 1 a 0 para a Inter de Bebedouro, em casa). Houve também um empate, em casa, contra a Francana, depois de estar vencendo por 2 a 0. Mas foi garantida a permanência na A-3, da qual o time se despediu no ano passado e agora tenta recomeçar. A história já provou que é possível e, com o apoio de sua torcida e a seriedade da nova Comissão Técnica, o Azulão poderá comemorar o seu 10º. aniversário, em 2014, de volta à Primeira Divisão.
Moacyr Custódio
CAMPEONATO PAULISTA DA SEGUNDA DIVISÃO
Começa neste sábado a maior e mais disputada competição do futebol profissional do Brasil
O Campeonato Paulista da Segunda Divisão começa neste sábado (27/04), movimentando todo o Estado de São Paulo com a maior, mais disputada e mais importante competição de futebol profissional do Brasil em divisão de acesso. Até o dia 27/10, serão 45 equipes de todas as regiões paulistas brigando para subir à Primeira Divisão, na Série A-3, e a partir daí fazer uma caminhada menos difícil, passando pela Série A-2, e, quem sabe, chegar à divisão de elite e disputar a A-1, onde estão os chamados “times grandes”. Como fez o C.A.Penapolense nos últimos anos, que venceu todas essas etapas e hoje está entre os oito melhores times do Futebol Paulista, disputando as quartas de final da divisão principal.
O caminho não é fácil: o campeonato é dividido em cinco fases e começa com oito grupos regionalizados, três grupos com cinco times e cinco com seis. Nesta primeira fase, classificam-se os três primeiros de cada grupo. Na segunda fase, que terá 24 times divididos em seis grupos de quatro, seguem os dois primeiros de cada grupo mais os quatro melhores terceiros colocados. A terceira fase terá 16 times – quatro grupos de quatro – classificando-se os dois primeiros de cada grupo.
A quarta fase é o foco principal de todos os 45 times: serão oito equipes divididas em dois grupos de quatro e os dois primeiros de cada grupo sobem para a Série A-3.
E os dois primeiros de cada grupo desta quarta fase, decidem na quinta fase, o título da competição e o vencedor terá o orgulho de escrever em se estádio e colocar em sua história a expressão: Campeão Paulista da Segunda Divisão-2013. Em todas as fases, a disputa é em dois turnos, um jogo em casa outro fora, o que dá a legitimidade que a Série A-1 não tem, já que na divisão de elite, por falta de datas, os jogos são em turno único. Ou seja: não há a chamada “revanche”, coisa normal e necessária até no futebol de várzea....
O campeonato tem o nome de Segunda Divisão, mas na verdade corresponde a quarta divisão do Futebol Paulista. Trata-se de uma estratégia de marketing da FPF com o objetivo de valorizar principalmente os atletas e atrair investidores e empresários do futebol. A maioria dos clubes continua na disputa graças aos investidores e muitos foram criados só com o objetivo de revelar jogadores. Assim, fica mais fácil negociar no Exterior um atleta da “Segunda Divisão Paulista” do que um da quarta divisão ou da antiga Série B, ou “bezinha”, como ainda chamam muitos comentaristas de rádio do Interior. Nesta linha, há um limite de idade: os atletas inscritos pelos clubes têm idade de no máximo 23 anos (nascidos em 1990), com exceção de três jogadores acima desta idade que poderão jogar em cada jogo.
Com a fase regionalizada nesta primeira fase, os torcedores poderão ver jogos interessantes em todas as regiões, clássicos tradicionais e até alguns jogos inusitados:
No Grupo 1, será revivido o clássico Araçatuba x Bandeirante de Birigui, cidades vizinhas e antigas rivais. Outro jogo com rivalidade local será Fernandópolis x Tanabi. Livre e desimpedida está a A.E.Ilha Solteira, que tem um pouco de história na competição e poderá meter o bico na vida dos vizinhos.
No Grupo 2, teremos Osvaldo Cruz x Tupã, que disputaram memoráveis partidas nos anos 1960 e 1970. Haverá também um clássico local: Grêmio Prudente x Presidente Prudente F.C.. O outro time do grupo é o Assisense.
No Grupo 3, continuará acontecendo o clássico Taquaritinga x Matonense, dois clubes que já estiveram na elite, que terão como adversários o novo Guariba e os antigos José Bonifácio e Olímpia.
No Grupo 4, o Pirassununguense , que tem 105 anos de existência, continua lutando para subir à divisão de elite, brigando com outros clubes tradicionais que já estiveram lá: XV de Jaú e Radium de Mococa. Completam o grupo o aguerrido Américo de Américo Brasiliense, o tradicional Palmeirinha de Porto Ferreira e o Paulistinha de São Carlos, que retorna ao futebol profissional. .
No Grupo 5, não há história: todos os seis times foram formados recentemente por empresários, são times de negócio: Taboão da Serra, Cotia, Desportivo Brasil, Elosport e Osasco.
No Grupo 6, o tradicional Nacional é o único representante da Capital e terá pela frente um antigo time varzeano - AD Guarulhos que já foi Vila das Palmeiras - o sempre presente Primavera de Indaiatuba, o sempre incerto e sem casa SEV Hortolândia, mais seus coirmãos de negócios Atibaia e Sumaré.
No Grupo 7, o União de Mogi das Cruzes, que comemora este ano o seu centenário, vai medir forças com outro time da cidade - o novato Atlético Mogi -, dois clubes da vizinha Suzano (Ecus e União Suzano), um antigo rival (Jacareí A.C.) e outro recém criado, o Manthiqueira de Guaratinguetá.
E no Grupo 8, haverá dois clássicos locais: um que tem muita história para contar – Portuguesa Santista x Jabaquara, ambos com presenças históricas na divisão principal, e outro que não tem nenhuma história: C.A.Diadema x E.C.Água Santa, também de Diadema, os dois recém criados profissionalmente. São Bernardo e Mauaense completam o grupo.
Moacyr Custódio
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
E D I T O R I A L.
O mundo não acabou. Mas está acabando a paciência
Já que o mundo não acabou no dia 21 de dezembro e a gente tem que continuar trabalhando, lutando, sonhando e tentando realizar coisas importantes e que sejam úteis para a Sociedade, que tal começarmos agora a construção de um novo mundo?
O mundo que não acabou, bem que poderia ter acabado. A gente passou o ano inteiro, vivendo os dias que nos restavam, vendo e ouvindo notícias ruins: tragédia, violência, intolerância, ignorância, prepotência, mediocridade, falsidade, demagogia, mentira, enganação...tudo isso fez parte do nosso dia a dia no ano em que o mundo ia acabar.
Tudo bem! O mundo ia acabar mesmo..tanto fazia ver o não políticos mentindo como sempre nas campanhas eleitorais, ver bandidos conhecidos se unindo a bandidos novos na política, ver o Congresso aprofundando-se cada vez mais na sujeira, ver os tribunais fazendo encenando a aplicação da Justiça, ver as falácias, utopias e programas natimortos anunciados como a redenção de uma pátria bem resolvida. A mesma cara de mentira de sempre, mas agora robustecida pela propaganda governamental milionária que o dinheiro do povo paga para que este mesmo povo seja convencido de que está tudo bem.
Mas tudo bem! O mundo ia acabar mesmo..não importa se o mar de lama comandado pelo pelos chefes da Nação entram todos os dias nas sessões do tribunal para o foco dos refletores, ilustrado pelas palavras rigorosas e espetaculosas do relator, do redator, do delator e do defensor? O mundo vai acabar mesmo...para todos...homens de preto, de vermelho, de gravata, e mulheres de saia colorida que comandam sujeira com a irmandade instalada pelo chefe de todos eles!. Não importa....o mundo ia acabar...
Mas o mundo não acabou! Mas está acabando a paciência ao ver o povo do mundo, do Brasil principalmente, sendo transformado em massa de manobra e considerado como idiota, imbecil e otário.
Então, viva momentos de paz no Natal, reforce suas energias e se prepare para voltar com novos pensamentos e bons propósitos em 2013. Procure tornar o ano novo, como um novo ano com mudanças de atitudes, de decisões, de luta na frente da batalha para derrubar os inimigos. Se não, o mundo acaba mesmo!
Moacyr Custódio
Série A-3 é o limite ente o Céu e o inferno
Série A-3 é o limite ente o Céu e o inferno
O Campeonato Paulista da Série A-3, que começa no dia 26 de janeiro, é a competição do futebol de São Paulo mais apaixonante e emblemática. Os vinte clubes que a disputam o fazem sob fortes emoções: os quatro primeiros colocados alcançam o caminho do Céu, subindo para a Série A-2; já os quatro rebaixados vão para a Segunda Divisão, que já foi Série B, mas na verdade é a quarta divisão, a mais difícil do futebol paulista, pois é lá que desembocam todos os clubes que vão caindo de divisões. São mais de 40 times tentando retornar ao caminho do Céu...
Em 2013, estão lá times que já brilharam na divisão de elite: Internacional de Limeira, que já foi campeão paulista na A-1; América de São José do Rio Preto, Francana, São Bento de Sorocaba, Taubaté, Marília A.C., União São João, Guaçuano (Mogi Guaçu) e Independente (Limeira).
O campeonato terá também os quatro que saíram do inferno este ano. Um deles é o Novorizontino, que já foi vice-campeão da Elite, esteve morto por muito tempo e ressuscitou a caminho do Céu. Os outros são o Joseense (São José dos Campos), São Vicente e Votuporanguense, este também que já esteve morto, alugado para outra cidade, mas que retornou com a força de sua tradição, sendo campeão da Divisão do Inferno.
Outros clubes tradicionais completam a A-3: Flamengo de Guarulhos, que um dia já foi campeão amador do Estado; Barretos, o touro forte; Batatais, o fantasma que sempre assusta; Rio Preto, Sertãozinho e Itapirense. Tem também o Palmeiras B, mas este é apenas um laboratório do time principal que nunca chegará ao Céu, pois o regulamento não deixa. Aliás, pergunto eu: e se o Palmeiras principal cair para a A-2 e o Palmeiras B subir? Qual deles será extinto?
Moacyr Custódio
Série A-2 conta com clubes que fizeram a história do Futebol Paulista
Série A-2 conta com clubes que fizeram a história do Futebol Paulista
O Campeonato Paulista da Série A-2, competição da qual o União já fez parte, reúne grandes histórias do Futebol Paulista. Clubes tradicionais, com presenças marcantes e por muito tempo na divisão de elite, disputam o campeonato, que começa no dia 23 de janeiro.
A Portuguesa de Desportos, que parece que gosta desta competição, volta a disputar pela segunda vez, já que foi rebaixada da A-1 em 2006 e 2011. O campeonato também tem clubes que caíram e nunca mais conseguiram retornar à elite. E em 2013 terá um clube com marca milionária que patrocina até a Fórmula 1: Red Bull, que não tem história, estádio ou torcida no futebol de São Paulo, mas investe visando negócios. Tem sede em Campinas. Do mesmo tipo é o Audax, que é outro time de negócios, com sede em São Paulo.
Tirando essas coisas nada românticas, a A-2 tem clubes tradicionais como Velo Clube Rioclarense (Rio Claro), com mais de 102 anos de história, Ferroviária de Araraquara, Comercial de Ribeirão Preto, Noroeste de Bauru, Juventus da Capital, Rio Claro F.C., E.C.São José (São José dos Campos), Capivariano (Capivari), Santacruzense (Santa Cruz do Rio Pardo), Monte Azul, Catanduvense, Rio Branco (Americana) e Santo André. Completam o campeonato times empresariais recentes: Grêmio Osasco, Guaratinguetá (que já foi Americana) e São Carlos, que não é a antiga Sãocarlense.
Moacyr Custódio
Penapolense é a novidade no Paulistão 2013
Com 68 anos de fundação, o C.A.Penapolense, da cidade de Penápolis, que tem 59 mil habitantes e está localizada na região Noroeste do Estado, a 490 km da Capital, vai disputar pela primeira vez o Campeonato Paulista da Série A-1, que terá início no dia 19 de janeiro. O time, que tem uma grande e fanática torcida, foi campeão da Série A-2 este ano e estreia contra o Ituano.
Além do Penapolense, o Paulistão terá outras novidades. O União Barbarense, de Santa Bárbara D’Oeste, volta à elite depois de muitos anos. Outros que também retornam são o Atlético Sorocaba e o São Bernardo.
O Campeonato Paulista da Série A-1 é considerado o maior campeonato de futebol regional do mundo, pois reúne grandes clubes campeões brasileiros e mundiais em um campeonato estadual.
São vinte clubes. O Santos, atual tricampeão (2010-2011-2012) é bi-campeão mundial e oito vezes campeão brasileiro; o São Paulo, tri-campeão mundial e hexa brasileiro; o Palmeiras, nove vezes campeão brasileiro; e o Corínthians, atual campeão mundial e cinco vezes campeão brasileiro.
Além desses, tem o Guarani, que também já foi campeão brasileiro; o Bragantino, que já foi vice-campeão brasileiro; e o São Caetano, que já foi vice-brasileiro e vice da Libertadores.
O campeonato tem também Ponte Preta (Campinas), Botafogo (Ribeirão Preto), Linense (Lins), XV de Piracicaba, Ituano, Mirassol, Mogi Mirim, Oeste (Itápolis) e Paulista (Jundiai).
Moacyr Custódio
Assinar:
Postagens (Atom)