sexta-feira, 18 de outubro de 2013
Estádio do Corinthians em Itaquera será inaugurado em janeiro
Está marcado para o dia 18 de janeiro do ano que vem a pré-inauguração do estádio que pertencerá ao S.C.Corinthians Paulista, que está sendo construído no bairro de Itaquera, Zona Leste da Capital Paulista. O estádio ainda não tem nome oficial: a Fifa chama de Arena São Paulo, os moradores da região chamam de “Itaquerão”,os conrintianos chamam de “Fielzão” e a diretoria do clube, entre eles o ex-presidente Andres Sanches, principal responsável por sua construção, já o denominam de “Arena Corinthians”.
Identificação a parte, o fato é que o novo estádio já é uma reralidade. Está com 90% de obras construídas, gramado pronto e em fase de acabamento. A conclusão está prevista para o dia 28 de dezembro.
O primeiro teste será feito, no dia 18 de janeiro, com um jogo entre crianças carentes da região com presença de público estimado em 4.000 pessoas. No dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo, haverá um jogo entre uma seleção de operários da Construtora Odebrecht, que está executando a obra e tem participação financeira no estádio, contra um time de sócios e funcionários do Corinthians. Para este evento está previsto um público de 14 mil pessoas.
O jogo oficial de inauguração será no início do mês de março entre o Corinthians e um time ainda não escolhido, havendo a possibilidade, já cogitada, de trazer a São Paulo o time inglês homônimo que deu origem ao nome do clube. Para este jogo serão vendidos ingressos para a capacidade total do novo estádio, que será de 48 mil pessoas.
O Itaquerão, ou seja lá o nome que tiver, será palco da abertura da Copa do Mundo-2014, que será disputada entre 12 de junho e 13 de julho. A Seleção Brasileira jogará contra uma seleção que será definida no sorteio das chaves que acontecerá em dezembro.
Para a Copa do Mundo serão instaladas arquibancadas provisórias que aumentarão a capacidade de público para 69 mil lugares, número exigido pela FIFA para os estádios da Copa. A instalação dessas arquibancadas será iniciada na próxima segunda-feira (21) e terá um custo de R$ 38,1 milhões. Sabe-se que a Ambev, empresa que controla as marcas de cerveja Antarctica e Brahma, entre outras, pagará parte do valor, o que já está gerando piadas maldosas de que o estádio poderá se chamar “parque Antarctica”, nome que identificou o estádio do Palmeiras até o final da década dos anos 1980.
Quanto ao custo total do estádio, está em torno de 1 bilhão de reais, com R$ 400 milhões assegurados pela Prefeitura de São Paulo, que também doou o terreno em 1985 e que já vinha sendo utilizado como centro de treinamento, e o restante através empréstimo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que ainda não foi liberado, com o aval do Governo Federal e do Governo do Estado, tendo como garantia a penhora do Parque São Jorge, sede do clube no bairro do Tatuapé, também na Zona Leste.
No entorno do estádio, o Governo do Estado está executando obras de remodelação do sistema viário, com construção de avenidas, viadutos e acessos, que já tem 60% de obras construídas e previsão de entrega para março do ano que vem.
Moacyr Custódio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário