quarta-feira, 17 de dezembro de 2014
TIÃO CARREIRO - 80 ANOS
O notável brasileiro José Dias Nunes, mais conhecido como TIÃO CARREIRO, se fosse vivo, teria completado no dia 13/12, 80 anos. Homem da roça, considerado como o maior violeiro do país, compositor e interprete da verdadeira música sertaneja, Tão Carreiro nasceu em Montes Claros-MG, morou em Paulópolis, Oriente, Flórida Paulista, Valparaíso e Araçatuba. cidades do Interior Paulista. Começou a carreira em Valparaiso com a Dupla Zezinho e Lenço Verde, depois formou a dupla Palmeirinha e Coqueirinho e depois Palmeirinha e Tietezinho. O primeiro disco foi gravado em 1956, já como Tião Carreiro (nome dado pelo compositor Teddy Vieira) com o parceiro Carreirinho. As primeiras músicas gravadas foram "Boiadeiro Punho de Aço" e "Cavaleiros de Bom Jesus", ambas de Teddy Vieira.
Tião Carreiro formou dupla ainda com Paraíso e Praiano, mas o seu grande parceiro foi PARDINHO, com quem gravou 41 LPs, além de outros 27 discos com outros parceiros. Compôs mais de 300 músicas, ao lado de Teddy Vieira, Lourival dos Santos, Dino Franco, Moacyr dos Santos, José Fortuna, Carreirinho, entre outros.
Foi casado com Nair e teve uma única filha, Alex Marli Dias, mãe de Renan, seu único neto.
Tão Carreiro faleceu em 15/10/1993, aos 59 anos, em São Paulo. Seu corpo está sepultado no Cemitério do bairro da Lapa, zona Oeste da Capital.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário