Foi realizada na noite de sábado (6), em Clementina, a 4ª. edição do Projeto Integração Cultural III, com participação de projetos culturais de dez cidade da região: Clementina, Alto Alegre, Birigui, Braúna, Buritama, Glicério, Herculândia, Luiziânia, Queiroz e Rinópolis.
A participação de Rinópolis ocorre desde o ano passado por iniciativa do vice-prefeito Neto, com coordenação do produtor cultural Laerte Sprocati, com apoio do prefeito Valentim Trevisan, da primeira dama Sílvia e da coordenadora Mayra, do Projeto “De Bem Com a Vida”.
Rinópolis se apresentou em Clementina com o Grupo da Melhor Idade do Projeto “De Bem Com a Vida”, em número de dança com coreografia de Mayra, com o Grupo de Dança “Five Angels Night” e com as cantoras Lariça Uchelli e Carla Cristina.
O Integração Cultural é promovido pela Associação Cultural de Birigui e já ocorreu em Rinópolis no ano passado. Em setembro deverá ser realizado novamente na cidade, como parte dos festejos de aniversário.
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
19ª. Festa do Peão de Rinópolis acontece de 8 a 11 de setembro
Está tudo pronto para um dos melhores rodeios da região: a 19ª. Festa do Peão Boiadeiro de Rinópolis-2011 acontece nos dias 8, 9, 10 e 11 de setembro, com grandes atrações. A promoção é da Comissão Organizadora Festa do Peão Rinópolis, com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal de Rinópolis
O rodeio acontece no Recinto Poli-esportivo (Clube do Laço), com estrutura da JC Rodeio e boiadas da Cia. JC/W Peres/Scatolin/Paulo Bocão/Cia. 8L, com a Equipe Robinho nos trabalhos de salva-vidas. Os locutores serão Kiko Pompéia e Pereirinha e o juiz será o Formiguinha.
No sábado e domingo haverá Montaria Mirim Formiguinha e Montaria em Burro Traia Cheia.
A Montaria em Touros terá premiação de R$ 7 mil para o 1º. lugar; R$ 3,5 mil para o 2º.; R$ 2 mil para o 3º.; R$ 1,5 mil para o 4º.; R$ 1 mil para o 5º.; e R$ 400 para cada participante entre o 6º. e 10º. lugares.
Os shows acontecem na quinta-feira, dia 8, com Jad e Jefferson; na sexta-feira, dia 9, se apresentam João Lucas e Walter Filho; e no sábado, dia 10, Jair Supercap Show. No domingo haverá grande espetáculo de queima de fogos. A entrada será franca nos dias 8 e 11.
M.C.
O rodeio acontece no Recinto Poli-esportivo (Clube do Laço), com estrutura da JC Rodeio e boiadas da Cia. JC/W Peres/Scatolin/Paulo Bocão/Cia. 8L, com a Equipe Robinho nos trabalhos de salva-vidas. Os locutores serão Kiko Pompéia e Pereirinha e o juiz será o Formiguinha.
No sábado e domingo haverá Montaria Mirim Formiguinha e Montaria em Burro Traia Cheia.
A Montaria em Touros terá premiação de R$ 7 mil para o 1º. lugar; R$ 3,5 mil para o 2º.; R$ 2 mil para o 3º.; R$ 1,5 mil para o 4º.; R$ 1 mil para o 5º.; e R$ 400 para cada participante entre o 6º. e 10º. lugares.
Os shows acontecem na quinta-feira, dia 8, com Jad e Jefferson; na sexta-feira, dia 9, se apresentam João Lucas e Walter Filho; e no sábado, dia 10, Jair Supercap Show. No domingo haverá grande espetáculo de queima de fogos. A entrada será franca nos dias 8 e 11.
M.C.
Programa “Escola da Família” comemora 8º. aniversário com festa na Praça da Matriz
O Programa “Escola da Família” das Escolas Estaduais “Dr.Ginez Carmona Martinez”, “Professora Seraphina Etelvina Pagliuso” e “Ary Fonseca” comemorou o 8º. aniversário de implantação em Rinópolis, com bonita e movimentada festa na Praça da Matriz, no sábado (6).
Foram instalados brinquedos para as crianças, pintura de unhas, maquiagem, desenho livre, orientação sobre saúde feita pelos Agentes Comunitários de Saúde, além de distribuição de algodão doce e apresentações de dança e música, com a participação do Projeto “Espaço Amigo”.
O prefeito Valentim Trevisan, o vice-prefeito Neto, a primeira dama Sílvia Trevisan, os vereadores Valdevino de Camargo e Edmilson Wolff Conti, o diretor de Educação Sílvio Morcelli e diretores e coordenadores das escolas compareceram ao evento, que teve como mestre de cerimônia o ator e produtor cultural Laerte Sprocrati.
Foram instalados brinquedos para as crianças, pintura de unhas, maquiagem, desenho livre, orientação sobre saúde feita pelos Agentes Comunitários de Saúde, além de distribuição de algodão doce e apresentações de dança e música, com a participação do Projeto “Espaço Amigo”.
O prefeito Valentim Trevisan, o vice-prefeito Neto, a primeira dama Sílvia Trevisan, os vereadores Valdevino de Camargo e Edmilson Wolff Conti, o diretor de Educação Sílvio Morcelli e diretores e coordenadores das escolas compareceram ao evento, que teve como mestre de cerimônia o ator e produtor cultural Laerte Sprocrati.
Escola “Professor José Walther Verzola” comemora 20 anos realizando sonhos
A Emeief (Escola Municipal de Ensino Infantil e Educação Fundamental) “Professor José Walter Verzola” completa neste mês de agosto 20 anos de instalação em Rinópolis. Para comemorar, a direção, professores e alunos estão organizando vários eventos.
Durante este mês alunos estão fazendo trabalhos de desenho em mural pintado no muro da escola sobre o tema “20 anos. Juntos Realizamos Sonhos”, slogan adotado para as comemorações.
Como forma de fortalecer a integração com a Comunidade, no dia 23 os alunos visitarão os bairros da cidade e no dia 24 a visita será no centro.
No dia 25, a avenida Rinópolis será interditada no trecho em frente a escola, para comemoração em conjunto com alunos das escolas estaduais “Professora “Seraphina Etelvina Pagliuso” e “Ary Fonseca”, em que haverá brinquedos, doces, pipoca entre outras atrações.
No dia 26, acontece comemoração interna na escola, dedicada aos alunos, que partirão bolo, cantarão parabéns à escola e ganharão brindes.
A escola
A Emeief “Professor José Walther Verzola” foi criada em Rinópolis em agosto de 1991, na gestão do prefeito Antonio Pinheiro Neto. Era uma pequena escola com o nome de Emei (Escola Municipal de Educação Infantil), que recebia 113 alunos de 4 a 6 anos em 5 classes, com 5 professores e 6 funcionários.
Em 09/07/1992, a escola recebeu o nome de Emei “Professor José Walther Verzola”, em homenagem a um educador do Município.
Em 25/03/2009, na gestão do atual prefeito Valentim Trevisan, com as transformações educacionais, recebeu o nome de Emeief, abrigando a partir daí o ensino fundamental.
Hoje, a escola tem 320 alunos de 4 a 6 anos em 17 classes de educação infantil (1º. e 2º. estágios) e quatro classes do 1º. ano do Ensino Fundamental.
São 17 professores e 16 funcionários. A diretora da escola é a professora Marjorie Domenich Barradas Alves e a coordenadora é a professora Sílvia Cristina Thomé Zanzarine.
O patrono
O professor José Walther Verzola nasceu em 04/07/1928, em São Carlos, formando-se professor no Instituto Educacional daquela cidade. Foi casado com Neide Geralda Firmiano Verzola e teve dois filhos: José Walther Verzola Júnior e Valderez Verzola. Dona Neide e os filhos residem em Marília.
Era formado em Desenho e Biologia. Lecionou no 3º. ano do antigo primário nas escolas “Professora Seraphina Etelvina Pagliuso” e “Dr. Ginez Carmona Martinez” as disciplinas de Artes Industriais, Desenho e Biologia.
Residiu em Rinópolis por 35 anos e faleceu em 06/04/1992, aos 63 anos de idade, sendo sepultado em São Carlos. A escola recebeu o seu nome através a Lei 1188/92 de 09/06/1992, na gestão do então prefeito Antonio Pinheiro Neto.
M.C.
784 veículos recebem a benção durante procissão da Festa de São Cristóvão em Rinópolis
A 40ª. Festa de São Cristóvão de Rinópolis, realizada nos dias 30 e 31 de julho, promovida pela Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, movimentou a Comunidade Católica Rinopolense e atraiu visitantes de cidades de toda a região.
No sábado, cerca de 2.000 pessoas compareceram ao Recinto de Rodeio, onde aconteceu a tradicional Quermesse e show da Banda “Metrópole” de Ribeirão Preto.
No domingo, houve missa solene na Igreja do Jardim São Paulo, celebrada pelo padre Valdemiro Cândido de Símbolo, seguida por procissão de veículos pela av. Rinópolis até a Praça da Matriz, onde os motoristas receberam a benção. 784 veículos, entre carros, motos, ônibus e caminhões, foram abençoados.
No sábado, cerca de 2.000 pessoas compareceram ao Recinto de Rodeio, onde aconteceu a tradicional Quermesse e show da Banda “Metrópole” de Ribeirão Preto.
No domingo, houve missa solene na Igreja do Jardim São Paulo, celebrada pelo padre Valdemiro Cândido de Símbolo, seguida por procissão de veículos pela av. Rinópolis até a Praça da Matriz, onde os motoristas receberam a benção. 784 veículos, entre carros, motos, ônibus e caminhões, foram abençoados.
Projeto prevê maior rigor contra venda de bebidas alcoólicas à menores de 18 anos
O governador Geraldo Alckmim ( PSDB) enviou à Assembleia Legislativa, no dia 1º./08, projeto de lei que pretende aumentar as fiscalização e punição contra a venda de bebidas alcoólicas à menores de 18 anos. O projeto prevê que supermercados, bares, restaurantes e postos de gasolina sejam obrigados a pagar uma multa de até R$ 87,2 mil caso vendam bebidas alcoólicas para menores de idade ou permitam o consumo dentro dos estabelecimentos.
A fiscalização será feita em todo o estado por 500 agentes da Vigilância Sanitária e do Procon, que já fazem autuações da Lei Antifumo. A Polícia Militar também irá ajudar na fiscalização.
“Nossa proposta não é ter nem a venda nem a possibilidade de consumo para menores em nenhum estabelecimento comercial”, afirmou o governador.
O projeto de lei encaminhado à Assembleia prevê que os comerciantes coloquem placas informando sobre a proibição da venda e do consumo de bebidas alcoólicas. A proposta também prevê que supermercados, bares e restaurantes deixem as bebidas em um local separado dos demais produtos. O projeto de um disque-denúncia, para que a população relate problemas deverá ser incorporado à proposta inicial.
Os comerciantes também deverão provar para a fiscalização que a venda está sendo feita apenas para maiores de idade. As multas para o descumprimento das medidas vão de R$ 1.745 até R$ 43.625 e serão dobradas em casos de reincidência. Os estabelecimentos também poderão ser fechados por até 30 dias ou perder suas licenças de funcionamento.
O deputado Barros Munhoz (PSDB), presidente da Assembleia, disse que a proposta não tem caráter de urgência. Segundo ele, o projeto deverá ser votado em até 60 dias. “O projeto será visto com bons olhos pelos deputados da mesma forma que a Lei Antifumo” , disse Munhoz.
Munhoz informou ainda que o projeto deve ser aprimorado e passar pelas comissões de Constituição e Justiça, Saúde e Finanças e Orçamento antes de ser apreciado pelos deputados.
Moacyr Custódio/Helena Masuzaki
O aumento do alcoolismo entre os jovens foi tema de uma série de depoimentos colhidos pelo jornal Cidade de Rinópolis, há cerca de um mês, junto a cidadãos rinopolenses. Veja o que disseram:
2129 Antonio Wilson Braquini, diretor administrativo da Prefeitura: “Isso ocorre devido a vários fatores, entre eles a falta de esclarecimento por parte dos pais sobre o perigo dessa droga, que é liberada pela falta de maior fiscalização nos bares, boates, festas etc e também pelo modismo que os jovens acham que isso demonstram ser”.
2131 Airton Picolo, vereador: “Esse tema é controverso no meio social brasileiro. Todos conhecem o uso excessivo do álcool relacionado aos jovens, mas é permitido e e estimulado pelas propagandas de televisão, o que dificulta o controle e isso esta desestruturando as famílias”.
2127 - Orlando Peroni Neto, funcionário público municipal: “Na grande maioria das vezes isso começa porque eles acham bonito ficar embriagado, fazer gracinhas entre amigos, mas isso feito com frequência vai viciando os jovens sem que ele perceba a gravidade da situação e também contribui o fato de eles não frequentarem uma religião”.
2121Denis Casagrande, conselheiro tutelar:
“O principal motivo do aumento do consumo de bebidas alcoólicas entre crianças e adolescentes se deve pela falta de estrutura familiar e a falta de orientação dos pais e a falta de consciência de crianças e jovens de distinguir o que é o certo e errado”
2123 Silvio Morcelli, diretor de Educação:
“O problema do alcoolismo entre jovens é muito grave. Percebemos que, cada vez mais, os jovens estão consumindo bebidas alcoólicas. Trata-se de uma droga lícita e muito fácil de ser adquirida. Deveria existir um controle mais rígido quanto a venda. Assistimos na TV “baladas” onde jovens se embriagam a vontade. Até em festas de rua as bebidas são consumidas. Falta muito a orientação em casa. Muitas famílias se desestruturam por causa da bebida”.
Daniel Ferreira da Costa, vereador e presidente do Sindicato Rural: “Primeiramente deveria ter mais apoio entre escola, família e autoridades competentes fazendo reuniões com adolescentes e jovens, tomando medidas preventivas e alertando sobre o perigo do álcool e para eles entender que o futuro deles não é esse”.
José Roberto Capeli, agente Banco do Povo: “Tudo começa com a família: se o jovem não tem uma família estruturada que o ensine o que é certo ou errado, eles se apóiam nas bebidas e drogas”.
Edmilson Wolff Conti, vereador e escrivão de Polícia: “Alcoolismo entre adolescentes é a porta de entrada para outras drogas. Em muitos casos os próprios pais incentivam os filhos ao uso do álcool. É preciso reeducar nossa Sociedade, conscientizando-a sobre o risco dessa droga. É preciso também criar órgão capaz de acolher, encaminhar e orientar dependentes”
2124- Eloiza Elena de Araújo, secretaria do Sindicato Rural: “Gostaria muito que nossos governante tivessem pulso forte e que as leis fossem mais rígidas, pois o álcool é um vício que todos nós gostaríamos que fosse extinto, pois onde ele passa só deixa dor e destrói famílias. Pais perdem o filho para o álcool. Resumindo, pudemos classificar o alcoolismo como um dos piores vícios, é o que mais causa a desestruturação das famílias. Espero que esse projeto seja aprovado o mais rápido possível”.
2133 - Valdevino de Camargo, vereador: “Na minha opinião, acho que deveria ter mais rigor pelas autoridades competentes. Infelizmente, a gente ainda vê menores consumindo bebidas alcoólicas e se houver mais rigor essa situação poderá ser evitada”
A fiscalização será feita em todo o estado por 500 agentes da Vigilância Sanitária e do Procon, que já fazem autuações da Lei Antifumo. A Polícia Militar também irá ajudar na fiscalização.
“Nossa proposta não é ter nem a venda nem a possibilidade de consumo para menores em nenhum estabelecimento comercial”, afirmou o governador.
O projeto de lei encaminhado à Assembleia prevê que os comerciantes coloquem placas informando sobre a proibição da venda e do consumo de bebidas alcoólicas. A proposta também prevê que supermercados, bares e restaurantes deixem as bebidas em um local separado dos demais produtos. O projeto de um disque-denúncia, para que a população relate problemas deverá ser incorporado à proposta inicial.
Os comerciantes também deverão provar para a fiscalização que a venda está sendo feita apenas para maiores de idade. As multas para o descumprimento das medidas vão de R$ 1.745 até R$ 43.625 e serão dobradas em casos de reincidência. Os estabelecimentos também poderão ser fechados por até 30 dias ou perder suas licenças de funcionamento.
O deputado Barros Munhoz (PSDB), presidente da Assembleia, disse que a proposta não tem caráter de urgência. Segundo ele, o projeto deverá ser votado em até 60 dias. “O projeto será visto com bons olhos pelos deputados da mesma forma que a Lei Antifumo” , disse Munhoz.
Munhoz informou ainda que o projeto deve ser aprimorado e passar pelas comissões de Constituição e Justiça, Saúde e Finanças e Orçamento antes de ser apreciado pelos deputados.
Moacyr Custódio/Helena Masuzaki
O aumento do alcoolismo entre os jovens foi tema de uma série de depoimentos colhidos pelo jornal Cidade de Rinópolis, há cerca de um mês, junto a cidadãos rinopolenses. Veja o que disseram:
2129 Antonio Wilson Braquini, diretor administrativo da Prefeitura: “Isso ocorre devido a vários fatores, entre eles a falta de esclarecimento por parte dos pais sobre o perigo dessa droga, que é liberada pela falta de maior fiscalização nos bares, boates, festas etc e também pelo modismo que os jovens acham que isso demonstram ser”.
2131 Airton Picolo, vereador: “Esse tema é controverso no meio social brasileiro. Todos conhecem o uso excessivo do álcool relacionado aos jovens, mas é permitido e e estimulado pelas propagandas de televisão, o que dificulta o controle e isso esta desestruturando as famílias”.
2127 - Orlando Peroni Neto, funcionário público municipal: “Na grande maioria das vezes isso começa porque eles acham bonito ficar embriagado, fazer gracinhas entre amigos, mas isso feito com frequência vai viciando os jovens sem que ele perceba a gravidade da situação e também contribui o fato de eles não frequentarem uma religião”.
2121Denis Casagrande, conselheiro tutelar:
“O principal motivo do aumento do consumo de bebidas alcoólicas entre crianças e adolescentes se deve pela falta de estrutura familiar e a falta de orientação dos pais e a falta de consciência de crianças e jovens de distinguir o que é o certo e errado”
2123 Silvio Morcelli, diretor de Educação:
“O problema do alcoolismo entre jovens é muito grave. Percebemos que, cada vez mais, os jovens estão consumindo bebidas alcoólicas. Trata-se de uma droga lícita e muito fácil de ser adquirida. Deveria existir um controle mais rígido quanto a venda. Assistimos na TV “baladas” onde jovens se embriagam a vontade. Até em festas de rua as bebidas são consumidas. Falta muito a orientação em casa. Muitas famílias se desestruturam por causa da bebida”.
Daniel Ferreira da Costa, vereador e presidente do Sindicato Rural: “Primeiramente deveria ter mais apoio entre escola, família e autoridades competentes fazendo reuniões com adolescentes e jovens, tomando medidas preventivas e alertando sobre o perigo do álcool e para eles entender que o futuro deles não é esse”.
José Roberto Capeli, agente Banco do Povo: “Tudo começa com a família: se o jovem não tem uma família estruturada que o ensine o que é certo ou errado, eles se apóiam nas bebidas e drogas”.
Edmilson Wolff Conti, vereador e escrivão de Polícia: “Alcoolismo entre adolescentes é a porta de entrada para outras drogas. Em muitos casos os próprios pais incentivam os filhos ao uso do álcool. É preciso reeducar nossa Sociedade, conscientizando-a sobre o risco dessa droga. É preciso também criar órgão capaz de acolher, encaminhar e orientar dependentes”
2124- Eloiza Elena de Araújo, secretaria do Sindicato Rural: “Gostaria muito que nossos governante tivessem pulso forte e que as leis fossem mais rígidas, pois o álcool é um vício que todos nós gostaríamos que fosse extinto, pois onde ele passa só deixa dor e destrói famílias. Pais perdem o filho para o álcool. Resumindo, pudemos classificar o alcoolismo como um dos piores vícios, é o que mais causa a desestruturação das famílias. Espero que esse projeto seja aprovado o mais rápido possível”.
2133 - Valdevino de Camargo, vereador: “Na minha opinião, acho que deveria ter mais rigor pelas autoridades competentes. Infelizmente, a gente ainda vê menores consumindo bebidas alcoólicas e se houver mais rigor essa situação poderá ser evitada”
ATUALIDADES
Placas de veículos vão mudar
As placas de veículos no Estado de São Paulo serão substituídas por um novo modelo, com uma película refletiva que é mais facilmente reconhecida pelos radares. Segundo o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), os modelos tradicionais deixarão de ser utilizados no emplacamento de novos veículos em 1º. de janeiro de 2012, quando entra em vigor a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que prevê a troca. Os veículos já emplacados deverão se adaptar de acordo com calendário ainda a ser divulgado.
A alteração será obrigatória nos casos que exigem a confecção de uma nova placa, como transferência de propriedade, mudança de município ou Estado, perda, furto, roubo ou mau estado de conservação.
Além da película refletiva, as novas placas terão um código de barras contra fraudes.
A frota de veículos no Estado até o dia 26 de julho deste ano era de 22.528,155, entre carros, caminhões e ônibus. O preço do emplacamento, que atualmente é de R$ 193,70, não deve ser alterado, conforme informou o Detran.
SP-425 terá trecho duplicado
O Governo do Estado autorizou o Departamento de Estrada de Rodagem (DER) a contratar empresas para elaborar projetos executivos para duplicação da Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425) em um dos trechos mais perigosos da estrada: Martinópolis-Presidente Prudente-Pirapozinho.
A informação foi prestada pelo deputado Mauro Bragato (PSDB), que anunciou também que serão realizadas obras de recapeamento e receberão pavimentação de acostamentos e melhorias na sinalização, as rodovias “Prefeito Homero Severo (Quatá-Martinópolis), “Comte. João Ribeiro de Barros”, trecho Adamantina-Tupi Paulista; e “José Batista de Souza”, entre Regente Feijó-Taciba.
As placas de veículos no Estado de São Paulo serão substituídas por um novo modelo, com uma película refletiva que é mais facilmente reconhecida pelos radares. Segundo o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), os modelos tradicionais deixarão de ser utilizados no emplacamento de novos veículos em 1º. de janeiro de 2012, quando entra em vigor a resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que prevê a troca. Os veículos já emplacados deverão se adaptar de acordo com calendário ainda a ser divulgado.
A alteração será obrigatória nos casos que exigem a confecção de uma nova placa, como transferência de propriedade, mudança de município ou Estado, perda, furto, roubo ou mau estado de conservação.
Além da película refletiva, as novas placas terão um código de barras contra fraudes.
A frota de veículos no Estado até o dia 26 de julho deste ano era de 22.528,155, entre carros, caminhões e ônibus. O preço do emplacamento, que atualmente é de R$ 193,70, não deve ser alterado, conforme informou o Detran.
SP-425 terá trecho duplicado
O Governo do Estado autorizou o Departamento de Estrada de Rodagem (DER) a contratar empresas para elaborar projetos executivos para duplicação da Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425) em um dos trechos mais perigosos da estrada: Martinópolis-Presidente Prudente-Pirapozinho.
A informação foi prestada pelo deputado Mauro Bragato (PSDB), que anunciou também que serão realizadas obras de recapeamento e receberão pavimentação de acostamentos e melhorias na sinalização, as rodovias “Prefeito Homero Severo (Quatá-Martinópolis), “Comte. João Ribeiro de Barros”, trecho Adamantina-Tupi Paulista; e “José Batista de Souza”, entre Regente Feijó-Taciba.
Assinar:
Postagens (Atom)