quinta-feira, 22 de março de 2012

Azulão continua fazendo bonito fora de casa

O Osvaldo Cruz continua sua caminhada no Campeonato Paulista da Série A-3 fazendo feio em casa e bonito fora de Osvaldo Cruz. No último domingo (18), no Breno Ribeiro do Val, perdeu para o XV de Jaú por 3 a 0, diante de mais de 500 torcedores osvaldocruzenses que acreditavam numa sequencia de vitórias sob o comando do treinador Antonio Lucas. O time vinha de vitória contra o Flamengo, em Guarulhos, por 2 a 0., depois de empatar com a Francana, também fora de casa, em 2 a 2.
E nesta quarta-feira (21) foi até Mogi Guaçu para jogar contra o líder do campeonato, até então invicto, o Guaçuense. E jogou como time grande: venceu por 1 a 0, com gol de Bruno Andrade.
Neste sábado joga em Americana contra o Rio Branco, que também está entre os primeiros colocados. Uma nova vitória poderá tirar o time da Cidade Princesa da zona do rebaixamento para a quarta divisão.
Síndrome do Brenão
Mas porque o Azulão, desde a A-2, em 2010, e na A-3, não consegue vencer no Estádio Breno Ribeiro do Val, diante de uma torcida fanática pelo time, que tem o Guilherme da Fúria Azul, o Airton Picolo de Rinópolis, o prefeito Valtinho, o Gervá de Salmourão, e este repórter!
Como que o time pode perder para o XV de Jaú, empatar com o lanterna Taboão, e depois enfrentar Marília, Francana, Flamengo de igual para igual.!? E vencer a Itapirense também fora de casa?
Torcida não falta no “Brenão”: uma média de 300 pagantes por jogo, sem contar os associados, que são uns 200 torcedores sempre presentes, sempre estão lá, apaixonados pelo time que um dia foi Associação, outro dia foi Esportiva, mas, independente da heróica nova fase de parceiros estranhos comandada pelo presidente Luizinho Gumiero, não deixa de ser o time da cidade. A nossa sempre Associação, que tem vocação de estar sempre entre os grandes do Futebol Paulista.
Somos grandes, estamos na Primeira Divisão do Estado, não vamos cair. No próximo jogo no “Brenão” o “Jornal de Osvaldo Cruz” vai estar lá como sempre esteve, dentro e fora de casa. Mas achamos que está na hora de fazer a lição de casa,]
Moacyr Custódio

quinta-feira, 15 de março de 2012

Azulão vence duas partidas mas ainda continua na zona de rebaixamento da A-3

O Osvaldo Cruz F.C. prosseguiu sua reação no Campeonato Paulista da Série A-3 nesta quarta-feira (14), no Estádio “Antonio Soares de Oliveira”, em Guarulhos, e venceu o Flamengo, por 2 a 0, em partida válida pela 13ª. rodada da competição.

Foi a segunda vitória sob o comando da nova comissão técnica comandada pelo treinador Antônio Lucas. No último domingo (11), no “Breno Ribeiro do Val”, o Azulão venceu o Independente de Limeira, por 1 a 0, com gol marcado por Tota, cobrando pênalti.

Com essas duas vitórias consecutivas, o Azulão melhorou a sua colocação na tabela de classificação, mas ainda continua na zona de rebaixamento, agora em 18º. lugar, com 11 pontos, três pontos abaixo do XV de Jaú e da Internacional de Bebedouro.

Uma nova parceria está iniciando um trabalho experimental em Osvaldo Cruz. Ela é liderada pelo ex-ponta-esquerda da Ponte Preta, Tuta, que, além de Antonio Lucas, trouxe também o auxiliar técnico Nem, que foi jogador do São Paulo, Atlético Mineiro, Sporting de Portugal e campeão brasileiro pelo Atlético Paranaense em 2001.

Na partida de domingo passado, o time promoveu a estreia do argentino Mário Jara e de Bruno Silva, que entraram no segundo tempo. Com público pagante de 242 pessoas, o time jogou retrancado, fez seu gol aos 17 minutos em cobrança de pênalti de Tota.

Em Guarulhos, o Azulão se apresentou bem melhor e fez o seu primeiro gol aos 37 do primeiro tempo, com Bruno Andrade, de cabeça, após cobrança de escanteio do ala John Lennon.

No segundo tempo, o time sofreu uma forte pressão do Flamengo, que jogava com vários atletas das categorias de base do Corínthians, e só não sofreu o empate graças a defesas milagrosas do goleiro Juninho.

No contra ataque, aos 31 m, o Osvaldo Cruz fez o segundo gol após jogada de Bruno Andrade e Bruno Silva, com a bola desviada pelo zagueiro Igor. O gol foi atribuído para Bruno Andrade pelo árbitro.

O Azulão joga neste domingo (18), às 15 hs, no Breno Ribeiro do Val, contra o XV de Jaú, que é adversário direto na zona de rebaixamento.

O time que jogou em Guarulhos foi Juninho, Pierre, Lucas, Fernando e John Lennon; Anderson, Gustavo, Tiaguinho e Tota (Emílio); Bruno Andrade e Ferreira (Bruno Silva).

Moacyr Custódio

terça-feira, 13 de março de 2012

Azulão joga nesta quarta-feira em Guarulhos

O Osvaldo Cruz F.C. joga nesta quarta-feira (14), às 15 hs., no Estádio “Antonio Soares de Oliveira”, em Guarulhos, contra o Flamengo, em partida válida pela 13ª. rodada do Campeonato Paulista da Série A-3.

O Azulão vem de uma vitória contra o Independente de Limeira, no último domingo, em Osvaldo Cruz, por 1 a 0, com marcado por Tota cobrando pênalti. Esse resultado tirou o time da lanterna do campeonato, mas o time ainda continua na zona de rebaixamento, em 19º. Lugar, com apenas oito pontos, seis atrás da Inter de Bebedouro, primeiro clube fora da “zona da degola”.

Esta será a terceira partida do Azulão sob o comando do técnico Antônio Lucas, que estreou contra a Francana, dia 7, quando o time abriu vantagem de 2 a 0 mas acabou cedendo o empate nos minutos finais do jogo.

Uma nova parceria está iniciando um trabalho experimental em Osvaldo Cruz. Ela é liderada pelo ex-ponta-esquerda da Ponte Preta, Tuta, que, além de Antonio Lucas, trouxe também o auxiliar técnico Nem (Rinaldo Francisco de Lima), zagueiro que passou por grandes times, como São Paulo, Atlético Mineiro, Sporting de Portugal e Atlético Paranaense, pelo qual foi capitão e campeão brasileiro em 2001.

Na partida de domingo passado, o time promoveu a estreia do argentino Mário Jara e de Bruno Silva, que devem jogar em Guarulhos. Bruno Andrade, que estava suspenso, deve voltar ao time. O treinador ainda não definiu o time, mas a escalação provável é Juninho, Pierre, Lucas, Fernando e John Lennon; Gustavo, Tiaguinho, Mário Jara e Bruno Silva; Bruno Andrade e Ferreira.

Juntos com o Azulão entre os quatro que brigam para não cair para a Segunda (quarta) Divisão estão XV de Jaú (11 pontos), Taubaté (10) e Taboão da Serra (7).

O Flamengo de Guarulhos ocupa a 10ª. colocação com 16 pontos e continua com grandes chances de ficar entre os oito que se classificam para a próxima fase, da qual sairão quatro equipes para a Série A-2 do ano que vem. Uma vitória contra Osvaldo Cruz pode colocar o rubro negro, que tem elenco mantido pelo Corínthians, na zona de classificação.

Antes da 13ª. rodada, os oito primeiros são Capivariano (25 pontos), Batatais (25), Rio Branco de Americana (25), Guaçuano (22), Grêmio Osasco (21), Marília (19), Barretos (19) e Francana (17).

Além de Flamengo x Osvaldo Cruz, a rodada tem Juventus x Batatais, 15 hs, em São Paulo; Internacional x Osasco, 15 hs, em Bebedouro; Francana x Capivariano, 20 hs., em Franca; Barretos x Itapirense, 20 hs, em Barretos; Sertãozinho x Taubaté, 20 hs., em Barretos; Marília x São Bento, 20h30, em Marília; Rio Branco x XV de Jaú, 20h30, em Americana; Inter x Taboão, 20h30, em Limeira; e Independente x Guaçuano, 20 hs, em Limeira.

Moacyr Custódio

quinta-feira, 8 de março de 2012

Resposta ao imbecil desrespeitou o Interior de São Paulo

“O estádio fede. Se for em campo decente, que não cheira mal, eu vou. Campo indecente e fedido eu não vou não”, palavras do jornalista Flávio Prado, na Rádio Jovem Pan de São Paulo, sobre o Prudentão de Presidente Prudente, onde foi disputado o clássico Palmeira e São Paulo. . E ele acrescentou: “ O futebol do Interior de São Paulo não existe, são umas ‘galinhas mortas’ , poderiam disputar um torneio ente entre eles e depois pensar que vir para a Capital.”O interior de São Paulo não existe para o futebol”, completou Flávio Prado.
Muito bem, Sr. Flávio Prado, que um dia foi rejeitado na Faculdade Brás Cubas e foi vaiado na Faculdade São Judas, a gente fede porque não suportamos o mal cheiro que exala da sua difícil missão de fazer o que não gosta: não gosta de futebol, mas vive dele, não gosta do Interior de São Paulo, mas trabalha e convive com gente que tem orgulho do Interior, como Osmar Santos (Osvaldo Cruz), responsável por você estar aí na Rádio Jovem Pan.
A TV Gazeta, canal 11 aí em São Paulo, não pega aqui na região de Presidente Prudente, cidade que você acha que fede, mas a Rádio Jovem Pan chega aqui. Lá na tradicional “Mesa Redonda”, muito bem comandada no passado pelo Roberto Avallone, você despreza, humilha, faz piadinhas, detona o Interior de São Paulo.

Você, burguesinho insignificante do bairro da Moóca, hoje mora na Serra da Cantareira, tudo graças ao futebol que despreza. Você nunca será será um jornalista esportivo realizado, pois comenta e fala as suas besteiras assistindo televisão, ao vivo do Tubo.

Você nunca esteve presente na transmissão de um jogo de futebol em estádios como o Prudentão, como o “Sampaio Vidal” de Marília, o “Alfredo Castilho” de Bauru, o “Ademar de Barros” de Araçatuba, o “Hudson Ferreira” de Matão, o “Breno Ribeiro do Val”, de Osvaldo Cruz.
Neste momento, 60 times de futebol estão disputando em todo o estado de São Paulo os Campeonato Paulistas nas séries A-1, A2 e A-3, e daqui a pouco outros times de cidades como Tupã, José Bonifácio, Fernandópolis, vão entrar em campo para disputar a quarta divisão. Todos eles com um sonho: ser campeão e subir de divisão.

Subir de divisão significa disputar o Campeonato Paulista onde estão Santos, Corínthians, São Paulo, Palmeiras, e recebê-los aqui em nossas cidades, onde tem torcedores de todos os grandes times, mas torcem acima de tudo por suas cidades, que não são fedorentas como seu mundinho e nem precisam de falar bem de restaurante para matar a fome.
Moacyr Custódio

Azulão continua brigando contra os grandes. Mas continua na lanterna na A3

O Osvaldo Cruz Futebol Clube continua sua tumultuada caminhada como único representante da Nova Alta Paulista no futebol profissional do Estado de São Paulo. Nesta semana enfrentou com muita garra duas equipes que já estiveram na divisão de elite (a série A-1) do Campeonato Paulista.
No sábado (3), foi à Marília, ainda com o técnico Ney Silva, que o JOC identificou como demitido em todos os clubes que dirigiu, e jogou bem, conseguiu um empate na base da raça, mas sofreu a derrota após um pênalti desnecessário cometido pelo lateral John Lennon.
“Penalti imbecil. Não dá mais”, disse o treinador Ney Silva. “Sacanagem, juizinho sem vergonha”, disse o presidente Luiz Gumiero.
E não deu mesmo para Ney Silva e nem para a paciência do presidente Luizinho: na segunda-feira (5) o presidente demitiu toda a comissão técnica, contratou um novo treinador (Antonio Elias) e encaminhou entendimentos com uma nova parceria. Tuta, ex-jogador da Ponte Preta e irmão do lateral Zé Maria, foi anunciado como novo parceiro do Azulão. Parceria provisória, segundo o presidente.

Ao que parece, a nova parceria já está agindo: nesta quarta-feira ( 7), o time, dirigido pelo Antonio Elias, entrou em campo totalmente diferente: Elias, Felipe Macedo, Lucas Vinícius, Fernando e Anderson; John, Luiz Gustavo e Thiago Rezende; Bruno Ferreira, Alexandre e Paulo José. Muita gente mudou de nome, diga-se de passagem.

Tudo bem que a gente sabe que o John e o mesmo lateral que insiste em fazer o sonho acabar com suas péssimas atuações , que o Ferreira continua sendo o Bruno Andrade e o Rezende continua sendo o mesmo Thiagunho, melhor jogador do time. Mas e o Paulo José? Quem é este cara? Joga bem...mas será que está em Osvaldo Cruz como turista...
Em Franca, o time totalmente mudado, saiu na frente e fez 2 a 0 ainda no primeiro tempo, com gols de Bruno Andrade, aos 11 m, e de Elivelton (contra) aos 46 do primeiro tempo. A Francana empatou após os 40 minutos do segundo tempo: Diego Bife, aos 42, e Felipe aos 48. Aí o jogo acabou. Se a Francana não tivesse feito o gol de empate, o jogo ainda não tinha acabado...

O Azulão continua na lanterna: 11 jogos, uma vitória, dois empates, oito derrotas, 12 gols marcados, 27 sofridos.
Neste domingo (11), ás 15 horas, o Azulão joga contra o Independente de Limeira, no estádio Breno Ribeiro do Val, e na próxima quarta-feira vai a Guarulhos contra o Flamengo. O Independente está em 12º. Lugar e o Flamengo em 9º. São jogos decivos para o Azulão permanecer na Série A-3.
Moacyr Custódio

quarta-feira, 7 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Bem, fato concreto, se não fosse a mulher, não existiria a vida, a mulher é sem duvida a melhor criação de Deus, pois o homem, mesmo Adão, criado à imagem e semelhança de Deus, não era completo, pois faltava lhe algo para completar a criação divina. E Deus na sua infinita sabedoria, e para agradar ao egoísmo do homem, criou de uma costela, a mulher.
Na ingenuidade do homem, a mulher é um ser dependente dele, pois ela surgiu de uma parte dele, mas o que a maioria esquece é que o homem só e completo de novo quando tem a tua costela E assim, o homem para ser completo, novamente precisa da mulher. Certo que nem todos acertam na primeira, e buscam sempre a costela (explicação para os Dons Juans). Mas piadas infames à parte, o que realmente vale é a importância da mulher no mundo.
A mulher sempre teve, um papel determinante na historia da humanidade, voltando ao Genesis, se não fosse a Eva (e a maçã). Provavelmente não estaríamos aqui hoje, estaria lá Adão brincando com os animais... e tudo certo. Olha eu fugindo do assunto... Muito bem, hoje Dia Internacional das Mulheres, muito bem. Tenho muito orgulho de ter sido educado por uma, o primeiro conselho sobre como lidar como cortejar uma mulher, sobre como lidar com os “arroubos calientes” com as namoradinhas, foi a minha mãe, já que meu pai, faleceu antes, de eu estar pronto para isso. Outra vez fugindo do assunto... aff.
Lendo a entrevista da revista Epoca, onde a intelectual americana Camille Paglia, diz que o feminismo não é honesto com as mulheres, talvez ela possa ter razão, mas também, pode ser que isso não seja tão verdadeiro, existem mulheres anônimas, que contradizem isso, a luta por direitos iguais, como toda luta, traz vencedores e derrotados, quantas mulheres hoje estão se dando bem onde antes eram campo restrito para homens, mesmo não sendo recompensadas por isso, com sendo mães, com todas as dificuldades que enfrentam elas estão ali, no corpo a corpo com os homens. O que realmente acontece, hoje, é que as prioridades do tempo moderno mudaram, e as mulheres, como são perspicazes, estão ali na frente, a grande maioria dos homens, como não se deram conta disso, estão ai perdendo terreno para elas.
Tudo isso, que tentei escrever na verdade é só pra dizer: MULHERES...
FELIZ DIA INTERNACIONAL DE VCS!!!!! E muito obrigado, por existirem....

Segunda (quarta) Divisão virou um balcão de negócios e pode ser um caminho sem volta para os pequenos clubes

Há seis anos, a Federação Paulista de Futebol (FPF) mudou as denominações dos campeonatos estaduais de futebol profissional. Até 2006, existiam as séries A (A-1, A-2 e A-3) e B (B-1 e B2). Eram cinco divisões, além do extinto Campeonato Paulista de Futebol Amador, cujo campeão ganhava o direito de disputar o futebol profissional, entrando na B-2.
A partir de 2006, a FPF criou as Primeira e Segunda Divisões, procurando dar uma injeção de valor para todos os times profissionais do Estado. Assim, são times de Primeira Divisão todos os integrantes das séries A-1, A-2 e A-3, esta última onde está o Osvaldo Cruz F.C., que é time de Primeira Divisão, portanto. E são da Segunda Divisão todos os outros que foram caindo de divisões ao longo do tempo, ressuscitaram, ou foram montados por empresários, como times sem história, bandeira ou cidades, mas que entram no futebol pela última porta, visando negócios no futebol.
É uma questão de marketing, uma publicidade enganosa mesmo, mas que tem como objetivo captar investimentos e negociar jogadores. Aqui, eu você e todos os esportistas bem informados, sabemos que a Série A-3 é a terceira divisão e que a “Segunda Divisão” é a quarta. Mas lá no Exterior, nos balcões de negócios de times e atletas, a coisa funciona assim: o Cajuru joga no Osvaldo Cruz, time da primeira divisão do Estado de São Paulo, e o Zé Henrique, joga no Tupã, que disputa a Segunda Divisão do maior centro do futebol brasileiro, pentacampeão do mundo. Chique, não é?
Mas, na verdade, a realidade fria da coisa é mesmo aquela que a professora Dirce ensinava no Grupo Escolar Dom Bosco: dois é mais que um, menos que três e metade de quatro. Resumo: o Futebol Paulista tem primeira divisão (A-1), segunda divisão (A-2), terceira divisão (A-3) e quarta divisão, aquela que a FPF insiste em chamar de segunda.
E é para esta quarta divisão que o Osvaldo Cruz F.C. está caminhando, com a péssima campanha que realiza na Série A-3. Cair para esta tal de “segundona” é como chegar ao fundo do poço. O campeonato já teve mais de 60 equipes na disputa, se arrasta por longos meses, e passar pelas várias fases que levam a A-3 era uma gostosa e romântica guerra nos tempos da B1 e da B2, mas hoje virou uma competição desigual: estão ali clubes-empresas misturados ou infiltrados em times tradicionais, numa disputa de gato e rato ou de pobres e ricos.
O Azulão de Osvaldo Cruz tem sido heróico e a cidade tem que aplaudir o presidente Luiz Gumiero, o prefeito Valter Luiz Martins e dirigentes de empresas como Trinys, Capezio, Linoforte, Supermercado Bandeiras, Dubibrás e outros que, de uma forma ou de outra, estão garantindo o futebol da cidade no topo do cenário paulista.
O Osvaldo Cruz, que vive mais uma crise de resultados este ano, subiu da B-1 em 2005, disputou a A-3 em 2006, quando subiu para a A-2, voltou para a A-3, subiu de novo para a A-2 em 2010, voltou para a A-3 em 2011, onde está este ano. É um ótimo retrospecto nesses sete anos.
Nesses momentos difíceis, dirigentes, autoridades, empresários locais, imprensa e torcedores devem se unir numa corrente positiva para manter o time longe do caminho quase sem volta da quarta divisão.
A Segunda (quarta) divisão 2012 começa no dia 5 de maio, com 35 times. Da região, Tupã F.C., Grêmio Prudente e A.E. Araçatuba estão entre os participantes. A novidade é a volta do G.E.Novorizontino, que já foi vice-campeão paulista na A-1. Outra novidade: a S.E.Matonense, que subiu sucessivamente de divisões e fez sucesso na divisão principal na década de 80, não vai disputar este ano, exemplo emblemático de que a quarta-divisão pode significar o fim.
Moacyr Custódio