sexta-feira, 25 de maio de 2012
Dr. Crescêncio Miranda foi o primeiro prefeito de Osvaldo Cruz
Nomeado pelo presidente Getúlio Vargas em 08/12/44, o dr. Crescêncio Miranda foi o primeiro prefeito de Osvaldo Cruz, mas devido os conturbados momentos políticos vividos no Brasil naquela época foi substituído, em 26/11/45 pelo dr. Sérgio Galupo Prado, que ficou menos de um mês no cargo. O Dr. Miranda foi reintegrado em 22/12/45, ficando até março de 1946. Em seguida assumiu Valdemar Pio de Oliveira, em 19/03/46, ficando até março de 47, quando foi nomeado José Alvarenga, substituído depois por Eurico Vieira Guido que ficou de 13/04 a 31/12/47.
Em 1947 ocorreram as primeiras eleições populares e o povo osvaldocruzense elegeu Orlando Bergamaschi, que exerceu o mandato de janeiro de 1948 a dezembro de 1951.
Breno Ribeiro do Val foi eleito em 1951 e exerceu mandato de 1952 a 1955, sendo substituído por Hermínio Elorza, no período de 1956 a 1959. Osvaldo Martins foi eleito e comandou a prefeitura de janeiro de 1960 a dezembro de 1963, quando entregou o cargo para Hermínio Elorza, novamente eleito.
Após o golpe militar ocorrido em 31/03/64 e a renúncia do presidente Jânio Quadros, do qual era correligionário, Hermínio Elorza também renunciou ao cargo de prefeito de Osvaldo Cruz, em abril, sendo substituído por seu vice Nélson Rodrigues, que ficou até dezembro de 1969, sendo o prefeito que permaneceu mais tempo no cargo, na esteira da ditadura militar que prorrogou mandatos de prefeitos.
As eleições voltaram a ocorrer em 1968, quando foi eleito Manoel Farias de Novaes, que assumiu em fevereiro de 1969 e ficou até dezembro de 1973. Em janeiro de 1973 assumiu Osvaldo Orlandi, que ficou até dezembro de 1976.
O vereador Vicente Antonio, presidente da Câmara, ocupou o cargo em janeiro de 1977, como interino, dando posse em fevereiro daquele ano para Valdemar de Oliveira Lima, que ficou no cargo até dezembro de 1982, assumindo também Luiz Sérgio Mazzoni nos meses de dezembro de 1982 e janeiro de 1983.
Em fevereiro de 1983, assumiu José Monteiro Nabas, que ficou até dezembro de 1988, passando o cargo para Wilson Aparecido Pigozzi, que cumpriu mandato no período 1989/92, retornando no período 2005/08. Agostinho Sílvio Caleman foi prefeito de 1993 a 96.
Walter Luiz Martins, atual prefeito com mandato que se encerra este ano e que pode ser reeleito, ocupou o cargo também no período 1997/2003.
Moacyr Custódio
quarta-feira, 16 de maio de 2012
Azulãozinho prepara “time de guerreiros” para o Paulista Sub-20
O Campeonato Paulista Sub-20 da Primeira Divisão começa no próximo dia 26 com a participação de 42 equipes, divididas em grupos regionalizados de sete times cada um. Os jogos serão em turno e returno entre as equipes dos grupos. A competição reúne os maiores clubes do São Paulo, como Corínthians, São Paulo, Santos e Palmeiras.
O Osvaldo Cruz F.C., que realizou boa campanha no ano passado e se manteve na primeira divisão, está no Grupo 1 e disputará a primeira fase com América de São José do Rio Preto, Linense, Penapolense, Marília, Mirassol e Rio Preto.
O Azulãozinho estreia no dia 02/06, às 15 hs., contra o América, em Rio Preto. Dia 26, pelo grupo do Osvaldo Cruz, jogam Linense x Rio Preto, Penapolense x MAC e Mirassol x América.
Após a estreia, o Osvaldo Cruz tem dois jogos em casa: 09/06: MAC; 16/06: Rio Preto. Dia 23/06 vai a Mirassol; dia 30/06 recebe o Penapolense; e 28/07, Linense fora de casa. O os jogos serão sempre aos sábados, às 15 hs.
O time de Osvaldo Cruz será dirigido pelo treinador Buião, que já trabalhou em equipes da categoria no Brasil e no Exterior. Passou também pelo Palmeiras. Ele foi contratado pela parceria que o clube mantém com o ex-jogador Tuta, a mesma que terminou o Paulista da A-3.
Em sua primeira entrevista, o treinador disse que já está com 70% do atletas definidos, mas que ainda chegarão mais quatro, formando um elenco de 26 ou 28 jogadores. Segundo ele, o Azulãozinho será “um time de guerreiros” que dará muito trabalho aos adversários.
Moacyr Custódio
sábado, 12 de maio de 2012
Rinópolis chora a morte do ex-prefeito Toninho Reis, um de seus mais ilustres cidadãos
A morte repentina do ex-prefeito de Rinópolis, Antonio Paulo dos Reis (Toninho Reis), chocou a cidade e pegou toda a população de surpresa. A notícia começou a ser divulgada por volta de 11 hs da manhã de sexta-feira (11) pelo serviço de som da Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida e imediatamente criou um clima de consternação na cidade. O prefeito Valentim Trevisan decretou luto oficial, a Prefeitura não funcionou no período da tarde e parte do comércio fechou as portas.
Aos 60 anos e em plena atividade profissional e política, Toninho Reis estava em São Paulo, acompanhado da filha, onde tratou de assuntos de trabalho. Já estava retornando à Rinópolis quando sentiu dores, fato que comunicou na última conversa que teve, por telefone, com o prefeito Valentim Trevisan. Levado a um hospital paulistano, foi constatada a necessidade urgente de uma cirurgia de hérnia. Não houve tempo. Toninho Reis morreu por volta de 10 hs vítima de uma hemorragia.
Seu corpo foi transladado por avião da Capital até Tupã, de onde foi levado para Rinópolis. O velório ocorreu no ginásio de esportes da Escola Municipal “Prof. José Walther Verzola”, instituição inaugurada durante sua gestão como prefeito da cidade. Centenas de pessoas, entre populares, amigos, familiares, lideranças políticas e autoridades de toda a Alta Paulista, compareceram ao velório.
O sepultamento ocorreu por volta das 10 hs da manhã de sábado (12) no Cemitério Municipal de Rinópolis, após missa de corpo presente celebrada na Igreja de Santa Rita de Cássia, no Jardim São Paulo.
Quem foi
Pessoa humilde, de poucas palavras e muita ação, Toninho Reis é considerado como uma das maiores lideranças políticas da Nova Alta Paulista. Era presidente do diretório do PSDB local e coordenador regional do partido. Foi também presidente da Amnap (Associção dos Municípios da Nova Alta Paulista).
Foi prefeito de Rinópolis por dois mandatos consecutivos (2001/04 e 2005/2008). Como chefe do Executivo Rinopolense, seu trabalho foi fundamental para a recuperação da cidade que passou por tempos de dificuldades na década dos anos 90, após a grande crise que abalou os municípios da região com as mudanças da vocação econômica. Foi responsável pela industrialização do município, com a instalação de fábricas que geram centenas de empregos. Construiu obras essenciais, como escolas, equipamentos públicos e melhorias no sistema viário.
Na atual administração foi diretor de Serviços e Obras, sendo um dos alicerces da boa gestão comandada pelo prefeito Valentim Trevisan, também do PSDB.
Seu nome era dado como certo para ser indicado pelo PSDB como candidato a prefeito nas eleições deste ano. Em todas as sondagens e pesquisas realizadas, liderava com folga as intenções de voto do eleitorado de Rinópolis.
O prefeito Valentim Trevisan decretou luto oficial na cidade por quatro dias. “Toninho Reis foi um dos mais atuantes e importantes políticos da história recente da cidade”, publicou no site oficial da Prefeitura.
O vice-prefeito José Ferreira de Oliveira Neto (PV), que postula a indicação de seu partido para concorrer a prefeito nas próximas eleições, se declarou consternado. “A cidade perde um grande cidadão. Sua atuação política e importância para o município são incontestáveis. A política se torna irrelevante, questão inferior em um momento de tristeza como este”, disse Neto.
Moacyr Custódio
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Cataratas de corrupção
O caso envolvendo o contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, atualmente investigado por uma CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito), é um exemplo consolidado do que é a política brasileira: o poder, uma vez estabelecido nas câmaras, assembléias e palácios, após o ajuntamento de “nobres” senhores e senhoras, escolhidos por milhões de eleitores, cuja maioria vota por obrigação, passa a agir de acordo com interesses de grupos donos de fortunas amealhadas através de atividades ilegais e que, para se manter em atividade, distribui vultosos “agrados” aos pedintes de paletó e gravata.
As ações bandidas que envolvem vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores, ministros, secretários e milhares de vagabundos chamados pomposamente de assessores parlamentares, não podem ser generalizadas por abrangência à todos os políticos, mas está cada vez mais claro que a honestidade é exceção que escapa dos chiqueiros cada vez mais povoados.
O nome do contraventor da vez é emblemático: assim como as águas rolam ladeira abaixo e se espalham sobre os leitos dos rios, formando crateras imensas e se infiltram pelas margens causando paisagens danificadas no que chamam de beleza natural criada por Deus, as atividades e manobras políticas comandadas, solicitadas e atendidas por/ao sr. Carlinhos Cachoeira invadiram os assoalhos cobertos por carpetes nos palácios, entraram pelas janelas de comitês e diretórios partidários, invadiram escritórios de empresas públicas e privadas e inundaram até a redação de uma revista que tem por costume pautar a defesa da moralidade.
Pior que esta cachoeira que caiu sobre as cabeças de centenas de senhores (e algumas senhoras também) revelando maus feitos de toda a ordem, é saber que, como na geografia brasileira em que existem milhares de quedas d’água que embelezam rios, ribeirões e riachos, na mesma proporção deságuam ações políticas ilícitas promovidas por corruptos e corruptores, de norte a sul, nos grandes, nos médios e pequenos municípios, nas câmaras municipais com nove ou 55 vereadores, nos parlamentos superiores instalados do Oiapoque ao Chuí, nos gabinetes executivos e até nos outrora ilibados tribunais.
Um exemplo contundente de que a grande maioria dos políticos é classista, corporativista e conhecedora dos erros escabrosos dos nobres colegas, é o fato de que foi difícil achar nomes dispostos a participar, relatar e presidir a CPMI do caso Cachoeira, já que é risco certo colocar raposas para por ordem no galinheiro ou emporcalhados para limpar o chiqueiro. O caso é que, tirando alguns inocentes úteis já integrados ao sistema, outros inúteis que nada representam, quem manda no Congresso são mesmo os cobras criadas. E todos eles sabem que o investigado de hoje já brincou na mesma turminha, já formou na mesma quadrilha e sabe onde todo mundo escondeu os brinquedos...
Moacyr Custódio, jornalista, 56 anos, é colaborador do “Jornal de Osvaldo Cruz” e editor do jornal “Cidade de Rinópolis”.
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Santos e Guarani decidirão campeonato no Morumbi
Os finalistas do Campeonato Paulista-2012 decidirão o campeonato bem longe de suas casas: Santos e Guarani se sujeitaram à decisão da Federação Paulista de Futebol, anunciada quarta-feira (2), e vão disputar os dois jogos no Estádio “Cícero Pompeu de Toledo”, no Morumbi, neste domingo (6) e no próximo (13), às 16 hs.
A decisão contrariou os interesses do Guarani, cujo presidente Marcelo Mingone havia garantido, na véspera, que o primeiro jogo seria em Campinas junto a sua torcida. O presidente do Santos, Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro, também um dia antes, havia dito que poderia atender o técnico Muricy Ramalho, que preferia jogar a segunda partida na Vila Belmiro.
Mas a decisão já estava tomada, pela FPF e pelo próprio Santos. O Guarani foi voto vencido ou, em outras palavras, teve que “engolir”...
Se o segundo jogo fosse na Vila, o Santos teria problemas, conforme explicou Luís Álvaro: “Um dos direitos do sócio é assistir aos jogos no estádio, e o número de sócios do Santos adimplentes (em dia) supera a capacidade da Vila Belmiro. Temos respeito aos associados e muitos teriam que ficar de fora”.
A decisão prejudica o time de Campinas, já que seus torcedores terão que se deslocar até a Capital. Já o Santos conta com grande número de torcedores em São Paulo e certamente terá um maior número de santistas no Morumbi.
Serão 50% de ingressos para cada clube nos dois jogos. O Morumbi tem capacidade para 60 mil pagantes. Na decisão do Paulista, em 2007, contra o São Caetano, o Santos foi campeão com público de 58.953 pagantes, a grande maioria santistas.
Moacyr Custódio
quarta-feira, 2 de maio de 2012
Segunda Divisão começa neste sábado com clássico entre Tupã e Prudente
O Campeonato Paulista da Segunda Divisão começa neste sábado (5) com 21 partidas que serão realizadas em todas as regiões do estado. São 42 clubes representando 39 cidades, no maior e mais difícil campeonato do Brasil. Santos, Mogi das Cruzes e Suzano participam com dois times
Um dessas partidas é um antigo clássico do Oeste Paulista, reunindo o Tupã F.C. e o G.D.Prudente, que jogam neste sábado, às 15 hs., no Estádio Alonso Carvalho Braga, em Tupã.
Tupã e Prudente estão no Grupo 1, onde estão também a A.E.Araçatuba, o Fernandópolis, o Votuporanguense e o Tanabi.
Os outros jogos do grupo acontecem no domingo, às 10 hs.: Fernandópolis x Votuporanguese e Tanabi x Araçatuba.
O Tupã F.C., único clube paulista presidido por uma mulher, Fabiane Bizo Menezes, é o clube do Interior que mais disputou as divisões de acesso da FPF, com 55 participações. Seu técnico é Emerson Alcântara, que teve passagem desastrosa pelo Osvaldo Cruz.
O Grêmio Prudente não é o time cigano de Barueri, mas o antigo Oeste Paulista, que volta com nova roupagem e traz de volta o futebol para os torcedores prudentinos, que estão irritados por ver a cidade usada pelos aventureiros do Grêmio Barueri, que só causaram dívidas e vergonha para a cidade.
Já o Araçatuba, que já teve participações honrosas na Série A-1 entre 1995 e 2.000, volta ao futebol depois de várias tentativas fracassadas nos últimos anos.
O Votuporanguense, que também já foi “alugado” para o extinto Votoraty de Votorantim, e o Fernandópolis, ambos com tradição nas divisões de acesso do futebol paulista, continuam tentando retomar o caminho rumo as divisões maiores.
E o Tanabi, que no passado brigou por acessos, traz uma novidade: contratou Túlio Maravilha para fazer sete gols. Um ele já fez, em partida contra um time amador de Rio Preto. Na segundona, diante de zagueiros que certamente não gostarão nem um pouco de sua brincadeira de fazer mil gols por aqui, não deverá ter vida fácil. Aliás, diga-se de passagem, Túlio foi citado como envolvido em esquemas do bicheiro Carlinhos Cachoeira, que está preso por uma série de acusações de tráfico de influência junto a políticos e empresas, no caso que vem sendo chamado de “Ali Babá e os 400 ladrões”.
Corrupção e fanfarronice à parte, a Segundona Paulista-2012, que no ano que vem deverá contar com a presença do Azulão de Osvaldo Cruz, tem a participação dos seguintes times, além dos já citados do grupo 1:
Grupo 2: Taquaritinga, Novorizontino, Jaboticabal, José Bonifácio, Olímpia e Matonense.
Grupo 3: Américo (Américo Brasiliense), Lemense, Pirassununguense, Olé Brasil (Ribeirão Preto), Guariba e Radium (Mococa).
Grupo 4: Cotia, Desportivo Brasil (Porto Feliz), Elosport (Capão Bonito), Primavera (Indaiatuba), Itapevi e Sumaré.
Grupo 5: AD Guarulhos, Nacional (Capital), Osasco F.C., Atibaia, S.C.Barueri e União Suzano A.C.
Grupo 6: Manthiqueira (Guaratinguetá), Joseense (São José dos Campos), C.A.Mogi das Cruzes, E.C.União Suzano, Jacarei e União (Mogi das Cruzes).
Grupo 7: Portuguesa Santista, Guarujá, E.C.São Bernardo, Mauaense, Jabaquara (Santos) e São Vicente.
Moacyr Custódio
Azulãozinho deverá participar do Campeonato Paulista Sub-20
A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou na quarta-feira (2) a relação dos clubes que disputarão o Campeonato Paulista-Sub-20 da Primeira Divisão, com início previsto para o dia 26 de maio. A FPF divulgou também a proposta de forma de disputa que deverá ser aprovada pelos clubes nos próximos dias.
O Osvaldo Cruz F.C. está confirmado pela FPF como participante do campeonato. No ano passado, o Azulãozinho fez ótima campanha, chegando à segunda fase da competição, quando integrou um grupo em que estavam Santos, Portuguesa e Ferroviária. O time ficou em último lugar no grupo, mas não fez feio: contra o Santos, por exemplo, perdeu por 2 a 1 em Osvaldo Cruz e por 3 a 2, no CT Rei Pelé, em Santos. Resultados heróicos, pois o clube da Vila Belmiro tem uma das maiores estruturas do Brasil nas categorias de base. O campeão do ano passado foi o São Paulo, que venceu o Mogi Mirim na final.
O campeonato deste ano deverá contar com 43 times, que, na primeira fase, serão divididas em seis grupos de seis, cinco com sete e um com oito. Os grupos serão regionalizados e os times jogaram entre si, em turno e returno. Classificam-se para a segunda fase os dois primeiros de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados. A partir daí, o campeonato vai se afunilando até chegar à decisão do título, no dia 1º. de dezembro.
Pela relação de clubes participantes, o Osvaldo Cruz deverá estar em um grupo ao lado de Marília, Linense, Penapolense, Noroeste e XV de Jaú, se o grupo for de seis; há ainda a possibilidade de, se for um grupo de oito clubes, entrarem aí o Rio Preto, e o Mirassol.
Moacyr Custódio
Assinar:
Postagens (Atom)
