segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Depois de muita expectativa, corintianos de Rinópolis finalmente puderam comemorar

O Sport Club Corinthians Paulista conquistou pela quinta vez o título de campeão brasileiro ao empatar sem abertura de contagem com o Palmeiras, domingo (4), no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Os outros títulos foram conquistados em 1990, 1998, 1999 e 2005.

O pentacampeonato foi comemorado em Rinópolis com carreata nas ruas, churrasco em várias residências e encontros nos principais bares da cidade, como no Zero Grau, no Parada Obrigatória e no Bar do Edílson, no centro, e no Bar do Dema, no Jardim São Paulo.

O jogo foi marcado por momentos de tristeza e homenagens devido a morte do ex-jogador corintiano Sócrates, que foi sepultado naquela mesma tarde em Ribeirão Preto (veja matéria nesta página).

A partida, que é o clássico de maior rivalidade do futebol paulista, foi tensa e os torcedores, que lotaram completamente o estádio, tiveram sua atenção voltada também para o Rio de Janeiro, onde jogavam Vasco e Flamengo, no Estádio João Havelange (Engenhão). Uma derrota do Corinthians e uma vitória vascaína daria o título ao time carioca. Mas, no fim, deu tudo certo para a maior torcida paulista: o Vasco também empatou, mas poderia até ter vencido, pois o empate já era suficiente para o Timão.

O Corínthians terminou a competição com 71 pontos, dois a mais que o Vasco. Foram 38 jogos, 21 vitórias, oito empates e nove derrotas, 53 gols marcados, 36 sofridos (melhor defesa). O aproveitamento do campeão foi de apenas 62% dos pontos disputados, em uma competição que foi a mais equilibrada da história da competição.

Entre os times paulistas, o segundo melhor foi o São Paulo, que ficou em 6º. lugar e não conseguiu uma vaga para a Libertadores, o Santos ficou em 10º. e o Palmeiras em 11º. O aretilheiro do campeonato foi Borges, do Santos, com 23 gols.

Estão classificados para a Libertadores de 2012 o Corínthians, o Vasco (campeão da Copa Brasil), o Fluminense (3º. colocado), o Flamengo (4º.), o Internacional (5º.) e o Santos, campeão deste ano.

Atlético Paranaense, Ceará, América-MG e Avaí, caíram para a Série B. Em seus lugares entram Portuguesa, Ponte Preta, Náutico e Sport Recife, que subiram este ano. Assim, o Brasileirão-2012 terá seis paulistas entre os vinte participantes.

Texto: Moacyr Custódio

Nenhum comentário:

Postar um comentário