quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Gestão de Odílio Rodrigues e Luiz Cláudio de Aquino no Santos Futebol Clube é caso de Polícia

O Santos F.C. passa pela pior crise financeira de sua história de 102 anos. As dívidas fiscais e trabalhistas sempre existiram, como existem na maioria dos clubes de futebol do Brasil. Mas o problema atual do clube são as dívidas de gestão, manutenção e com o elenco. Salários de jogadores e funcionários não foram pagos nos três últimos meses da gestão do presidente Odílio Rodrigues, assim como contas de água, luz, telefones celulares, TV a cabo, plano de saúde, recolhimentos de FGTS e INSS e até despesa com restaurantes, quitandas e floricultura. Odílio Rodrigues assumiu a presidência do Santos em agosto de 2013, substituindo Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro, que se licenciou da presidência por problemas de saúde. Posteriormente, assumiu a presidência em definitivo. Nos últimos 10 anos, o Santos revelou e vendeu grandes jogadores, sendo um dos clubes brasileiros que mais vendeu atletas, sempre por altos valores. Uma lista resumida de bons negócios conta com Léo, Michel, Alex, André Luiz, Preto Casagrande, Paulo Almeida, Diego, Elano, Robert, Robinho, William, Renato, Deivid, Felipe Anderson, Rafael (goleiro), Paulo Henrique Ganso, Neymar.....sem contar o negócio do Neymar, em que o clube foi notoriamente ludibriado pelo pai do atleta, pelo Barcelona e sabe-se lá mais por quem, esses negócios renderam ao clube cerca de 500 milhões de reais. Esses negócios foram feitos nos últimos 10 anos. Mesmo descontando as dívidas fiscais, e as despesas com altos salários de atletas e jogadores, empréstimo de ex-presidente e manutenção do time profissional e as categorias de base que são mantidas com grande sucesso com atletas desde o infantil até os juniores, o Santos F.C. tinha uma boa saúde financeira quando Luiz Álvaro de Oliveira Ribeiro assumiu a presidência em dezembro de 2009, substituindo Marcelo Teixeira que estava na presidência havia 10 anos. Luiz Álvaro e Marcelo Teixeira, que são reconhecidamente grandes santistas e que são muito bem sucedidos na vida pessoal, certamente não precisam de dinheiro do clube. Pelo contrário, ambos colocaram, em momentos pontuais, dinheiro do próprio bolso para saldar compromissos do alvinegro praiano. Após a saída de Laor, assumiu Odílio Rodrigues que, com o cargo de vice-presidente vago, nomeou Luiz Cláudio de Aquino, que era membro do Comitê de Gestão, como vice-presidente. Por esta época, o clube estava estabilizado financeiramente. Tudo funcionava bem. Os salários estavam em dia, cogitava-se até em construir um novo estádio, um novo CT e arrendar o Pacaembu. Em campo, o time foi campeão paulista em 2011, 2012 e 2013, campeão da Copa do Brasil em 2011, campeão da Copa São Paulo em 2013 e bi em 2014 e disputou a Libertadores de 2012, sendo eliminado nas semifinais. No Campeonato Brasileiro de 2013 foi o melhor entre os paulistas. 2014 foi ano de Copa do Mundo. O time foi muito bem no Campeonato Paulista, sendo vice-campeão. Até aí, vivia seu dia a dia de grande time, graças ao trabalho da gestão passada. Depois a coisa foi “destrambelhando”, como diz o outro. Odílio Rodrigues foi enganado (ou participou da roubalheira?) no caso Neymar. O jogador, uma das maiores revelações do futebol brasileiro dos últimos tempos, foi negociado por algo em torno de R$ 350 milhões. O Santos F.C., que desde os 10 anos de idade de Neymar, pagou casa, comida e roupa lavada para o jogador e sua família, ficou com minguados R$ 37 milhões. O que aconteceu? Quem roubou quem? Quem ficou com o dinheiro? Quem enganou quem?...essas perguntas ainda permanecem e ainda não foram devidamente respondidas pelo Neymar filho, pelo Neymar pai, pelos empresários, pelo Barcelona e tampouco pelo presidente Odílio Rodrigues, seu vice Luiz Cláudio de Aquino e o mais que suspeito Comitê de Gestão. Resultado concreto dessa história é que, no Barcelona, o presidente teve que cair fora por causa deste negócio, indício de que do ponto de vista do clube espanhol houve irregularidades na transação. Transação que, guardadas as proporções, tem semelhança com os negócios feitos pelos diretores da Petrobras... Outros atletas foram embora a partir de 2013: o goleiro Rafael, titular da Seleção, foi vendido por R$ 25 milhões; Felipe Anderson, uma das grandes revelações do clube, também saiu por R$ 23 milhões. Em 2014, o Comitê de Gestão fez uma parceria com uma empresa suspeitíssima de ser desonesta e levou Leandro Damião para a Vila Belmiro por R$ 42 milhões. Foi a maior transação do futebol brasileiro e também o pior negócio do Santos F.C. em toda a sua história. Jogador machucado, varzeano, sem nenhuma qualidade técnica para vestir a camisa do clube, passou a ganhar R$ 650 mil por mês. Nunca jogou nada, mas o ótimo treinador Oswaldo de Oliveira era obrigado a escalar. O time correu o risco de cair para a Série B e só escapou quando o atual técnico, Enderson Moreira, teve coragem para montar o seu time. Outra contratação desastrosa foi a de Thiago Ribeiro, que custou caro, ganha muito, mas que não joga nada. Pois bem! Jogador ruim todos os times têm, dirigentes incompetentes também. Mas a pergunta que se faz é que, além de incompetentes, a diretoria do presidente Odílio Rodrigues e do vice Luiz Cláudio de Aquino e o seu famigerado Comitê de Gestão não roubaram o clube?. Há fortes suspeitas de que isso ocorreu. Havia muito dinheiro no clube na gestão deles e o atual presidente Modesto Roma Júnior encontrou o Santos à beira da falência devendo 2 mil reais para uma floricultura. Modesto Roma, que tem DNA Santista, pois é filho de um homem que foi um dos melhores presidentes do Santos, está tentando acertar as coisas. Teve que contornar processos trabalhistas dos jogadores Arouca, Aranha, Mena e até do Leandro Damião, maior desperdício do clube. Está acertando os salários, contratando alguns bons jogadores, contando com a permanência de atletas que realmente gostam do clube. 2015 talvez não seja um ano de títulos. Mas certamente será o ano da recuperação do clube que é um dos maiores do mundo. Mas, o Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal, torcedores, Polícia Civil, Polícia Federal e Ministério Público precisam investigar. Como foi que, em menos de dois anos, Odílio Rodrigues levou o Santos Futebol Clube a uma pré-falência?. E, se comprovado o desvio de dinheiro que parece notório, colocar na cadeia e recuperar o que foi roubado. MOACYR CUSTÓDIO

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

TIÃO CARREIRO - 80 ANOS

O notável brasileiro José Dias Nunes, mais conhecido como TIÃO CARREIRO, se fosse vivo, teria completado no dia 13/12, 80 anos. Homem da roça, considerado como o maior violeiro do país, compositor e interprete da verdadeira música sertaneja, Tão Carreiro nasceu em Montes Claros-MG, morou em Paulópolis, Oriente, Flórida Paulista, Valparaíso e Araçatuba. cidades do Interior Paulista. Começou a carreira em Valparaiso com a Dupla Zezinho e Lenço Verde, depois formou a dupla Palmeirinha e Coqueirinho e depois Palmeirinha e Tietezinho. O primeiro disco foi gravado em 1956, já como Tião Carreiro (nome dado pelo compositor Teddy Vieira) com o parceiro Carreirinho. As primeiras músicas gravadas foram "Boiadeiro Punho de Aço" e "Cavaleiros de Bom Jesus", ambas de Teddy Vieira. Tião Carreiro formou dupla ainda com Paraíso e Praiano, mas o seu grande parceiro foi PARDINHO, com quem gravou 41 LPs, além de outros 27 discos com outros parceiros. Compôs mais de 300 músicas, ao lado de Teddy Vieira, Lourival dos Santos, Dino Franco, Moacyr dos Santos, José Fortuna, Carreirinho, entre outros. Foi casado com Nair e teve uma única filha, Alex Marli Dias, mãe de Renan, seu único neto. Tão Carreiro faleceu em 15/10/1993, aos 59 anos, em São Paulo. Seu corpo está sepultado no Cemitério do bairro da Lapa, zona Oeste da Capital.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Povo envergonhado

O Brasil já teve o melhor futebol do mundo. Não tem mais. Mas, apesar da humilhação que sofreu dentro de campo na Copa que sediou, continua sendo o maior campeão entre todas as seleções. Em outros esportes, surgem campeões pontuais em várias modalidades e a bandeira brasileira vive tremulando por todos os cantos do mundo. Temos aqui também as mulatas mais bonitas do planeta, as manifestações culturais únicas no mundo, belezas naturais, riquezas minerais e uma pequena, porém notável, reserva intelectual e científica que se destaca mundo afora. O Brasil é um país admirado no mundo todo, pois abriga em seu território continental povos de todas as raças e origens. Nossos lindos campos têm mais flores, nossos bosques têm mais vida, nossa vida no tem seio mais amores...e o sabiá canta aqui como em nenhum outro lugar. O povo brasileiro, porém, ultimamente anda triste, cabisbaixo, meio que querendo se esconder, até com um sentimento de culpa e com a sensação de que, apesar de todo o seu esforço, de sua dedicação ao trabalho e à ordem, anda fazendo coisas erradas. Essa sensação, que brota do fundo do coração e causa vermelhidão no rosto, é um sentimento peculiar e muito comum aos brasileiros. Ela é sentida por quem tem vergonha na cara! E o povo brasileiro anda envergonhado. Eis que todos os motivos de orgulho são agora colocados em segundo plano na medida em que o mundo fica sabendo que o Brasil está entre os primeiros colocados no quesito corrupção, ficando cada vez mais conhecido como “O País dos Corruptos”, como intitulou recentemente um jornal francês. Quem procurar o significado da palavra corrupção no dicionário, verá que é o mesmo que “decomposição”, “putrefação”, “depravação”, “desmoralização”, “devassidão”... Todas essas palavras decorrentes, vão significar, para os senhores e senhoras (sim, tem também muitas senhoras!) por elas qualificadas, na interpretação livre deste envergonhado articulista, a destruição do caráter, que leva os desavergonhados à podridão. Todos devidamente enquadrados na qualificação mais entendida no popular: ladroeira, roubalheira, desvio, desfalque, surrupio....mão grande tirando dinheiro público, colocando no bolso e gastando em bens móveis e imóveis para demonstrar aos vizinhos e amigos que é um homem rico e bem sucedido, quando na verdade é um homem ladrão, vagabundo e sem vergonha. Pobres filhos, netos, sobrinhos, tios e pais desses senhores corruptos e corruptores. A vergonha deles é muito maior, embora muitos desses entes também façam parte do esquema. O esquema gigantesco que se infiltrou na Petrobrás através de políticos, diretores, funcionários e executivos das principais construtoras do país, auxiliados por especialistas recrutados no “mercado da corrupção” (doleiros, lobistas, advogados...além de laranjas e tangerinas), surrupiou da empresa até o momento quantias que, somadas, chegam a R$ 20 bilhões, conforme avaliação divulgada pela Polícia Federal, que realiza a Operação Lava Rápido para investigar e prender os envolvidos. Já se sabe que, desta farra com o dinheiro da Petrobrás, participaram políticos de quase todos os partidos, mas o comando é, como foi no Mensalão, do pessoal da base aliada do PT, que está no poder há 12 anos e reeleito para mais quatro em outubro. A Petrobrás, maior empresa do país e uma das maiores do mundo na área de pesquisa, extração e distribuição de petróleo, começou a ser destruída em seu conceito de empresa confiável e perdeu tamanho e valores, a partir do Governo do PT. Seus três últimos presidentes foram nomeados pelo governo petista. José Eduardo de Barros Dutra, político filiado ao PT, nomeado por Lula, presidiu a empresa de janeiro de 2003 a julho de 2005, quando saiu para disputar eleição ao Governo de Sergipe, sendo derrotado; depois retornou como presidente da Petrobras Distribuidora, de setembro de 2007 a agosto de 2009, se afastando para disputar a eleição de presidente do PT, sendo eleito para o biênio 2010/12. Também foi senador por Sergipe e candidato derrotado ao governo sergipano e em outra tentativa ao Senado. José Sérgio Gabrielli de Azevedo, economista, também filiado ao PT, foi nomeado por Lula presidente da Petrobras e ocupou o cargo por sete anos, entre 2005 e 2012, mas já havia ocupado o cargo de diretor financeiro e de Relações com Investidores entre 2003 e 2005. E, por fim, na história recente de quem comandou a Petrobras, está Maria das Graças Foster, nomeada por Dilma Rousseff em fevereiro de 2012. Graça Foster trabalha na Petrobras há 37 anos, tendo começado como estagiária. Mesmo assim, agora como presidente da empresa, afirma que não teve conhecimento sobre o abrangente e grandioso esquema de roubo que vinha sendo executado nesses anos todos. Mas a vergonha do povo brasileiro não está apenas nesta clara e deslavada prova de que o roubo correu solto na Petrobrás, mas também nas evidências de que isso está ocorrendo o tempo todo em outras empresas estatais, em câmaras de vereadores, assembleias legislativas, governos estaduais, prefeituras e até, veja só o cúmulo da vergonha, nos conselhos de educação, saúde e agências reguladoras dos segmentos que deveriam manter o funcionamento do país e até nos tribunais de Justiça. O povo brasileiro já teve (e tem) motivos pontuais de vergonha: o massacre dos nossos índios, a farra dos imperadores, a escravidão, os golpes ao estado de direito, as ditaduras torturadoras e assassinas, a política partidária que manipula o voto de acordo com seus interesses. Agora, porém, chegou ao limite: o povo brasileiro está envergonhado ao ver que a Nação virou sinônimo de corrupção. O vereador safado, o prefeito ladrão, o deputado salafrário, o presidente cúmplice, os juízes complacentes, o gerente que dá um jeitinho...O povo brasileiro está sentindo vergonha das atitudes dos brasileiros que tinham a obrigação, por delegações a eles confiadas e pelos cargos que ocuparam ou ocupam, por agirem assim tão desavergonhados. Moacyr Custódio

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

DIA DO RÁDIO

Hoje (25/09) comemora-se no Brasil o Dia do Rádio. A data, oficializada pelos radialistas, é em homenagem a data de nascimento de Edgar Roquette Pinto (1884-1954), fundador da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, primeira emissora de rádio do país, em 1922. Em minha carreira de jornalista dedicada basicamente aos jornais impressos, tive a honra de trabalhar e colaborar com grandes emissoras de rádio: Rádio Cumbica-AM de Guarulhos, da qual sou um dos fundadores ao lado de Gerson Marcondes, Oswaldo de Carlos, Toninho Teixeira e Nairton de Castro, mantendo ainda o cargo honorário de Diretor de Jornalismo pela amizade com seu diretor-geral Gerson Marcondes; Rádio Bandeirantes-AM de São Paulo, em que trabalhei ao lado de mestres como Hélio Ribeiro, Antônio Carvalho, Walker Blaz, Eloy Lemos, entre outros; Rádio Vanguarda-AM de Sorocaba, da qual fui correspondente em São Paulo a convite de Salomão Pavlovsky; Rádio Boa Nova-AM de Guarulhos, da qual fui contratado durante mais de três anos como repórter, trabalhando ao lado de Domingos Paulo Mamone, Nino Campos, Geter Jacomini, Horácio Torres, entre outros; e Rádio Clube de Osvaldo Cruz, minha cidade natal, em que fui colaborador de J.Miguel como redator e produtor musical. Teve também a Rádio Auriflama-AM, que fez parte do Sistema Cumbica de Radiodifusão., onde também prestei serviços como jornalista ao lado de Ivo Plaza, Tabaco e outros. O Rádio sempre foi e continuará sendo o meio de comunicação mais autêntico e direto ao ponto para informar, prestar serviços, emocionar e promover ações para o bem comum. PARABÉNS a todos os radialistas de ontem e de hoje. Parabéns Joaquim Índio Maciel, diretor da Rádio Cumbica, e equipe técnica e comunicadores; parabéns à Áureo e Ariel Camargo, da Rádio Maranatha-FM de Rinópolis e a todos que fazem rádio no Brasil.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

MOACYR CUSTODIO É HOMENAGEADO COM O PREMIO GUTEMBERG DE JORNALISMO

O sonho de todo profissional é ser reconhecido pelo trabalho que faz, um dos meus grandes amigos, terá mais uma vez, seu trabalho reconhecido. O amigo em questão e o competente jornalista Moacyr Custodio, que completa neste ano 40 anos de jornalismo. Mas engana quem pensa que ele é apenas mais um jornalista "das antigas", ele é antenado, bem informado em todas as áreas. Atualmente, é redator-chefe do Grupo "Folha de São Miguel", redator do jornal "Arujaense", colaborador do "Jornal de Osvaldo Cruz", no rádio, outra paixão deste grande cidadão trabalhou nas rádios Bandeirantes, Boa Nova de Guarulhos, Vanguarda de Sorocaba, Auriflama, Clube de Osvaldo Cruz e é fundador e diretor de Jornalismo da Rádio Cumbica-AM de Guarulhos, apreciador da boa musica raiz, ajuda divulgar as duplas da região, tambem aficcionado pelo futebol, Santista de carteirinha é um apreciador dos times do interior mais propriamente dito para o Osvaldo Cruz F.C. , para o Marília e para o União de Mogi das Cruzes. Mas falemos do premio que este cidadão, no dia 23/09 a partir das 19h30, a Associação Comercial de São Paulo, faz a entrega do PRÊMIO GUTEMBERG DE JORNALISMO, no SESC-Belenzinho. Nas palavras do próprio Moacy Custodio: "Eu já recebi o Prêmio Esso de Jornalismo, mas este é o mais importante de minha carreira: é uma homenagem ao meu trabalho nos jornais de bairro da Zona Leste de São Paulo." PARABENS MOACYR!!!!
Sorridente & Zaqueu Suely Hilario - Jornalista Moacir Custodio.,

PRÊMIO GUTEMBERG - ALINE SUELEN TEIXEIRA

PRÊMIO GUTEMBERG Neste dia 23/09, a partir das 19h30, a Associação Comercial de São Paulo, faz a entrega do PRÊMIO GUTEMBERG DE JORNALISMO, no SESC-Belenzinho. Fui indicado pelo jornal FOLHA DE SÃO MIGUEL, pelo jornalista Antônio José Mendes Teixeira, o Toninho Teixeira. Segundo ele, será uma grande honra receber este prêmio, no ano em que completa 40 anos de Jornalismo. Moacyr Custódio é redator do SP Center há 10 anos. Trabalhou nos jornais "A Gazeta Esportiva", "Folha de São Paulo", "Folha da Tarde", "Diário de Guarulhos" e Shopping News". Nos jornais de bairro trabalhou no "Notícias de Itaquera", "José Bonifácio em Notícias", "Itaquera em Notícias", "Jornal MB", "Folha de Guaianases", "Folha do Itaim Paulista". Moacyr Custódio foi também repórter, redator e editor dos jornais "Jornal do Bairro Alto" (Natividade da Serra), "Jornal da Santa Inês", "Jornal Amiri", editados por meu pai Elias Teixeira. Editou e escreveu as primeiras edições do 'JORNAL DO SINCOESP", do Sindicato dos Lotéricos do Estado de São Paulo. Foi assessor de Imprensa constituinte ao lado do deputado Gerson Marcondes. No rádio, trabalhou nas rádios Bandeirantes, Boa Nova de Guarulhos, Vanguarda de Sorocaba, Auriflama, Clube de Osvaldo Cruz e é fundador e diretor de Jornalismo da Rádio Cumbica-AM de Guarulhos. Atualmente, é redator-chefe do Grupo "Folha de São Miguel", redator do jornal "Arujaense", colaborador do "Jornal de Osvaldo Cruz". Foi também assessor de Imprensa da Sociedade Esportiva Matonense e do Santos F.C., time do qual é torcedor meio que fanático. O Moa torce também para o Osvaldo Cruz F.C. , para o Marília e para o União de Mogi das Cruzes. O Moacyr, que tem 59 anos, é casado com Edileusa e pai do Moacyr Júnior, do Juliano, do Rodrigo (falecido) e do Diogo, que foi meu amigo de infância. . Seu pai, Alberto Batista Custódio, já falecido, foi um dos pioneiros da cidade de Osvaldo Cruz, e sua mãe, dona Cândida Basillo Custódio, mora no bairro de Guainases, em São Paulo. Tem um irmão, o engenheiro Antônio Custódio. Moacyr é meu amigo desde que eu era criança e me ensinou uma coisa importante que levo em minha vida: ser autêntica e gostar do que faz, mesmo que muita gente não goste. PARABÉNS, MOACYR.....suas conquistas me faz sentir orgulhosa, aos lado de meu pai Elias Teixeira, de minha mãe Nira e de minhas irmãs Karina e Daina. Beijos, ALINE SUELEN TEIXEIRA

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Não vote em estranhos. Vote no candidato que conhece a sua aldeia

Já que o Congresso não faz a reforma política urgentemente necessária no Brasil, na qual certamente estaria incluso o voto distrital, façamos nós a reforma da política e dos políticos. Eu, você e todos os nossos vizinhos sabemos que o nosso voto nas últimas e nas penúltimas eleições não tem trazido muito resultado. A gente vê e ouve candidatos com palavras bonitas, bem elaboradas, sobre os problemas que temos na Educação, Saúde....prepare-se: a partir do dia 19 de agosto, você vai ver e ouvir, na TV e no rádio, aqueles mesmos candidatos dizendo que, se eleito for, vai resolver todos os problemas da Educação e da Saúde. Olhe bem para a cara deles! Muitos jamais farão nada pela qualidade do ensino, porque nunca leram a cartilha Caminho Suave e jamais frequentaram uma faculdade como aluno. Muitos até fizeram faculdade, mas como servente de pedreiro na construção, aliás, uma profissão digna, como são todas as profissões exercidas com honestidade, mas a gente está vendo aí que ter sido torneiro mecânico, sindicalista, dona de lojinha, não recomenda ninguém para cuidar de coisas sérias, como, por exemplo, ser presidente da República, governador, senador, deputado...assim como também não recomenda ninguém diplomas de doutores e doutorados, mestres e mestrados. E muitos que falam de Saúde, estão contaminando a vida pública brasileira. Agora mesmo tem um que tem tudo isso, mas que está preso lá na Papuda condenado por roubo e formação de quadrilha....e tem outros doutores que deveriam estar presos, mas só não estão porque o dinheiro que roubaram compra a sua liberdade. Mas, estávamos falando de reforma política, aquela que nunca sai, mas que a gente pode fazer. Mas como fazer? Primeiro vamos agir como um chefe de departamento pessoal: no caso dos candidatos a presidente, governador e senador, é preciso ver os currículos. A formação escolar, a qualificação para o cargo, os trabalhos que realizaram, as cartas de referências, o atestado de antecedentes, a comprovação de domicílio e por quem foi recomendado. Observe que o indicado pode até ser bom, mas os indicadores são péssimos e vão transformar a empresa (governo) em uma coisa contaminada de fora para dentro. Então, veja quem é, com quem anda, por onde andou, antes de escolher o seu futuro presidente, governador e senador. Quanto aos deputados federais e estaduais, todos eles andam em descrédito há muito tempo. A maioria safada, corrupta e preguiçosa leva nesta esteira um bom número de parlamentares comprometidos com seus princípios, de bom caráter e que merecem a reeleição. Ao mesmo tempo, novos candidatos com potencial para clarear a escuro cenário político acabam virando a mesma coisa, sem merecer. Assim como também têm novos candidatos que são piores que os que já estão lá. A nossa missão é usar a cabeça: votar com inteligência, ignorando completamente o que os programas eleitorais do rádio e da televisão mostram. Aquilo é coisa de marqueteiro, produzido para te convencer, com imagens montadas, com personagens remuneradas, pura propaganda enganosa. As pesquisas também não refletem a realidade: algumas são compradas, outras não atingem nem 1% da opinião pública. O certo mesmo é votar em quem você conhece, aquele candidato que mora, já passou, já fez alguma coisa útil, está sempre presente e é conhecido na sua aldeia. A sua aldeia é a mais bonita do mundo e quem não a conhece não merece o seu voto de confiança. Moacyr Custódio (www.spcenter.com.br)