sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Campeonato Paulista da Série A-3 terá nova fórmula de disputa em 2012

A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu na quinta-feira (27) a fórmula de disputa do Campeonato Paulista de Futebol, Série A-3, em 2012, que tem o Osvaldo Cruz F.C. como o único participante da região da Nova Alta Paulista.

Como já estava previsto, os grupos regionalizados foram extintos. Em 2012, os 20 clubes se enfrentarão em turno único, com todos jogando contra todos. Após esta etapa, os oito melhores se classificam para a próxima fase, quando serão formados dois quadrangulares, com os dois melhores classificados desses grupos subindo para a Série A-2. O campeonato começa no dia 29 de janeiro.

O Campeonato Paulista da A-3 terá a participação dos quatro clubes que subiram da Segunda Divisão: Independente de Limeira, Capivariano de Capivari, Barretos e Guaçuano de Mogi Guaçu, e os quatro que caíram da Série A-2 este ano: Marília A.C., Sertãozinho, São Bento de Sorocaba e Rio Branco de Americana.

Os clubes que permaneceram na A-3 em 2011 e disputarão em 2012 são: Osvaldo Cruz, XV de Jaú, Batatais, Francana, Internacional de Bebedouro, Taubaté, Flamengo de Guarulhos, Juventus, Itapirense, Internacional de Limeira e Taboão da Serra.

Série A-2

A Série A-2, que também começa no dia 29 de janeiro, terá o mesmo regulamento e fórmula de disputa da Série A-3. Contará com as equipes que caíram da A-1 neste ano: São Bernardo, Noroeste de Bauru, Santo André e Grêmio, que era de Presidente Prudente, voltou a ser Barueri, e ninguém sabe para onde vai este clube sem casa, sem bandeira e sem graça.

Os clubes que subiram da A-3 para a A-2 são: Penapolense (Penápolis), Velo Clube (Rio Claro), Santacruzense (Santa Cruz do Rio Pardo) e São Carlos.

Esses quatro clubes oriundos da A-3 têm prazo até o dia 15 de novembro para enviar à FPF documentação que comprove capacidade de mínimo de 15 mil pessoas em seus estádios. Se isso não ocorrer, de acordo com a FPF, não poderão disputar a A-2, dando lugar aos outros quatro melhores classificados, que são XV de Jaú, Grêmio Osasco, Taubaté e Flamengo de Guarulhos.

Grêmio Osasco e Flamengo não manifestaram interesse em disputar a Série A-2, podendo entrar por esta porta dos fundos o Batatais, o Juventus e a Internacional de Limeira.

Ocorre que de todos esses que estão na “boca de espera” apenas Taubaté, XV de Jaú e Inter de Limeira têm estádio para 15 mil pessoas.

A confusão está armada e os próximos capítulos serão escritos nos próximos dias, já que a FPF tem prazo para divulgar as tabelas até o dia 30 de novembro, de acordo com o Estatuto do Torcedor.

Série A-1

A Série A-1, a chamada elite, que tem o Santos (campeão deste ano), Corinthians, Palmeiras e São Paulo, terá como novidade os quatro clubes que subiram da A-2, que são Guarani de Campinas, XV de Piracicaba, Comercial de Ribeirão Preto e Catanduvense.
Moacyr Custódio

Nenhum comentário:

Postar um comentário