quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Rinópolis participa de reunião do Programa Município Verde Azul em Lins

Foi sediada em Lins, na manhã do último dia dia 5/10, a reunião regional de capacitação de interlocutores do Programa Município Verde Azul (PMVA), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O encontro teve a participação de representantes de 43 municípios do Oeste Paulista, das regiões de Garça, Bauru e Marilia. A reunião foi realizada no auditório da SABESP.
O PMVA consiste num trabalho de parceria e trabalho integrado entre o município e o Estado de São Paulo, voltados para o desenvolvimento de ações em favor do meio ambiente. Os municípios elaboram um plano de ação e anualmente recebem uma nota ambiental, que avalia o desempenho nas dez diretivas que regem o Projeto: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.
Neste ano de 2011, o PMVA passou por uma reestruturação estratégica a partir de reuniões consultivas realizadas com representantes dos municípios em que foram consideradas propostas para aperfeiçoar os critérios de avaliação do Programa, visando conferir maior transparência e valorização das iniciativas locais. A nova resolução foi publicada em julho de 2011.
As reuniões de capacitação estão sendo realizadas em várias regiões do Estado com o objetivo de apresentar os critérios revisados e capacitar os interlocutores para o alcance das metas propostas.
A cidade de Rinópolis esteve presente com a interlocutora municipal de Rinópolis, Natalia Cedran Bergamini e a vereadora Graziela de Lima Tomé Trevisan.
No ano passado, Rinópolis obteve a certificação de Município Verde Azul pela primeira vez, resultado de um projeto e trabalhos desenvolvidos pelo então coordenador do Meio Ambiente Fábio Luiz Cruz, do prefeito Valentim Trevisan e do vice-prefeito José Ferreira de Oliveira Neto.
M.C.



Vereadora Graziela Trevisan, Mauro Haddad (gerente do PMVA da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo), e Natália Cedran Bergamini, coordenadora do Meio Ambiente de Rinópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário