Parte da Sociedade esconde o idoso porque, na verdade, não quer ver o idoso, porque ele representa o que ela, inconscientemente, rejeita, e esta situação pode acabar em agressão e maus tratos. Mas o pior é que não são casos isolados. Os números são assustadores. Segundo o Instituto Nacional de Ciências Criminais cerca de 650 mil idosos são agredidos a cada ano.
Os idosos são vítimas de todo tipo de violência e os números devem ser maiores, já que o medo cala as vítimas, que, além de maus tratos sofrem de abuso financeiro.
Os crimes de abuso financeiro são atualmente o que mais atingem os idosos brasileiros. São as situações em que os idosos tem suas pensões e aposentadorias gastas por um familiares, cartões magnéticos retidos por parentes ou são obrigados a contrair empréstimos consignados a pedido de filhos ou integrantes da família, que acabam não pagando suas dívidas. Essas violências variam de insultos e agressões físicas perpetradas por familiares e “cuidadores” até maus-tratos em hospitais.
O que é abuso financeiro
São tentativas de forçar procurações que dêem acesso a bens patrimoniais dos idosos, na apropriação de bens e imóveis sem o seu consentimento, por meio de expulsão do seu tradicional espaço físico ou por confinamento em algum aposento mínimo. As queixas de abusos econômicos e financeiros se associam a várias formas de maus-tratos físicos e psicológicos que produzem lesões, traumas ou até a morte. Mas isso não está só na família, está presente nas relações do próprio Estado, frustrando expectativas de direitos ou se omitindo em sua garantia. Ocorre frequentemente mos tramites de aposentadoria e pensões.
Precisamos olhar esta situação vivida por muitos aposentados e pensionistas que, além de não poderem usufruir de seus vencimentos, ainda têm, muitas vezes, seu nome inscrito no Serviço de Proteção ao Credito (SPC) em virtude do acúmulo de compras feitas em seus nomes, como também ao crescente número de empréstimos a eles concedidos. Além de se apoderar do seu cartão do INSS, um fato muito comum é o empréstimo por consignação que é descontado do beneficio do INSS. Muitos avós e pais são obrigados a fazerem empréstimos para seus netos e filhos
Além de toda essa exploração, o idoso tem também sua exclusão social iniciada geralmente na família.
O que é maus-tratos
Maus-tratos são todos os atos únicos ou repetitivos com a pessoa idosa, em que ocorre dano ou incômodo. Maus-tratos podem ocorrer dentro de casa, nos hospitais, nas instituições asilares. Geralmente, o agressor é um familiar que manda “calar a boca”, grita e ameaça. Isso é violência psicológica.
O descuido (deixar de cuidar) e a negligência, o esquecimento de providenciar alimentação, moradia, higiene, medicamentos e proteção econômica, também envolve situações em que não se permite que outras pessoas providenciem os cuidados devido ao idoso
No Brasil, 90 mil idosos, vítimas de violência, são internados por ano. Estima-se que os números sejam maiores, já que vários casos não são denunciados.
Pesquisas mostram que 70% de lesões e traumas não são registrados.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 13 mil idosos morrem por ano, vitimas de violência e acidentes. Desse total 10% são assassinados.
A cidade de Araraquara teve nesses últimos dois anos 14 agressões a idosos que acabaram em internações e dois deles acabaram em morte, segundo o CRIA (Centro de Referência do Idoso) acredita-se, também aqui, que o número seja maior, pois muitos casos não são denunciados.
Em Marilia, o disque idoso, serviço da Secretaria de Assistência Social, recebeu 117 denúncias de maus- tratos e abandono nos primeiros cinco meses de 2010 e, nos últimos 16 meses, 306 denúncias.
O alto número de vítimas se deve pela vitima não romper o silêncio. “Ele prefere sofrer a violência a denunciar. Se queremos mudanças cada um deve fazer sua parte, denunciado”, afirma o promotor Lúcio Flavio Faria, da Promotoria do Idoso.
O Disque Denúncia é o canal de comunicação que todos os cidadãos podem utilizar para fornecer informações sobre crimes e qualquer ato de violência de forma segura e anônima. No primeiro semestre deste ano foram feitas 1.371 denúncias em todo o Estado de São Paulo.
As pessoas tem que se conscientizarem de que maus-tratos e qualquer violência contra o idoso é crime e devem ser denunciados. Sua identidade será preservada. Disque Denúncia 181 atende 24 hs.
Helena Massuzaki
O jornal Cidade de Rinópolis ouviu rinopolenses sobre o assunto. Veja o que eles disseram:
2468 - Cláudio Jesus Druzian, funcionário público municipal: “A agressão ao idoso surge da falta de amor do agressor, isto é, quando o agressor quando criança não recebe amor de quem ele amava é uma questão de tratamento psicológico mais do que a atividade ele representa na Sociedade. Como pode dar o que não recebeu?”
2469 - Juliano Jefferson Garcia Barbosa, funcionário público municipal : “Vai contra o amor que Deus nos ensinou. Amar os idosos é uma questão de humanidade com aquelas pessoas que muito contribuíram para o progresso do nosso pais.
O respeito é necessário, o carinho e compreensão com nossos idosos”.
2473 - Messias Bertolazzo, professor aposentado:
“A existência de uma forma geral está expandida no mundo inteiro. No Brasil, o poder público esta a mercê dos delinquentes e bandidos. Assim, notamos que o Estado esta cada vez mais frágil na proteção a Sociedade. Isto precisa ser mudado. E só será quando a política, de uma forma global, se tornar mais séria e eficiente”
2476 - Marilia Raquel Rodrigues, secretária do Sispumur: “Na minha opinião isso é uma tremenda falta de respeito, não só ao idoso, mas também a toda cidadania. Esses marginais tèm que ser punidos como um homicida. Pessoas são pessoas, independente se são idosas ou jovens. Os idosos devem ser respeitados e amados como todos”
2477 - Daniel Ferreira da Costa, vereador:
“Em primeiro lugar temos que agradecer aos nossos pais e aos idosos, porque nos criaram com carinho quando a gente mais necessitou. Se hoje eles estão precisando de nosso carinho, porque não retribuir o carinho que nos deram? Essas pessoas que ficam maltratando os idosos deviam olhar para trás e ver que eles nos criaram e deviam ter mais amor e compreensão”.
2480 - Edmilson Wolff Conti, vereador:
“Acredito que as agressões e outros crimes contra idosos são consequências da falta de investimentos no ser humano, que fez as pessoas perderem os valores humanos e não respeitam idosos e crianças.
É preciso muito investimento em ação social”
2482 - Clodoaldo da Silva, comerciante : “Eu acho que deve ser muito a falta de Deus no coração das pessoas. Hoje em dia as pessoas colocam o dinheiro, o luxo em primeiro lugar e se esquecem de respeitar o próximo. Eu acho que a Sociedade está perdendo o verdadeiro valor da vida e tem gente que esquece que também ficara idosa”
2484 - Ailton Fraga, dirigente partidário (PT): “A gente tem que respeitar mais os idosos e as leis brasileiras agir com mais rigor”.
2486 - Jose Ferreira de Oliveira Neto, vice- prefeito: “Nossa Sociedade esta cada vez mais perdendo os valores morais e espirituais. Todo tipo de preconceito é inaceitável. O vazio no coração do homem só pode ser preenchido com o amor e a graça de Deus”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário