terça-feira, 30 de agosto de 2011

DEPOIMENTOS

Corrupção pipoca por todos os lados e presidente tenta limpar sujeira da própria casa


A presidente Dilma Rousseff está passando boa parte de seu tempo, nesses quase oito meses em que assumiu a Presidência da República, fazendo faxina. É impressionante a sujeira proporcionada pela política corrupta que se instalou no Governo Federal, espalhando-se por vários ministérios, envolvendo ministros, funcionários do alto escalão, e muita gente que dava sustentação ao governo mantida e indicada pela base aliada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que, portanto, foi colocada por ele no governo.

Muito mais do que fazer uma limpeza na casa, a presidente está fazendo uma faxina na própria casa, já que ela fazia parte do governo anterior e o seu partido, o PT, em nome da governabilidade, não se preocupou com o passado de seus aliados e acabou levando para ministérios, empresas estatais e órgãos federais uma verdadeira quadrilha que se infiltrou nos gabinetes e é suspeita de toda sorte de irregularidades, desde tráfico de influência, enriquecimento ilícito, concorrências e licitações fraudulentas até roubo explícito de dinheiro público mesmo.

Nesse curto período já caíram quatro ministros e, com exceção do ministro da Defesa Nelson Jobin, todos envolvidos em ações muito mais que suspeitas. Mais de uma centena de funcionários acusados de corrupção também foram demitidos ou afastados. O Brasil tem tradição em corrupção, que vem desde os tempos do descobrimento, passando pelo Império, pelos regimes de exceção, até as repúblicas capengas, mas nunca se viu um volume tão grande em um governo só.

Reportagem: Moacyr Custódio/Helena Massuzaki

O jornal Cidade de Rinópolis ouviu cidadãos rinopolenses sobre o que acha da corrupção no governo e da chamada limpeza que a presidente Dilma Rousseff esta fazendo?

1- Kang Barake, diretor de Saneamento: “Acho que é uma vergonha o que acontece. Na minha opinião, a população teria que cobrar mais e escolher melhor em quem votar nas eleições, para não acabar colocando bandido para administrar nosso pais”.

2- Patrícia Fiorillo dos Santos, estagiaria: !Na minha opinião, enquanto o pais continuar conivente e passivo ao assunto, a corrupção, existirão muitos políticos impunes.O jeito é começarmos a tomar posse do que é direito, ou seja tomar uma atitude, se expressar e demonstrar nossas opiniões”

3- Airton Picolo, vereador: “Se tivermos políticos sérios e honestos, comprometidos com o bem estar do povo, isto não estaria acontecendo. Quanto a limpeza, não é mais que obrigação da presidente, porque não podemos mais aceitar tanta corrupção e “maracutaias” no governo. Enquanto esses maus políticos se apoderam do dinheiro público, o povo sofre com a falta de serviços que são prestados pelo governo”.

4- Edmilson Wolff Conti, escrivão de Polícia e vereador: “A corrupção no governo é consequência de vários fatores, sendo a pouca educação uma das mais importantes, pois um povo com conhecimento melhor escolhe melhor seus governantes.Quanto a “limpeza” da Dilma, acho que é preciso mais ação e menos palavras”

5- José Ferreira de |Oliveira Neto, vice-prefeito: “A presidente está agindo certo. É preciso fazer mesmo uma limpeza geral na política, banir e punir os corruptos. A corrupção tem raízes históricas e, infelizmente, a honestidade, que deveria ser regra, passou a ser exceção. Temos que acabar com esta vergonha utilizando nossa única arma, que é o voto”

6- Rinaldo Jordão Garcia, comerciante: “Acho que é um absurdo o que está acontecendo. Estão trocando umas pessoas por outras das mesma panela, não vai virar nada”.



7- Rinaldo Sorroche, comerciante: “Acho que é um absurdo essa corrupção no Brasil. Deveria fazer uma limpeza total, porque essas pessoas deveriam pagar por seus atos. Tem um ditado que diz que ‘só existem leis para os da classe média e média baixa’. Se um pobre coitado roubar uma galinha, vai preso na hora, enquanto que esses políticos corruptos roubam milhões dos cofres públicos e difícilmente vão presos. Deveria mudar as leis e a lei ser igual para todos e ter mais justiça para todos”.

8- Laerte Sprocate, produtor cultural: “A corrupção está inserida no Brasil desde o seu descobrimento. Os corruptos esta acostumados, com seu jeito brasileiro, a corromper e ser corrompido, e isso tornou fácil introduzir a corrupção no pais. Tem que haver mais leis para punir o corruptor e o corrompido. A impunidade gera mais corrupção e isso existe em toda parte, não só na política, mas em toda parte do pais”

9- Silvio Morcelli, diretor de Educação, Cultura e Esportes: “Hoje o Brasil está vivendo uma época de maior corrupção no governo. O PT pregava a maior moralidade e hoje seus integrantes e o grupo de apoio estão cada vez mais envolvidos em escândalos. Nunca houve tantos escândalos envolvendo políticos em nosso pais. Como diz o repórter, ‘isto é uma vergonha’”.

Saygon Modas: novidades para você causar impacto no rodeio de Rinópolis

A Festa do Peão Boiadeiro de Rinópolis acontece de 8 a 10 de setembro e é considerada como uma das melhores da Alta Paulista. Os rinopolenses e moradores da região já estão se preparando para o evento e todos querem estar vestidos à caráter na festa.

E, como faz em todos os anos, a Saygon Modas já está com grandes novidades para quem deseja “causar” impacto no Rodeio. Roupas no estilo para homens, mulheres e crianças, camisetas e acessórios já estão expostos em sua vitrine para seus clientes apaixonados pela grande festa country de Rinópolis.

Na Saygon você já pode encontrar as últimas novidades das marcas Vaqueiros, 20X, Wrangler, Radade, Dock’s e Nocona para ir muito bonita (ou muito bonito) ao rodeio.

Além da moda country, você também encontra na Saygon grande variedade de roupas da moda, destacando-se também as grifes Colcci, Morena Rosa, Acostamento, Maria Valentina, Zinco, entre outras.

Com preços acessíveis, facilidade no pagamento e o ótimo atendimento de uma equipe especializada em elegância, a Saygon já está em ritmo de rodeio e pronta para deixar seus clientes em dia com a moda. A Saygon fica na rua professor Sud Menucci, 114, telefone: (18) 3583-1164.

M.C.

Blitz da Rádio Interativa-FM em Rinópolis

A Rádio Interativa-FM (89,5), de Tupã, realizou sábado (13) uma blitz em Rinópolis, com entradas ao vivo da cidade em sua programação. A equipe ficou concentrada na Praça da Matriz, em frente a Relojoaria Ricardo, e circulou pela cidade. Foram entrevistados ouvintes, que ganharam brindes, e colocados adesivos da emissora em veículos.

O prefeito Valentim Trevisan também foi entrevistado e funcionários da Saúde, caracterizados de “Zé Gotinha”, em razão da Campanha de Vacinação contra a Pólio que se realizava naquele dia, divulgaram a campanha e passearam pela cidade no carro da emissora.

PEQUENAS PALAVRAS

Mesmo saco

O prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (Dr. Hélio, do PDT) foi cassado pelos vereadores. Ele é acusado de omissão diante do esquema de corrupção que teria sido montado por sua mulher, Rosely Nassim Santos. Dos 33 vereadores da cidade, 32 votaram a favor do impeachment do prefeito. O cargo será ocupado pelo vice-prefeito Demétrio Vilagra (PT), suspeito de envolvimento no mesmo esquema de corrupção. Aí está um exemplo da política do Brasil: sujos e esfarrapados ocupam o mesmo balaio...

Encurralado

Se ficar o bicho come...se correr o bicho pega...

Velocidade

Para se ter uma ideia de como a corrupção está insustentável no Brasil...veja só: não deu tempo de a Helena Massuzaki, repórter deste jornal, alterar a matéria desta edição, em que colheu depoimentos sobre a roubalheira. Quando a matéria já estava fechada, mais dois ministros do governo Dilma Rousseff foram acusados de irregularidades e outro estava cai não cai...

PAC urgente

Pelo jeito, a presidente Dilma precisa acelerar a construção de mais presídios...daqueles com mais conforto, se é que me entende...

Pesadelo

Não deve ser nada fácil para a presidente Dilma acordar todos os dias diante de um novo escândalo.

Plural

Escrevi aqui que é feio um professor “engolir” os “s” nas frases no plural. Entre os mais de 150 mil mestres do Estado, teve um que confessou.

Realizada no Jardim São Matheus a 2ª. Festa do Cachorro Quente

Funcionários do CEI (Centro de Educação Infantil) “Pedacinho de Céu” do Jardim São Matheus organizaram na noite de sábado (20) a 2ª. Festa do Cachorro Quente, que contou também com trabalho de voluntários do bairro.

Segundo a coordenadora Fabiana Gonçalves de Lima, a festa teve a finalidade de arrecadar fundos para as festas que a escola realiza para as crianças, como as do Dia da Criança e de Natal.

A festa contou com a colaboração do comércio de Rinópolis, que doou produtos e adquiriu cupons para retirar os sanduíches na noite de sábado. Durante todo o dia de sábado, funcionários e voluntários, coordenados por Fabiana, que está grávida de oito meses, trabalharam intensamente preparando o evento, que foi realizado no Centro Comunitário do Jardim Mariana.

Foram vendidos mais de 1.000 cachorros quentes, servidos com grande variedade de ingredientes, como batata palha, milho verde, frango desfiado, salada e molhos. O sanduíche é considerado como um dos melhores da cidade.

Em entrevista ao jornal Cidade, Fabiana agradeceu a colaboração dos comerciantes pelas doações, dos funcionários e voluntários pelo trabalho e dos moradores da cidade pela participação.

M.C.

ENTREVISTA

“Rinópolis deverá ter candidato único a prefeito”

Baiano Trevisan, líder político de Rinópolis, diz que a cidade mudou para melhor a partir do prefeito Toninho Reis e que Valentim Trevisan será o melhor prefeito da história do município.

O psicultor Evaldo Trevisan, conhecido por todos como “Baiano”, ocupou uma cadeira na Câmara Municipal de Rinópolis por quatro mandatos consecutivos (1982/1997). Ao concluir seu último mandato, deixou de disputar cargos eletivos, mas não se afastou da política.

Pelo contrário: sua presença é notada de forma contundente e até decisiva em todas as eleições e o seu apoio chega a ser disputado entre os candidatos, graças sua experiência e conhecimento da política da cidade e a credibilidade que desfruta junto à população. No ano passado, seu apoio ao deputado Roquinho Barbieri, de quem é amigo e correligionário há muitos anos, o transformou no mais votado em Rinópolis e nas últimas eleições para prefeito seus candidatos saíram vitoriosos das urnas. Em 2008, seu apoio também ajudou a eleger a vereadora Graziela Trevizan, que foi a segunda mais votada na cidade.

Aos 57 anos, nascido e criado em Rinópolis, Baiano Trevisan tem pouca escolaridade (concluiu apenas o antigo quarto ano primário), mas muito conhecimento da política local. “Entendo um pouco de peixe e política”, diz ele.

Além da política, Baiano tem história ligada ao esporte de Rinópolis, tendo participado e incentivado o Rinópolis Futebol Clube em grandes conquistas regionais e no futebol profissional. Dirigiu também o Jureminha, famoso time amador da cidade. Torcedor do Palmeiras, atualmente Baiano é presidente do Clube da Bocha.

Um dos maiores psicultores (criador de peixes) da região e proprietário de um restaurante em Santa Mercedes, Baiano Trevisan é casado com Maria Alice e pai de um casal de filhos, Carlos Alessandro e Sandra Milene. Uma de suas ações sociais mais conhecidas, realizada nos últimos 10 anos, é a distribuição de peixes para famílias rinopolenses na Sexta Feira Santa. Este ano foram distribuídos 1.000 quilos no Conjunto Mário Covas.

A pouco mais de um ano das eleições municipais de 2012, a cidade vive a expectativa das eleições para prefeito, com pelo menos três nomes (vice-prefeito Neto, Toninho Reis e Claudete Pinheiro) surgindo como pré-candidatos à sucessão de Valentim Trevisan, que até o momento mantém a decisão de não se candidatar à reeleição.

Assim, o jornal Cidade de Rinópolis ouviu Baiano Trevisan sobre sua expectativa em relação as próximas eleições. O líder político rinopolense esteve na redação do jornal na manhã de quinta-feira (18), onde deu a seguinte entrevista à Moacyr Custódio e Helena Massuzaki:

Cidade de Rinópolis – Qual a sua expectativa em relação a próxima eleição para prefeito em Rinópolis?

Baiano Trevisan – Na minha opinião, Rinópolis deverá ter candidato único. Pelo que estou acompanhando, a tendência é esta.

Cidade – Mas há uma tendência que indica que pode haver pelos menos três candidatos. O sr. acha isso possível?

Baiano – Poderá acontecer, desde que “rache” o grupo que inclui Valentim, Neto e Toninho Reis. Se este grupo não se unir, a Claudete pode ser a terceira candidata, mas quero crer que este grupo saia unido. Hoje, no meu modo de ver, deve ser Toninho Reis prefeito e Neto vice.

Cidade – O Neto tem intenção de ser candidato a prefeito, como isso poderá se resolver?

Baiano – Pode ser o contrário também. Neto prefeito e Toninho vice. Vai depender dos entendimentos deles.

Cidade – O sr. sabe se eles estão conversando sobre isso?

Baiano – Com certeza, sim. Já houve reuniões entre os três, afinal são do mesmo partido e fazem parte da atual administração. Não se decidiu nada, mas já houve conversas.

Cidade – E a candidatura da Claudete?

Baiano – Se o grupo do Valentim e do Toninho não se unir, ela poderá ser a terceira candidata e com muitas chances de ganhar.

Cidade – O sr. acha que Valentim, Neto e Toninho formam um grupo?

Baiano – Claro que acho. Os três realizam uma ótima administração na cidade, estão juntos na Prefeitura. É um grupo político natural.

Cidade – Há muita especulação sobre os possíveis candidatos à vice-prefeito...fala-se em muitos nomes..o vice influi até que ponto?

Baiano – Pode influir se o Toninho for o candidato a prefeito e o Neto o vice dele, aí sim. Outro vice não influi em nada.

Cidade – O sr. acha que o Neto, que já é vice-prefeito, concordaria em ser vice novamente?

Baiano – Eu acredito que ele deve aceitar porque aí vai ser uma eleição tranquila...ele é novo e pode daqui a quatro anos ser o prefeito..aí o Toninho o apóia como candidato único outra vez.

Cidade – Foram feitas algumas pesquisas na cidade, com resultados diferentes..o sr. tomou conhecimento delas?

Baiano – Eu acredito em pesquisas, desde que feitas corretamente...as pesquisas verdadeiras sempre deram certas. Eu acredito nas pesquisas, sim, hoje o Toninho está na frente e precisa mudar muito o patamar “da coisa” para que o Toninho caia.

Cidade – E a candidatura do prefeito Valentim à reeleição? O sr. acharia viável?

Baiano – A candidatura do Valentim pode acontecer, sim, se o Toninho e o Neto não se unirem. Na minha opinião, podem lançar o Valentim e fica do jeito que está. E tem grande possibilidade de ganhar.

Cidade – Qual a avaliação que o sr. faz da atual administração?

Baiano – A atual administração é muito boa, nota 10. Só que politicamente é zero.

Cidade – E o Pinheiro Neto, que já foi prefeito, não pode ser candidato com chances de ganhar?

Baiano – Acho que não. Acredito que, pelo que vejo hoje, ele pode perder até a próxima eleição para vereador.

Cidade – Por sua experiência em eleição, conhecido como “pé quente”, acredita que pode vingar esta sua tese de candidatura única?

Baiano – Eu acredito que Rinópolis desta vez vai ter candidato único.

Cidade – E se isso não acontecer e saírem três candidatos, quem ganha?

Baiano – Eu ainda acredito no Toninho Reis, mas, se isto acontecer, tem uma grande possibilidade de ganhar a Claudete, porque aí vai “rachar” o grupo e ela vai acabar se sentindo mais fortalecida.

Cidade – Caso a Claudete não seja candidata, os votos dela podem migrar para quem?

Baiano - Eu acredito que fica meio a meio...dizem que os votos dela podem ir para o Neto, mas sei que existe muita gente do grupo dela que pode votar no Toninho.

Cidade – O perfil do eleitor está mudando..o que acontecia no passado pode não acontecer hoje, já que há uma nova mentalidade. O que o sr. acha?

Baiano – Mudou, sim, o perfil do eleitor. Antigamente se votava em troca de alguma coisa..hoje esta meninada, os jovens, a visão deles já é diferente. Mudou bastante o perfil da votação em Rinópolis.

Cidade – E os vereadores de Rinópolis? O que eles podem decidir nesta eleição?

Baiano – Não acho que podem decidir muito. Nenhum deles tem condição de ser candidato a prefeito, eles não formam grupo. Para ser prefeito tem que ter um grupo unido...acredito que nenhum deles possa ser candidato a prefeito com chances de ganhar.

Cidade – E a eleição para vereador? O sr, acha possível uma renovação entre os atuais nove vereadores?

Baiano – Acredito que dos nove vereadores, se mudar, serão três...acredito que pelo menos seis permanecem.

Cidade – Algum vereador pode ser candidato a vice?

Baiano – Acho que não. O candidato à vice tem que somar...aumentar a votação...os vereadores já têm os votos deles..o vice tem que se de fora da Câmara.

Cidade – A chapa única Toninho/Neto teria apoio dos atuais vereadores?

Baiano – Hoje eu acredito quer não, mas na “hora H” vai ter, porque não vai ter outra opção..vão ter que acatar.

Cidade – E como ficaria o apoio da Câmara ao futuro prefeito?

Baiano – Não terá problema, na minha opinião. A Câmara depende muito do prefeito. Na época do Pinheiro Neto, quando eu era vereador, ele mandava projetos mais criava polêmica, falava na rádio que os vereadores não iam votar, mas da época do Toninho para cá, oito anos para cá, não tem mais polêmica, porque o Toninho mandava as coisas para lá, não tinha comentários, não falava na rádio. Hoje o Valentim também age assim, quase não tem comentário de projetos. Manda o projeto e fica quieto. Na época do Pinheiro Neto, ele articulava, ia mandar o projeto na semana que vem e já esta semana as ruas já estavam sabendo que os vereadores não iam aprovar. Então, ele articulava e gerava polêmica. Mas, hoje, acredito que não está mais tendo problema de projetos na Câmara. O prefeito manda as coisas certas e os vereadores vão aprovar.

Cidade – O sr. disse que Valentim Trevisan vai ser considerado o melhor prefeito da história de Rinópolis. Fora ele, quem foi o melhor prefeito?

Baiano – O Toninho Reis...ele renovou o nosso município, comprou máquinas novas, mudou a cara de Rinópolis, começou a mudar as coisas dentro da nossa casa, mudou as coisas dentro da Prefeitura e aí o comércio foi vendo o que ele estava fazendo, a limpeza..., melhorou o almoxarifado, que hoje tem barracão, é asfaltado, então ele mudou a casa e aí o comércio foi mudando, hoje a cidade tem outra aparência.

Cidade – O que o sr. destaca de mais importante na administração do Valentim?

Baiano – A honestidade, o mais importante é a honestidade dele. Ali não tem essa coisa de fazer uma obra, aquela coisa de pegar 20%, que é prática de quase todos os prefeitos da região. O Valentim não tem vingança, não tem ódio político. Você vê “metem a boca nele” em quase todas as sessões e ele tem até oportunidade de fazer alguma coisa contra, mas o Valentim não faz nada contra os adversários.

Cidade – O Valentim sucedeu o Toninho Reis. Na sua opinião, ele melhorou ou manteve o trabalho da administração municipal?

Baiano – Acredito que melhorou muito. O Valentim está terminando as obras que o Toninho deixou, fazendo muito mais obras novas, ele vai ser muito melhor prefeito do que o Toninho. Na minha opinião, será o melhor prefeito da história de Rinópolis.

Cidade – Uma boa administração, para funcionar bem, precisa de apoio de deputados federais e estaduais. Rinópolis tem recebido este apoio?

Baiano – Tem, mais é muito pouco...eu acho que Rinópolis trabalha meio errado. Você sai aí procurando...vê os nove vereadores, quem trabalhou para um deputado e o que o deputado dele trouxe para Rinópolis?...Só tem três vereadores que trouxeram alguma coisa para Rinópolis...o Luizinho, o Peru e a Graziela. Veja o Pinheiro Neto, onde está o deputado para quem ele trabalhou?, vê se trouxe alguma coisa para Rinópolis? Nossa cidade poderia crescer, a administração poderia ser muito melhor, se os vereadores se interessassem em brigar com os deputados para trazer emendas para o município, só que eles não estão nem aí...pegam o salário deles, brigam na tribuna e mais nada.

Cidade – O deputado Roquinho, que recebeu o seu apoio, tem dado retorno ao município?

Baiano – Tem, o Roquinho tem dado apoio à cidade. Nesta gestão conseguiu verba para fazer uma hidroterapia, trouxe verba para material para o posto de saúde, conseguiu verba para a creche do Jardim São Paulo, veículo para a Promoção Social. E tem uma grande obra, com a ajuda do deputado Roquinho, que é a ponte do córrego Itaúna, orçado em R$ 800 mil, ele prometeu que esta ponte começa este ano ainda.

Cidade – Rinópolis comemora este ano 84 anos de fundação. Como o sr. vê a cidade de ontem e da de hoje?

Baiano – Rinópolis ficou muito melhor nos últimos 12 anos, a partir da administração do Toninho. Chegaram fábricas, estão sendo gerados empregos, estão sendo feitas obras. Acho que, com o apoio de todos, dos vereadores, que não fiquem com briguinhas, picuinhas políticas, que todos pensem em nosso município, nossa cidade pode ficar ainda melhor. Todos nós temos que pensar no município, não pensar em si próprio.

Deputado Luiz Cláudio Marcolino visita Rinópolis e defende a descentralização do Orçamento do Estado

Parlamentar do PT é vice-presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia e acredita que o governo deve priorizar as demandas regionais do Estado


O deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino (PT) esteve em Rinópolis na tarde de sábado (20) em visita aos correligionários de seu partido e para agradecer aos votos recebidos na cidade nas eleições do ano passado. O deputado falou também sobre sua atuação na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa, da qual é vice-presidente.

O encontro foi realizado na sede social do Rotary Club e contou com a presença do presidente do diretório local Lezão, do militante Ailton Fraga, de Luiz Cláudio Aguiar (Cacheiro), presidente do Sispumur (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rinópolis), de professores e do vice-prefeito José Ferreira de Oliveira Neto (PSDB), que agradeceu a visita do deputado em nome do prefeito Valentim Trevisan.

O deputado recebeu também ofício solicitando a apresentação de emenda parlamentar para destinação de verba para reforma do prédio da Apae (Associação de Pais e Amigos do Excepcional) de Rinópolis.

Quem é

Luiz Cláudio Marcolino, 42 anos, é natural de Nova Iguaçu-RJ, mas mora na Capital Paulista desde os dois anos de idade. Em São Paulo, iniciou sua atuação política nos movimentos estudantis em 1980, participando também de movimentos populares voltados à Moradia, Saúde e Transportes na Zona Sul da Capital.

Filiou-se ao PT em 1989, trabalhou como bancário e participou da fundação do Sindicato dos Bancários de São Paulo, do qual foi presidente de 2004 a 2010.

Formado em Economia, Luiz Cláudio Marcolino foi um dos organizadores do livro “Sistema Financeiro e Desenvolvimento do Brasil – Do Plano Real à Crise Financeira”, publicado no ano passado.

Em 2010, foi eleito para seu primeiro mandato de deputado estadual, recebendo 96.594 votos, dos quais 64.148 foram na Capital. Em Rinópolis, Marcolino recebeu 73 votos.

Antes da reunião, o deputado falou ao repórter Moacyr Custódio, do jornal Cidade de Rinópolis.

Cidade de Rinópolis – Qual o motivo de sua visita à Rinópolis?

Luiz Cláudio Marcolino – Após assumirmos nosso mandato na Assembleia, passamos a participar de duas importantes comissões, a de Finanças, Orçamento e Planejamento e a de Administração Pública e Trabalho. E nós escolhemos agora esses meses de agosto, setembro e outubro para realizar audiências públicas sobre o orçamento de 2012. Realizamos inicialmente em Presidente Prudente e em Assis. E como nós nos comprometemos nas eleições de 2010, nas cidade de Rinópolis, Adamantina, Inúbia Paulista, Parapuã, voltar depois da eleição e colocar o nosso mandato à disposição das cidades da Alta Paulista e manter contato com as lideranças da cidade. Então, não só discutir o Orçamento do Estado para 2012, mas discutir também com as lideranças sindicais, sociais, prefeitos, vices-prefeitos das cidades, conversar sobre o que nós podemos como deputado estadual e vice-presidente das comissões ajudar no desenvolvimento das cidades da região. Então, a nossa visita é para colocar o nosso mandato à disposição e agradecer o empenho que as lideranças tiveram na nossa campanha em 2010 e construir uma parceria agora durante todo o mandato com a população da cidade de Rinópolis.

Cidade – De que forma esse trabalho da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento pode ajudar essas pequenas cidades que o sr. está visitando?

Marcolino – O orçamento do Estado para 2012 está previsto para R$ 160 bilhões. É um orçamento expressivo, mas muitas vezes ele é direcionado para as regiões metropolitanas, e as cidades, como a região da Alta Paulista, a Mogiana, o Vale do Paraíba, o Vale do Ribeira, acabam não sendo incluídas como prioridades no Orçamento do Estado. Então, nós estamos debatendo que queremos construir um orçamento regionalizado, ouvir a população e, a partir da demanda que a população nos apresenta, os vereadores, os empresários da região, agricultores, nós vamos mostrar para o governador que é necessário pensar o Estado, o desenvolvimento em sua totalidade, levando em conta a característica individual de cada região.

Cidade – A seu ver, qual a característica da Alta Paulista?

Marcolino – A Alta Paulista é uma região com a presença forte da agricultura. Então, é necessário quando se pensa o orçamento da agricultura para o Estado, tem que ter um direcionamento para a região da Alta Paulista. Mas tem que pensar também na agricultura familiar, no agronegócio, no escoamento da produção. Não adianta pensar na agricultura sem pensar em estradas estruturadas, então tem também um debate sobre as duplicações das estradas.

Cidade – O sr. já teve contato anteriormente com o prefeito de Rinópolis?

Marcolino – Estamos tendo contato agora com o vice-prefeito, já colocamos nosso mandato à disposição. Começamos a conversar, inclusive, que, agora, para governar uma cidade é preciso parcerias. No caso do município, ele tem vários espaços com o Governo Federal, como o programa “Minha Casa Minha Vida”, Bolsa Família, projetos de coberturas de quadras, a compra direta a partir da agricultura familiar, com o governo disponibilizando através do Ministério da Agricultura, recursos para que esses agricultores possam vender a sua produção para atender as escolas. Agora também vai ser feito um projeto do governo estadual para a compra direta da agricultura familiar, para que 30% da produção vão para as escolas estaduais, presídios. Estamos conversando sobre a importância desta relação com os deputados estaduais para que possam vir mais recursos para as cidades.

Cidade – A presidente Dilma Rousseff esteve no Palácio dos Bandeirantes e formalizou uma parceria com programas sociais com o Estado. É possível mudar esta mentalidade, de se fazer parcerias sociais independente de partidos?

Marcolino – A unificação do Bolsa Família do Governo Federal e o Renda Cidadã do Governo do Estado vai criar condição de se chegar mais perto daquelas pessoas que de fato precisam. Com esta unificação, você chega em famílias que as vezes não tem sequer as condições mínimas de empregabilidade. O mais importante desta ação que foi feita entre a presidenta Dilma, os governadores de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo, é demonstrar que é possível construir essa parceria entre os governos estaduais e federal independente de partidos. Esta ação também teria que ser feita na área da moradia popular, teria que unificar o “minha Casa Minha Vida” com a CDHU. Hoje, tem distorções: tem cidades que você vê, de um lado da rua, obras do Minha Casa Minha Vida, e do outro lado obras da CDHU. Às vezes é a mesma construtora que fez a obra, mas depois você tem diferença para o pagamento, porque no Minha Casa você acaba tendo um subsídio maior. Começa a ter cidadãos naquela região morando com a forma de pagamento daquela residência de forma diferenciada. Temos que pensar também a unificação da área de Saúde com o Governo federal e o estadual. Hoje você tem a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Governo Federal e a UPA do estadual, e quem tem que pagar depois o custeio é o município. Se a gente conseguir unificar, com uma ação conjunta, você pode construir um único equipamento de saúde nos municípios, que podem servir para uma cidade ou para uma região, e o município não entraria com recursos, mas com campanhas, prevenção, sem destinar recursos próprios, que muitas vezes não tem.

Cidade – O que o sr. acha do grande número de presídios que foram e estão sendo construídos na região?

Marcolino – Nós estamos debatendo também que quando tem a possibilidade de ter um presídio, tem que ouvir todas as cidades da região e este impacto de alteração tem que ser dividido de forma anterior a construção do presídio. Quando o presídio vier para uma determinada região tem que ter toda a infraestrutura necessária para que aquele novo equipamento possa se instalar na região, mas a população tem que ser ouvida. Todos os prefeitos têm que ser ouvidos. O presídio chega numa cidade, mas pode vir a aumentar a criminalidade em uma outra cidade próxima, porque aumenta o número de novos visitantes. Muitas vezes o presídio não causa impacto em uma única cidade, mas em toda a região.

Cidade – De que forma o seu mandato pode gerar benefício diretamente para um município como Rinópolis?

Marcolino – Como parlamentar, tem o debate do orçamento que nós estamos fazendo, visando trabalhar com as demandas regionais descentralizadas. Nós podemos também ter emendas direcionadas para asfaltar ruas, indicar para construção de postos de saúde, para reformas das escolas da região, é possível fazer também indicação para ambulância, construção voltada para a área da agricultura. E se estou voltando agora para Rinópolis é para justamente ver essas demandas diretas.

Cidade – Como o sr. vê a atuação da presidente Dilma Rousseff que está tendo que fazer uma grande limpeza no governo?

Marcolino – Nós sempre defendemos que qualquer denuncia de desvio de recursos públicos sejam apuradas e as pessoas penalizadas. A presidenta está correta com todo este movimento em Brasília, com alteração de ministros e secretários, mas também não deixou de criar condições do país continuar crescendo. O mundo continua vivendo uma crise econômica desde 2008 e ela não deixou de dar atenção para os investimentos do Governo Federal em todo o País. Continua atenta a crise mundial e continua fazendo as mudanças necessárias nos ministérios e, quando aparecem as denúncias, as pessoas estão sendo penalizadas corretamente.

Mulheres de Rinópolis realizam teste preventivo do Colo do Útero


O Departamento de Saúde da Prefeitura de Rinópolis realizou no sábado (20) mais uma campanha de prevenção contra o câncer do Colo do Útero, com o exame “Papanicolau” em 0000 mulheres. A campanha foi feita em parceria com a Associação de Combate ao Câncer de Presidente Prudente, que deslocou à cidade um ônibus ambulatório móvel.

Segundo Fabiana Rosa de França, diretora de Saúde do Município, o câncer do colo do útero, quando descoberto no início, é plenamente curável. Graças a este teste a mortalidade pela doença diminuiu 70% no Brasil.

Pólio

No sábado anterior, dia 13, Rinópolis ultrapassou a meta prevista na campanha de vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil), na segundo fase, imunizando 568 crianças de 0 a 5 anos.

Laboratório BioExato oferece prestação de serviços ao Hospital São Paulo e tem o apoio dos vereadores de Rinópolis


No primeiro semestre do corrente ano, o Laboratório BioExato ofereceu sua prestação de serviços relacionados a análises clínicas e patológicas junto ao Hospital São Paulo/Sociedade de Misericórdia de Rinópolis, obtendo um parecer negativo do provedor do hospital..
Em seguida, durante o recesso parlamentar, a pedido da população rinopolense, o Laboratório BioExato protocolou, no dia 12 de julho, no expediente da Câmara Municipal, uma carta pedindo o apoio dos vereadores para que desse continuidade no processo.
Na volta do período de recesso, em sessão realizada no dia 8/08, foi apresentado e votado o requerimento n◦ 0415/5-025/2011, que trata sobre Assistência Ambulatorial junto ao Hospital São Paulo, por iniciativa do vereador Daniel Ferreira da Costa, que foi o relator do requerimento.
O Laboratório BioExato agradece o apoio do vereador Daniel Ferreira da Costa (relator do requerimento), bem como de todos os demais vereadores deste município, pela votação de forma unânime para que seja reconsiderado o pedido do Laboratório BioExato sobre prestação de serviços de análises clínicas e patológicas junto ao Hospital São Paulo/Sociedade de Misericórdia de Rinópolis.

AGRADECIMENTO


O diretor do Departamento de Educação, Esporte e Cultura, Sílvio Morcelli, agradece à Direção, Coordenação, Professores, funcionários das unidades escolares municipais de Rinópolis e funcionária do Departamento, pelo excelente resultado alcançado na pesquisa de número 11128, de 07 de julho de 2011, realizada em nossa cidade pelo Instituto Paranaense de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos Ltda., da cidade de Londrina-PR.

Na análise do setor de Educação, a pesquisa apontou o resultado de 3,70% como ótimo, 53,09% como bom e 29,63% como regular, atingindo o excelente número de 86,42% de satisfação da população.

Entre os setores da Prefeitura, a Educação obteve 35,80% de aprovação, sendo o primeiro escolhido pelos pesquisados como melhor atendimento.

A todos nossos agradecimentos, e que o resultado desta pesquisa possa servir de incentivo a cada um, para que o nosso trabalho seja sempre reconhecido pelos nossos munícipes.

Obrigado.

Sílvio Ronaldo Morcelli
Diretor do Departamento de Educação, Esporte e Cultura.

domingo, 21 de agosto de 2011

Focos de queimadas atingem 61 pontos em um dia na região

Imparcial



OSVALDO CRUZ - Somente em dois dias nesta semana, os focos de calor – que podem ser indícios de queimadas – chegaram a 61 nas cidades da região, dois deles em Osvaldo Cruz.



Da abrangência de 56 municípios, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, aponta que 15 deles apresentaram registros no monitoramento.



Antes do incêndio sem precedentes registrado ontem e que atingiu os municípios de Monte Castelo, Santa Mercedes e Nova Guataporanga (leia mais clicando aqui), o mais preocupante foi em Pacaembu, com 29 áreas de prováveis incêndios. As demais são: Adamantina (2), Dracena (3), Flórida Paulista (1), Irapuru (7), Junqueirópolis (3), Lucélia (1), Marabá Paulista (2), Martinópolis (2), Osvaldo Cruz (2), Pracinha (1), Presidente Prudente (1), Rancharia (5), Ribeirão dos Índios (1) e Taciba (1).



De acordo com o ambientalista e presidente da Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar (Apoena), Djalma Weffort, é possível garantir que quase 100% dos focos contabilizados sejam causados pelo homem, o que ele considera mais “terrível” do que se tais queimadas partissem naturalmente.



“Normalmente se dá por conta do manejo que as pessoas fazem no campo, ou mesmo na cidade. E isso é a consequência, na minha opinião, de um hábito arraigado da população, de atear fogo em um determinado local e, assim, o fogo acaba escapando”, declara Weffort. Além do prejuízo ambiental – de degradação da vegetação e dano à vida silvestre –, Weffort alerta que o ser humano é igualmente prejudicado.


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Rodada de meio de Semana termina com Corinthians na lideranaça isolada

São Paulo estaciona ao empatar com América-MG
Resultado igual não foi bom para ninguém, só para o Corinthians


MINAS GERAIS - O São Paulo está se especializando em desperdiçar oportunidades. E o América-MG parece estar gostando da lanterna do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quinta-feira, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela 17ª rodada, as duas equipes apenas empataram por 1 a 1 e seguiram na mesma na tabela.



No fim de semana, o Tricolor já havia desperdiçado a chance de ser líder. E desta vez perdeu a oportunidade de subir para segundo lugar e encostar no Corinthians, já que o Flamengo perdeu para o Atlético-GO. O São Paulo segue em terceiro, com 33 pontos. Já o Coelho, com 12 pontos, não consegue reagir e deixar a última colocação. O público foi de 2.636 pagantes e a renda de R$ 23.750,00.



Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o América-MG tem um confronto direto na luta contra o rebaixamento. Enfrenta o Atlético-PR, domingo, às 18h, na Arena da Baixada, em Curitiba. No mesmo dia, só que às 16h, o São Paulo faz o clássico com o Palmeiras, no estádio do Morumbi, na capital paulista.


Flamengo perde e Timão se isola na liderança do Brasileirão
Atlético-GO fez4 x 1 no Mengo



RIO DE JANEIRO - Numa noite em que deu tudo errado para o Flamengo e tudo certo para o Atlético-GO, caiu o último invicto do Brasileirão 2011.



Com inteligência, eficiência e todos os méritos, o Dragão, que ocupava apenas a 15ª colocação quando entrou em campo, derrotou o vice-líder com facilidade, por 4 a 1, e ficou mais longe da zona do rebaixamento. Uma estreia de gala para o técnico Hélio dos Anjos, na primeira vitória do clube goiano em solo carioca na história da competição.



Completamente atordoado no esquema com três zagueiros - entre eles o estreante Alex Silva - o Fla perdeu sua invencibilidade de 16 jogos no campeonato de maneira surpreendente e melancólica.


Palmeira só empata com Bahia
Goleiro Lomba foi o destaque


SÃO PAULO - O Palmeiras decorou direitinho o script dos últimos jogos. O time começa bem, cria chances, perde a maioria e sai de campo lamentando mais um resultado ruim no Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira, o Verdão seguiu esse roteiro e ficou no empate em 1 a 1 com o Bahia, no Canindé. Valdivia abriu o placar no início do segundo tempo, mas um gol irregular do zagueiro tricolor Titi, em posição de impedimento, impôs ao Palmeiras seu quinto jogo consecutivo sem vitória - o quarto no Brasileirão.



Do outro lado, o Bahia comemorou demais o resultado, e sua inflamada torcida foi no embalo. O goleiro Marcelo Lomba, que parou o ataque palmeirense nos minutos finais, foi o mais festejado. Com 20 pontos, a equipe de René Simões fica na zona intermediária, mas ainda ameaçada pelo rebaixamento.

Venda de ingressos para clássico no Prudentão começa na terça
Haverá pontos de vendas em Presidente Prudente e região
Portal Prudentino



PRESIDENTE PRUDENTE - A venda de ingressos para o clássico entre Palmeiras e Corinthians, em Presidente Prudente, no domingo (28), está confirmada para começar na próxima terça-feira (23). Os preços, porém, ainda não foram divulgados. Serão disponibilizados 44.900 bilhetes. Eles serão comercializados em 26 postos de vendas.



Para o jogo no Prudentão, haverá pontos de vendas em Presidente Prudente e região, além de cidades de outros Estados, como Campo Grande, Bataguassu e Londrina.



O clássico é válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro e fecha a fase do primeiro turno.



Confira os locais:

Secretaria Municipal de Esportes
Endereço: Avenida 11 de Maio, 2.100, Jardim Marupiara (Prudente)



Ginásio Municipal de Esportes ‘Watal Ishibashi’
Endereço: Rua Prudente de Moraes, 590, Jardim Aviação (Prudente)



Posto Apeano
Endereço: Avenida Coronel José Soares Marcondes, 764, Centro (Prudente)



Posto Brasil
Endereço: Rua José Tarifa Conde, 1124 – B, Jardim Estoril (Prudente)



Auto Posto Cohab
Endereço: Avenida Ana Jacinta, 1.111, Jardim Eldorado (Prudente)



Posto Eldorado
Endereço: Salim Farah Maluf, 200, Jardim das Rosas (Prudente)



Posto Everest
Endereço: Avenida Ana Jacinta, 2.344, Jardim Everest (Prudente)



Posto Líder
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 969, Bairro São Pedro (Prudente)



Auto Posto Prudentão III
Endereço: Avenida Manoel Goulart, 4.000, Jardim Monte Alto (Prudente)



Posto Comércio Combustível
Endereço: Avenida Manoel Goulart, 1.550, Vila Santa Helena (Prudente)



Tancredo Posto de Serviços
Endereço: Avenida Tancredo Neves, 50, Vila Brasil (Prudente)



Posto Zap
Endereço: Avenida Joaquim Constantino, 1.794, Jardim Cambuy (Prudente)



ZV Posto de Serviços
Endereço: Rua Alvino Gomes Teixeira, 2.749, Parque Jabaquara (Prudente)



Fogos e Alegria
Endereço: Avenida Manoel Goulart, 3.304, Jardim das Rosas (Prudente)



Posto Itatiaia
Endereço: Avenida Manoel Goulart, 1.210, Jardim Santa Helena (Prudente)



Ferron Sports
Endereço: Prudente Parque Shopping (Prudente)



Auto Posto Mef
Endereço: Arthur Boigues Filho, km 05 (Álvares Machado)



Posto União de Bastos
Endereço: Vila de Acesso a Bastos, s/n, Centro (Bastos)



Cidade Jóia Postos e Serviços
Endereço: Avenida Bertasso, 2117, Vila São Gabriel (Pirapó)



Posto União de Pirapozinho
Endereço: Rua Tiradentes, 36, Centro (Pirapó)



Comboio Postos e Serviços
Endereço: Rodovia Assis Chateaubriand, 484 (Tarabai)



Auto Posto Rio Pretão
Endereço: Rodovia Assis Chateaubriand, km 442 (Regente Feijó)



Auto Posto Portal
Endereço: Avenida Dias Barrosa, 766, Centro (Bataguassu – MS)



Auto Posto Prudentão
Endereço: Rodovia Manoel da Costa Lima, km 31,5 (Bataguassu – MS)



Posto Rodovana
Endereço: Rodovia BR 168, km 384,7, Chácara das Mansões (Campo Grande – MS)



Posto Pruden-Center
Endereço: Avenida Brasília, 1855 (Londrina – PR).

Fonte: www.ocnet.com.br

Clássico em PP terá protesto contra Ricardo Teixeira

Jogo no Estádio Prudentão promete manifestação com mais de 10 mil faixas
Portal Prudentino



PRESIDENTE PRUDENTE - Ricardo Teixeira está prestes a enfrentar a maior manifestação popular contra sua permanência no comando do futebol brasileiro, desde que se tornou presidente da CBF, em 1989. Na 19ª rodada do Brasileirão, mais de 20 torcidas organizadas, de diferentes clubes do país, vão deixar as rivalidades de lado e se unir para protestar contra o mandatário, nas arquibancadas dos estádios.

Para o clássico entre Palmeiras e Corinthians que será realizado em Presidente Prudente, no Estádio Prudentão, organizadores prometem mais de 10 mil faixas.

A ideia vem da Confederação Nacional das Torcidas Organizadas (Conatorg), fundada há cerca de um ano para unir as organizadas e cobrar o que julga ser melhorias no futebol brasileiro. No dia 21 de junho, em reunião entre as filiadas, em Brasília, a iniciativa de combater a continuidade de Ricardo Teixeira à frente da CBF e do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014 foi aprovada.



quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Gerontofilia e Pedofolia

Pedofilia e Gerontofilia são dois desvios opostos. Pedofilia é atração por criança. Gerontofilia é atração por pessoas idosas. Ambos podem advir de desordem mental.

Pedófilos são aqueles que se excitam com crianças e pré-adolescentes, geralmente são homens tímidos que não se satisfazem com mulheres adultas, mas com crianças se sentem no controle da situação,e também geralmente tem problemas de álcool e quase sempre tem problemas no casamento (caderno sexual Uol).

O Mal da pedofilia esta no envolvimento de uma pessoa incapaz. Gerontofilia refere-se a atração de mulheres ou Homens por mulheres mais idosas e vice-versa mas pode ter outros motivos: como interesse econômico,carência afetiva, busca de proteção,complexo de “Edipo” etc.

Caso de crime por gerontofilia:

No dia 27/01/2009 O jornal de Montes Claros noticiou a morte de “uma mulher de 89 anos”em conseqüência de estupro cometido por um”trabalhador braçal de..36 anos” um caso grave de gerontofilia.Vez ou outra temos ouvido falar de mulheres que aparecem mortas sem saber quem as matou,pode ser que hajam psicopata soltos por ai,sem que o povo saibam quem são.por isso é bom as mulheres tomarem cuidado com os pretendentes desconhecidos.

Crescem o Números de Pedofilia:

Em todo o pais entre 2000 a 2207 foram abertos 461 inquéritos para apurar casos de denúncias de pedofilias na internet e em 2008 o números são alarmantes. Goiás é o Estado pelo maior números de pedofilia virtual do pais 22% segundo a policia federal de Goiás 101 inquéritos foram instaurados,O anonimato e falta de legislação são apontados como principal motivador deste crime desse tipo.A Policia Federal e a Interpol estão em busca dos foragidos do Goiano Carlos Alberto Guerreiro do Valle,considerado um dos principais produtores de pornografia infantil para internet ele se encontra foragido,há seis anos.Em fevereiro um autônomo de 33 anos foi detido em Goiânia,acusado pelo mesmo crime pela policia civil em sua casa foram encontradas CDs e arquivos em seu computador com crianças e jovens entre 3 e 14 ano.

Alerta para os Pais e Jovens:Pais e filhos inconsciente dos perigos da rede são presas fáceis de pedófilos.Uma criança ingenuamente não identifica um adulto passando por um amiguinho de sua idade.Uma dica é retirar o computador do quarto da criança colocar em um local onde possa ser vigiando sempre.Olhe a navegação sempre antes de fechar o computator, Uma pesquisa realizados nos EUA deu dados assustador de cada 5 crianças que navega pela internet,uma recebeu proposta de pedófilo e uma a cada 33 já se comunicou por telefone e recebeu dinheiro para se encontrar com um criminoso.

Uma empresa pode abrir um site de pornografia infantil e cobrar via cartão de crédito o download,das fotos.Diversas empresas ligadas amo mercado do sexo anunciam nestes sites para manter o “clientes”, contratam especialistas em aliciar,estuprar crianças e fotografar.Existe um comércio que alimenta a rede de pornografia infantil,que chega a movimentar 5 bilhões de dólares por ano no mundo

Fonte Letícia Nobre.


E um alerta para a sociedade sobre denunciar Confira :

Disque denuncia Nacional Contra EXPLORAÇÃO DE MENOR E Adolescente-100(ligação gratuita)

SOS criança e idoso 3346-1407.

Banda Santa Esmeralda se apresentará no aniversário de Rinópolis


A Banda Santa Esmeralda, um dos mais requisitados grupos de shows Estado, se apresentará em Rinópolis nos festejos em comemoração aos 84 anos de fundação da cidade. O show será no dia 3 de outubro, a partir das 21 horas, na Praça da Matriz.

Como parte das comemorações, promovidas pelo Departamento de Educação, Cultura e Esportes da Prefeitura de Rinópolis, acontecerá nos dias 1 e 2 de outubro, na Chácara do Jesuíno (Jardim São Matheus), Show de Motocross. No sábado, dia 1, a partir das 14 hs., e no domingo, dia 2, a partir das 9 hs da manhã.

As comemorações terão ainda Culto Evangélico na Igreja Assembleia de Deus (Rua Miguel Couto), a partir das 17 hs. e Missa Solene na Igreja Matriz, às 19 horas, ambos no dia 4 de outubro, data oficial do aniversário de Rinópolis.

Ocorrerão ainda atividades esportivas, que estão sendo definidas pela Coordenadoria de Esportes.

JORNAL CIDADE DE RINÓPOLIS

O jornal CIDADE DE RINÓPOLIS vai circular no dia 28 de setembro, com edição e tiragem especiais, sobre o aniversário da cidade, com matérias históricas e atuais sobre a cidade. Para reservar seu espaço para mensagens em homenagem à cidade, ligue (18) 3583-1526 ou (18) 9172-2553 ou no e-mail: moacyr_imprensa@hotmail.com

As próximas edições normais do jornal CIDADE DE RINÓPOLIS circularão nos dias 31/08 e 14/09.

Adamantina recebe pesquisa sobre cana

Desdobramento do estudo é internacional

Portal Prudentino


ADAMANTINA - Cientistas da Embrapa Agroenergia estão coletando variedades de cana-de-açúcar cultivadas nas regiões Sudeste, Centro-oeste e Nordeste do Brasil com objetivo de avaliar a quantidade e composição química da biomassa.

A coleta começou com cultivares precoces na região de Adamantina e de Ribeirão Preto, em parceria com as usinas Bioenergia e da Pedra.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Agroenergia, Marcelo Lazzarotto, serão coletadas amostras de um total de 12 cultivares, que representam cerca de 70% da área plantada no país.

"Esta coleta é importante, pois poderemos quantificar em detalhe a produção de biomassa de cana de cada cultivar no campo, especialmente a proporção de palha, ponteiro e colmo, assim como do bagaço resultante na usina. Nesses materiais serão determinados os teores de umidade, cinzas, lignina, hemicelulose e celulose", explica.

Com os dados coletados, será possível avaliar o potencial de produção de etanol de segunda geração de cada parte da planta de cana-de-açúcar, por variedade cultivada e por região produtora. "Esse trabalho fornecerá informações relevantes do potencial de produção e composição da biomassa de cana, que interessa especialmente à produção de etanol lignocelulósico e co-geração de energia elétrica", destaca Lazzarotto.

O trabalho é uma ação do projeto Babethanol, que visa desenvolver tecnologia industrial e montar um banco de dados sobre a quantidade, distribuição espacial, composição química e custo de resíduos agrícolas e agroindustriais para produção de etanol de segunda geração, em países da Europa e da América Latina, incluídos trabalhos na França, Espanha, Finlândia, Itália, México, Brasil, Chile, Costa Rica, Uruguai, Argentina e Paraguai.

Nos países da América, as culturas em pauta são a cana-de-açúcar, oliveira, macieira, cereais, madeira e uva. No Brasil, a cana-de-açúcar foi a cultura selecionada para esse estudo.

Fonte: www.ocnet.com.br


Edmar Mazucato cria polêmica na Câmara ao falar de homossexualidade

Vereador viu dois meninos se beijando em plena luz do dia

Da redação - Pedro Afonso


Vereador Edmar Mazucato foi polêmio ao falar de homossexualidade (Foto: Paulo Fotos)

(Foto: Paulo Fotos)

OSVALDO CRUZ - O vereador Edmar Mazucato (PSDB) criou uma polêmica na noite de ontem (15) durante sessão na Câmara Municipal. Durante os trabalhos, o edil comentou que flagrou dois meninos se beijando próximo a uma escola particular da cidade em plena luz do dia.

“Eu tive uma decepção tão grande que eu não sabia se eu descia da caminhonete e batia no cara ou se eu procurava os pais dessas pessoas”, disse Mazucato.

O vereador comentou que viu a cena durante trajeto que fazia até o centro da cidade. Mazucato ficou revoltado. “Eu nunca esperava ver isso na minha vida. A gente escuta falar que tem homem com homem, mulher com mulher, mas, quando você se depara com uma situação dessas você não sabe o que fazer”, comentou.

“Não sei se isso é doença, sem-vergonhice, o cara não sabe se é macho ou fêmea e as vezes o pai não sabe o que uma criança dessa faz na rua”, emendou.

Panos quentes

A vereadora Cícera Tenório (PTB) tentou amenizar a polêmica gerada por Mazucato. Para ela, é preciso saber conviver com as diferenças. “Muita gente não concorda com muitas coisas, mas temos que respeitar o nosso semelhante e a condição dele. Não é nosso papel criticar qualquer tipo de comportamento neste sentido”, disparou Cícera.

Com o tema em destaque em novelas, a vereadora afirmou ainda que comentários fortes sobre este assunto podem trazer outras consequências. “A gente tem que se livrar de desses preconceitos e se não concordarmos não vamos fazer comentários. Deixa a pessoa viver da maneira que ela acha que é correta e nós fazemos a nossa parte”, expôs.

Posição contrária

Não satisfeito, Mazucato fez questão de falar ainda na sessão que é totalmente contra à prática do homossexualismo. “Eu não posso assumir uma coisa que eu não penso (ser legal). Se a pessoa quiser se depravar, faça, mas não em público”, disse.

Para o vereador, os meninos foram influenciados pela mídia. “Um menino de 14 anos não sabe o que está fazendo. Certamente eles viram na televisão que homem com homem é bonito e saiu beijando”, afirmou.

O vereador chegou a usar termos pesados para mostrar sua posição contrária à prática.

“É melhor ter uma filha b..... do que lésbica; um filho galinha do que um v....”, finalizou.

Fonte: www.ocnet.com.br


Acidente mata tratorista em OC

As causas do acidente serão apuradas

OSVALDO CRUZ - Um grave acidente registrado na manhã de hoje (16) no sitio Tangará (bairro Negrinha) tirou a vida do tratorista Milton Ferreira Bernardes, 61 anos.

Ele trabalhava na propriedade rural, localizada na estrada municipal José Morales Agudo, que liga a SP-294, quando uma máquina pesada tombou sobre seu corpo fazendo com que o tratorista morresse no local.

“Nós fomos acionados por um funcionário da prefeitura (de Osvaldo Cruz) que veio buscar terra em uma usina de lixo e avistou um trator tombado. Ele foi até o local e viu que havia um rapaz junto ao trator”, explicou o sargento Nivaldo Fernandes; comandante do Destacamento em Parapuã.

Quando a polícia chegou ao local, Milton Ferreira já estava sem vida. “Ele (a vítima) estava roçando a seringueira e ai foi fazer uma manobra próxima ao barranco e perdeu o controle e caiu do barranco (cerca de três metros de altura) e a roçadeira caiu sobre o seu corpo”, disse o policial.

fonte: www.ocnet.com.br

Vereador Edmilson faz palestra a alunos da Escola “Dr. Ginez”

O vereador e escrivão de Polícia, Edmilson Wolff Conti contemplou os alunos do 3º Colegial B (tarde) da Escola Dr. Ginez Carmona Martinez com belíssimo relato de vida na última sexta-feira, dia 12 de agosto.

Convidado pela direção e pela professora mediadora Andrezza Benevides Silva de Moraes, o vereador falou aos alunos sobre sua vida acadêmica e profissional, sendo a tônica do encontro a busca da realização dos sonhos pessoais de cada um.

Por uma hora e meia, ele, mais do que aconselhou os jovens, os fizeram refletir sobre como vivem o seu dia a dia, valorizando as transformações que acometem todos. Jovens estes que, por vezes, buscam “fora” as explicações para o que está acontecendo “dentro” de cada um deles.

Nas palavras dele, “estar com vocês, engrandeceu o meu dia”, e muitas foram as palavras de encaminhamento proferidas aos alunos.

A valorização da família e da religiosidade, o empenho e a dedicação, foram lembrados a todo instante em que se busca a felicidade. Segundo o vereador, quando não temos os valores internos, buscamos nossa felicidade em valores externos e materiais. Assim, erroneamente, e sob os holofotes da mídia que corrompe e afasta, muitos jovens tem se perdido nos caminhos da vida, relatou como escrivão de Polícia do nosso Município.

Também através de pequenas histórias – a dos jarros (perfeição/imperfeição) e a da galinha e da águia (crença nas possibilidades) – de cunho reflexivo, foi possível entrever que todos ganhamos as condições para viver, basta-nos acreditar.

A carreira política foi uma conseqüência da inquietude da adolescência, do querer transformar o mundo em um lugar melhor.

De tudo, um pedido aos alunos: “buscar o seu sonho”, pois “ele é combustível” para a vida. Só ele é que faz seguir adiante. E a vida necessita de movimento, não estagnação.

A juventude é movimento constante, sem importar a “posição de vida” alcançada, importando o caminho percorrido, a distância vencida de acordo com as possibilidades.

A Direção avaliou o encontro positivamente e pretende estender a experiência para outras salas da Unidade Escolar, assim que agendar com o vereador para os próximos meses.

(Profª Dulcilene)


Vereador Edmilson Wolff Conti com professores e alunos da Escola “Dr. Ginez Carmona Martinez”