Resposta para Graziela
Na sessão da Câmara Municipal de Rinópolis realizada na última segunda-feira, dia 8, a vereadora Graziela de Lima Tomé Trevisan, do PSDB, pediu a palavra no tema livre e, um tanto atrapalhada por não ter intimidade com microfones, fez um dos pronunciamentos mais significativos e emblemáticos na atual Legislatura Municipal.
Dizendo que estava com um “aperto no coração”, a vereadora abordou o fato de o prefeito Valentim Trevisan, que é de seu partido, ser tachado como mal prefeito, que não está fazendo nada e que, na avaliação de alguns líderes políticos da cidade, como o pior prefeito da história.
A vereadora, cujo grau de parentesco com o prefeito é apenas por conta do marido, disse esperar respostas sobre isso, afirmando que, ao mesmo tempo, todos consideram Valentim como homem humilde, inteligente e honesto.
Graziela tem razão. Não dá para entender a posição de alguns formadores de opinião e parte da própria população sobre a atuação do prefeito Valentim. Há, na verdade, falta de avaliação isenta de questões partidárias e de interesses políticos prejudicados na atual administração que, somados, formam uma corrente onde as “marias vai com as outras” são influenciadas na direção de uma situação que quer se impor, mas que está bem longe da realidade.
Em primeiro lugar, o fato de o prefeito de Rinópolis ser honesto, que é reconhecido e enaltecido por todos, já é uma dádiva. Valentim está, assim, entre as exceções nas administrações públicas brasileiras, já que infelizmente a regra é a de políticos corruptos, prefeitos que metem a mão no dinheiro público, governantes que acobertam e participam de falcatruas, como se vê lá em Brasília e em todos os cantos, inclusive aqui bem pertinho da gente.
E mal prefeito porque, se todos os setores essenciais do município funcionam dentro da normalidade, sem atropelos e sem deficiência?. Na Educação, a Prefeitura investe acima do exigido pela lei e garante escola, transporte e merenda de qualidade para todos os alunos da rede municipal e apóia e mantém todos os programas e projetos importantes da rede estadual.
Na Saúde, três postos bem localizados e equipados, com corpo de funcionários dedicados, atendem a toda a demanda, orienta, encaminha, vacina e mantém o município com o menor índice de casos de doenças coletivas da região e do Estado.
Obras importantes estão sendo feitas, o número de empregos está aumentando com novas indústrias que estão se instalando, a cidade cuida do Meio Ambiente, é presença constante nos eventos esportivos e culturais e mantém projetos ativos para crianças, jovens e idosos.
Tudo isso com os poucos recursos oriundos dos impostos pagos pelos contribuintes e dos minguados repasses dos governos Estadual e Federal. Não é um paraíso e nem um município com todos os problemas resolvidos, mas está bem administrado e muito longe do inferno público em que vivem centenas de cidade por aí.
A resposta que a vereadora está aguardando está entre os rinopoleses de bom senso, que se orgulham de sua cidade, trabalham para o seu progresso e que não dão valor as conversas de botecos e ao que vem da obscura e silenciosa manobra politiqueira.
Moacyr Custódio
Nenhum comentário:
Postar um comentário