Corrupção pipoca por todos os lados e presidente tenta limpar sujeira da própria casa
A presidente Dilma Rousseff está passando boa parte de seu tempo, nesses quase oito meses em que assumiu a Presidência da República, fazendo faxina. É impressionante a sujeira proporcionada pela política corrupta que se instalou no Governo Federal, espalhando-se por vários ministérios, envolvendo ministros, funcionários do alto escalão, e muita gente que dava sustentação ao governo mantida e indicada pela base aliada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que, portanto, foi colocada por ele no governo.
Muito mais do que fazer uma limpeza na casa, a presidente está fazendo uma faxina na própria casa, já que ela fazia parte do governo anterior e o seu partido, o PT, em nome da governabilidade, não se preocupou com o passado de seus aliados e acabou levando para ministérios, empresas estatais e órgãos federais uma verdadeira quadrilha que se infiltrou nos gabinetes e é suspeita de toda sorte de irregularidades, desde tráfico de influência, enriquecimento ilícito, concorrências e licitações fraudulentas até roubo explícito de dinheiro público mesmo.
Nesse curto período já caíram quatro ministros e, com exceção do ministro da Defesa Nelson Jobin, todos envolvidos em ações muito mais que suspeitas. Mais de uma centena de funcionários acusados de corrupção também foram demitidos ou afastados. O Brasil tem tradição em corrupção, que vem desde os tempos do descobrimento, passando pelo Império, pelos regimes de exceção, até as repúblicas capengas, mas nunca se viu um volume tão grande em um governo só.
Reportagem: Moacyr Custódio/Helena Massuzaki
O jornal Cidade de Rinópolis ouviu cidadãos rinopolenses sobre o que acha da corrupção no governo e da chamada limpeza que a presidente Dilma Rousseff esta fazendo?
1- Kang Barake, diretor de Saneamento: “Acho que é uma vergonha o que acontece. Na minha opinião, a população teria que cobrar mais e escolher melhor em quem votar nas eleições, para não acabar colocando bandido para administrar nosso pais”.
2- Patrícia Fiorillo dos Santos, estagiaria: !Na minha opinião, enquanto o pais continuar conivente e passivo ao assunto, a corrupção, existirão muitos políticos impunes.O jeito é começarmos a tomar posse do que é direito, ou seja tomar uma atitude, se expressar e demonstrar nossas opiniões”
3- Airton Picolo, vereador: “Se tivermos políticos sérios e honestos, comprometidos com o bem estar do povo, isto não estaria acontecendo. Quanto a limpeza, não é mais que obrigação da presidente, porque não podemos mais aceitar tanta corrupção e “maracutaias” no governo. Enquanto esses maus políticos se apoderam do dinheiro público, o povo sofre com a falta de serviços que são prestados pelo governo”.
4- Edmilson Wolff Conti, escrivão de Polícia e vereador: “A corrupção no governo é consequência de vários fatores, sendo a pouca educação uma das mais importantes, pois um povo com conhecimento melhor escolhe melhor seus governantes.Quanto a “limpeza” da Dilma, acho que é preciso mais ação e menos palavras”
5- José Ferreira de |Oliveira Neto, vice-prefeito: “A presidente está agindo certo. É preciso fazer mesmo uma limpeza geral na política, banir e punir os corruptos. A corrupção tem raízes históricas e, infelizmente, a honestidade, que deveria ser regra, passou a ser exceção. Temos que acabar com esta vergonha utilizando nossa única arma, que é o voto”
6- Rinaldo Jordão Garcia, comerciante: “Acho que é um absurdo o que está acontecendo. Estão trocando umas pessoas por outras das mesma panela, não vai virar nada”.
7- Rinaldo Sorroche, comerciante: “Acho que é um absurdo essa corrupção no Brasil. Deveria fazer uma limpeza total, porque essas pessoas deveriam pagar por seus atos. Tem um ditado que diz que ‘só existem leis para os da classe média e média baixa’. Se um pobre coitado roubar uma galinha, vai preso na hora, enquanto que esses políticos corruptos roubam milhões dos cofres públicos e difícilmente vão presos. Deveria mudar as leis e a lei ser igual para todos e ter mais justiça para todos”.
8- Laerte Sprocate, produtor cultural: “A corrupção está inserida no Brasil desde o seu descobrimento. Os corruptos esta acostumados, com seu jeito brasileiro, a corromper e ser corrompido, e isso tornou fácil introduzir a corrupção no pais. Tem que haver mais leis para punir o corruptor e o corrompido. A impunidade gera mais corrupção e isso existe em toda parte, não só na política, mas em toda parte do pais”
9- Silvio Morcelli, diretor de Educação, Cultura e Esportes: “Hoje o Brasil está vivendo uma época de maior corrupção no governo. O PT pregava a maior moralidade e hoje seus integrantes e o grupo de apoio estão cada vez mais envolvidos em escândalos. Nunca houve tantos escândalos envolvendo políticos em nosso pais. Como diz o repórter, ‘isto é uma vergonha’”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário