quinta-feira, 26 de abril de 2012
Futebol do Interior mostra a sua força e vai às finais do Campeonato Paulista
Independente do resultado do jogo entre São Paulo e Santos, neste domingo (29), 16 horas, no Morumbi, o Interior de São Paulo terá um finalista do Interior. Nas semifinais, são três times interioranos, com apenas o São Paulo F.C. representando a Capital. Os outros times paulistanos, os “grandes” Corínthians e Palmeiras, ficaram no meio do caminho, eliminados sumariamente por equipes do Interior.
Sim, porque o Santos F.C. também é do Interior. Embora seja, ao lado do São Paulo, o único clube com credenciais internacionais, já que são os dois clubes paulistas que ganharam campeonatos continentais e mundiais, a sede do Santos é no Litoral, região tão interiorana quanto o Vale do Paraiba, a Alta Sorocabana, o Vale do Paranapanema e a Alta Paulista, entre todas as regiões do maior estado brasileiro.
Esta foi uma resposta, dentro de campo, a jornalistas como Flávio Prado, da Rádio Jovem Pan e da TV Gazeta, que desde o início do Campeonato Paulista afirmam que os times do Interior não valem nada, que Presidente Prudente fede, que o campeonato teria que ser disputado apenas pelos grandes e que o Paulistão tem que ser extinto.
Por ironia do destino, o time para o qual Flávio Prado diz que torce – a Ponte Preta – eliminou o time do Corínthians, de quem vive puxando o saco em nome da audiência que pretende captar para os seus programas de rádio e televisão. Ele e muito outros que fazem um “jornalismo” voltado para o Ibope e, por conta disso, prejudicam até seus anunciantes e suas permutas para almoçar e jantar de graça em restaurantes de São Paulo.
O Interior de São Paulo tem quatro divisões profissionais com cerca de 100 times de futebol, sem contar as categorias de base que reúnem outros 100. Em todas as cidade há um estádio bem cuidado, uma torcida apaixonada, e uma economia maior que a maioria dos estados brasileiros. Desprezar o futebol regional paulista é uma intolerância inaceitável, que sai da cabeça de burguesinhos que nunca saíram da Capital para ver o mundo lá fora.
As semifinais do Paulistão acontecem neste domingo no Morumbi, com Santos e São Paulo, e Guarani x Ponte Preta, em Campinas, às 18h30. Serão jogos únicos. Os vencedores decidem o campeonato em dois jogos, nos dias 6 e 13 de maio. Uma das partidas finais será no Interior: Santos ou Campinas, isso se a FPF não resolver marcar um jogo em Presidente Prudente, cidade que é tão perfumada quanto Osvaldo Cruz, Tupã, Marília, Rinópolis, Sagres, Salmourão, Bauru e Pindamonnhangaba!
Moacyr Custódio
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário