sexta-feira, 13 de abril de 2012

Santos Futebol Clube comemora 100 anos neste sábado

O Santos F.C. comemora 100 anos neste sábado (14), consolidando o centenário de um dos maiores clubes de futebol do mundo. Entre os vários eventos comemorativos, nesta sexta-feira, às 19 hs., acontece o lançamento do filme “Santos 100 Anos de Futebol Arte”, com transmissão ao vivo pelo Canal ESPN Brasil. Na segunda-feira (9) foi lançado o livro oficial do centenário, do jornalista Odir Cunha, e na terça-feira (10), houve Sessão Solene na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Neste sábado, entre outros eventos, haverá o lançamento da Medalha Comemorativa, e o Jogo dos 100 anos: na preliminar jogam ídolos do passado do clube e os titulares fazem um jogo festivo com 100 crianças torcedoras. À noite, acontece um jantar solene no salão de mármore da Vila Belmiro. As comemorações prosseguem no domingo, quando o Santos faz a última partida da primeira fase do Campeonato Paulista, contra o Catanduvense, além de vários eventos até o final do ano.
História
O Santos F.C. foi fundado em 14/04/2012 em reunião realizada no Clube Concórdia, que funcionava sobre a Padaria Suissa, na rua do Rosário, hoje avenida João Pessoa. Com a intenção de fundar um time de futebol, Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior, todos jogadores que disputavam “peladas” pela cidade de Santos. Na reunião, foram sugeridos vários nomes para o time, entre eles Concórdia, Internacional, África e Brasil. Na votação, foi aprovada a proposta de Edmundo Jorge de Araújo, que sugeriu o nome de “Santos Fout-Ball Club”, assim mesmo, usando a expressão inglesa que denominava futebol. Foi eleito o primeiro presidente: Sizino Patuska, que também era um grande jogador.
O primeiro jogo-treino do Santos aconteceu no dia 23 de junho, na Vila Macuco, contra um combinado local. Vitória de 2 a 1 com gols de Anacleto Ferrramenta e Geraule Ribeiro.
Mas o primeiro jogo oficial foi um clássico da cidade: Santos F.C. 3 x Santos Atlétic Clube 2, com dois gols de Arnaldo Silveira (Miúdo) e Millon. Arnaldo, que foi um dos maiores jogadores do time nos anos 1910/20, foi o autor do primeiro gol oficial do Santos. Primeiro time oficial do Santos: Julien Fauvel; Sidnei e Arantes; Ernani, Oscar e Montenegro; Millon, Hugo, Nilo, Simon e Arnaldo.
Em 1913, a Liga Paulista de Futebol convidou o Santos para disputar o Campeonato Paulista. O time estreou contra o Germânia, dia 1º. de junho, e perdeu por 8 a 1. Mas, na segunda partida, em 22 de junho, venceu aquele que seria seu grande rival ao longo da história: Santos 6 x Corínthians 3, no Parque Antarctica.
Estava assim começando a história do Santos F.C., considerado como o maior time do mundo entre 1961 e 68. No total o clube ganhou 92 títulos nesses 100 anos, destacando dois mundiais, três Libertadores, oito vezes campeão brasileiro, 19 paulista, um sulamericano, cinco Rio-São Paulo, uma supercopa.
Em 1962, ganhou tudo que disputou: paulista, brasileiro, libertadores, mundial e quatro torneios no exterior. Foi pentacampeão brasileiro (cinco títulos consecutivos), entre 1961 e 1965, invicto em 63, 64 e 65.
O Santos é o time que mais fez gols no mundo: até o jogo contra o São Caetano, domingo passado, foram 11.793 gols.
Sua camisa, que começou com as cores azul e branco, mas passou a ser alvinegra desde 2013, foi defendida por alguns dos maiores jogadores de futebol do Brasil, entre eles Pelé, o melhor jogador de futebol do mundo em todos os tempos. Mas esta é uma outra história que qualquer dia eu conto...
Moacyr Custódio

Nenhum comentário:

Postar um comentário