segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Dr. Sócrates: a humanidade perde um grande homem

O ex-jogador de futebol Sócrates morreu na madrugada (4h30) de domingo (4), no Hospital Albert Eisntein, São Paulo, onde estava internado desde quinta-feira (1º.) A causa da morte foi um choque séptico (infecção generalizada causada por bactérias). Seu corpo foi sepultado às 17h25 do mesmo dia, no Cemitério Bom Pastor, em Ribeirão Preto.

Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira tinha 57 anos. Nasceu em Belém-PA e veio ainda pequeno para Ribeirão Preto, Interior de São Paulo. Nessa cidade, formou-se em Medicina e foi revelado para o futebol, jogando nas categorias de base do Botafogo, ganhando o título de campeão da Taça Cidade de São Paulo, em 1977.

Foi para o Corinthians em 1978, onde permaneceu até 1984, sendo três vezes campeão paulista (79, 82 e 83). Jogou ainda na Fiorentina (Itália), Flamengo, Santos e no Garforth Town (Inglaterra). Pela Seleção Brasileira disputou 63 jogos e disputou as Copas do Mundo de 1982 e 1986. Marcou 317 gols e encerrou a carreira no Botafogo de Ribeirão Preto, em 1989. No Santos, time para o qual torcia na infância e juventude, jogou 23 partidas (1988/89) e marcou sete gols.

Sócrates foi, além de grande jogador, um homem de valor. Participou da luta pela redemocratização do Brasil durante a campanha pela aprovação da Emenda Dante de Oliveira, que pedia eleições diretas-já. No Corinthians, implantou ao lado de seus companheiros Wladimir, Zenon e Casagrande e do diretor Adilson Monteiro Alves, a chamada “Democracia Corinthiana”, regime em que os jogadores decidiam junto com a diretoria.

De família de classe média, manteve-se humilde, fazia o que gostava, lutava pela liberdade e direitos dos oprimidos, enfim, um cidadão que fará falta, ao contrário de muitos imbecis que andam por aí pensando que têm poder, mas não passam de uns pobres coitados cujos nomes nada representarão para a história.
Moacyr Custódio

Rotary de Rinópolis realiza reunião festiva de Natal

O Rotary Club de Rinópolis realizou reunião festiva de Natal, na noite de quinta-feira (8). O presidente Antonio dos Santos (Nico) saudou a todos os rotarianos e convidados com uma mensagem de Natal. Na reunião, foi empossado como novo membro do Rotary de Rinópolis o casal Edmilson e Creuza Rodrigues.

Após a posse dos novos companheiros foi servido um lauto jantar e, em seguida, as senhoras rotarianas do Clube da Amizade fizeram a entrega dos presentes de Amigo Secreto, em bonita festa de confraternização.

Jantar dançante em prol do Hospital São Paulo

Foi realizado na noite de sábado (26/11) mais um evento em benefício do Hospital São Paulo de Rinópolis. O Jantar Dançante aconteceu no Rinópolis Tênis Clube (RTC) e contou com a presença de centenas de pessoas.

Depois de muita expectativa, corintianos de Rinópolis finalmente puderam comemorar

O Sport Club Corinthians Paulista conquistou pela quinta vez o título de campeão brasileiro ao empatar sem abertura de contagem com o Palmeiras, domingo (4), no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Os outros títulos foram conquistados em 1990, 1998, 1999 e 2005.

O pentacampeonato foi comemorado em Rinópolis com carreata nas ruas, churrasco em várias residências e encontros nos principais bares da cidade, como no Zero Grau, no Parada Obrigatória e no Bar do Edílson, no centro, e no Bar do Dema, no Jardim São Paulo.

O jogo foi marcado por momentos de tristeza e homenagens devido a morte do ex-jogador corintiano Sócrates, que foi sepultado naquela mesma tarde em Ribeirão Preto (veja matéria nesta página).

A partida, que é o clássico de maior rivalidade do futebol paulista, foi tensa e os torcedores, que lotaram completamente o estádio, tiveram sua atenção voltada também para o Rio de Janeiro, onde jogavam Vasco e Flamengo, no Estádio João Havelange (Engenhão). Uma derrota do Corinthians e uma vitória vascaína daria o título ao time carioca. Mas, no fim, deu tudo certo para a maior torcida paulista: o Vasco também empatou, mas poderia até ter vencido, pois o empate já era suficiente para o Timão.

O Corínthians terminou a competição com 71 pontos, dois a mais que o Vasco. Foram 38 jogos, 21 vitórias, oito empates e nove derrotas, 53 gols marcados, 36 sofridos (melhor defesa). O aproveitamento do campeão foi de apenas 62% dos pontos disputados, em uma competição que foi a mais equilibrada da história da competição.

Entre os times paulistas, o segundo melhor foi o São Paulo, que ficou em 6º. lugar e não conseguiu uma vaga para a Libertadores, o Santos ficou em 10º. e o Palmeiras em 11º. O aretilheiro do campeonato foi Borges, do Santos, com 23 gols.

Estão classificados para a Libertadores de 2012 o Corínthians, o Vasco (campeão da Copa Brasil), o Fluminense (3º. colocado), o Flamengo (4º.), o Internacional (5º.) e o Santos, campeão deste ano.

Atlético Paranaense, Ceará, América-MG e Avaí, caíram para a Série B. Em seus lugares entram Portuguesa, Ponte Preta, Náutico e Sport Recife, que subiram este ano. Assim, o Brasileirão-2012 terá seis paulistas entre os vinte participantes.

Texto: Moacyr Custódio

Saúde de Rinópolis realiza Campanha de Prevenção contra o Diabetes e a Aids

O Departamento de Saúde de Rinópolis realizou no sábado (26/11) campanha de prevenção contra o Diabetes e o HIV (Aids). Com quiosques instalados na Praça da Matriz, das 8 às 11 hs., foram feitas coletas de sangue para exames.

O Jovem e o "Presentissimo"

“Presentismo”: palavra ausente no dicionário, porém “presente” em nossa realidade. Mas que seria “presentismo”? Mania de dar ou receber presentes? Não. Este neologismo, não inventado pelo autor deste artigo, mas utilizado por um professor em sala de aula, expressa uma das tendências da juventude (e quem sabe de muitos de nós) em tempos de pós-modernidade.

Presentismo significa assumir uma “simples consciência do presente”, totalmente desvinculada do passado e da consciência histórica, sem perspectivas para o futuro. Uma vida sem utopias, mas também sem memória histórica. Manifesta-se no “curtir a vida”, viver “como se não houvesse amanhã”, não prender-se a vínculos e compromissos. Como exemplo desta tendência, temos o famoso “ficar”: relacionar-se com alguém sem nenhuma perspectiva de continuidade. A exacerbação do prazer sexual, o uso de drogas, a busca intensa do prazer pelo prazer são também expressões do presentismo. Nem a prática religiosa escapa deste risco, quando voltada apenas para a emoção ou solução imediata dos problemas, marcada por uma espiritualidade superficial, de momento, descomprometida com a realidade.

Incapaz de avaliar a história passada, o “presentista” não acolhe a experiência dos mais velhos, não se vincula a nenhuma utopia, sonho ou projeto. Não tem raízes; “é de momento” (Mt 13,20). A falta da dimensão utópica não lhe permite avançar “para águas mais profundas” (Mt 5,4). A realidade sociopolítica não faz parte de seus interesses. Ele quer “curtir”. Nada importa, a não ser o presente, sem vínculos com o passado ou compromisso com o futuro.

Se fôssemos dicionarizar o “presentismo”, qual seria seu antônimo: saudosismo, futurismo? Para não ser “presentista” não é necessário ser saudosista ou tradicionalista e tampouco um ingênuo sonhador em relação ao futuro. O presente não pode ser desvinculado do passado, de maneira a não criar perspectivas para o futuro. A consciência histórica nos ajuda a viver o presente e nos lança para um futuro a ser construído.

Será que o leitor deste artigo é um “presentista” ou possui consciência histórica? A dimensão utópica ainda faz parte de sua vida? Sonhos, projetos, esperança “constam de seu dicionário”? Compromisso, vínculo, consciência social acompanham seu dia a dia? Pense nisso...



Pe. Ademilson Luiz Ferreira, ex pároco da Paróquia São Judas Tadeu de Tupã, mestrando em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) de Belo Horizonte – MG.

Rinópolis agora tem Moto Táxi no centro da cidade

A The Flash Moto Táxi está funcionando, a partir do último dia 5/12, com seu ponto central no coração da cidade, na rua Professor Sud Menucci, 135. A instalação no centro visa atender melhor os passageiros e os comerciantes e prestadores de serviços da cidade, que podem contar com atendimento rápido e seguro para ir e vir na cidade, nos bairros rurais e para qualquer cidade da região.

A The Fash, que é dirigida por Bruno Masuzaki, além do transporte de passageiros, faz também serviço de entrega e retirada de documentos e encomendas em qualquer parte da região.

As chamadas podem ser feitas no local pelo telefone central 3583-2372 ou diretamente com os motociclistas Bruno (9757-6111), Douglas (9715-3378) e Flávio (9787-4313).

Para as chamadas de fora da região de Rinópolis, o código de área o 18.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Campanha Educativa de Trânsito é desenvolvida em Rinópolis

Com o apoio do 5º. Pelotão da 2ª. Cia. do 9º. Batalhão da Polícia Militar e do departamento de Educação, Esporte e Cultura da Prefeitura de Rinópolis, está sendo desenvolvida em Rinópolis uma Campanha Educativa de Trânsito. A iniciativa é de Laerte Sprocati, produtor cultural e coordenador do Projeto Teatro Cidadão.

A campanha tem o objetivo de orientar motoristas, pedestres e estudantes sobre a conduta e procedimentos adequados no trânsito da cidade. Como parte da campanha, a Prefeitura já está executando pintura de faixas de travessia de pedestres, guias, locais de estacionamento e sinalização vertical para os motoristas.

Vários acidentes têm ocorrido nos últimos meses no centro da cidade, número elevado para o tamanho de Rinópolis. Os locais mais perigosos são as esquinas da rua Professor Sud Menucci com as ruas Luiz Wolff, São Paulo e São Luiz.

Uma cartilha, elaborada por Laerte Sprocati, será distribuída nas escolas, a pedestres e motoristas e está prevista uma ação de orientação no centro da cidade para o próximo dia 3/12. Já estão ocorrendo também palestras da sede do Departamento de Educação.
A cartilha tem como slogan as frases “Respeite a Vida, Respeitando o Trânsito” e “Diga Não à Violência no Trânsito, Por Amor à Vida” e passa uma série de orientações e alertas, como o perigo de dirigir sob efeito de álcool e entorpecentes, sobre direção defensiva (dirigir com o objetivo de prevenir acidentes, atento as ações incorretas de outros motoristas e das possíveis condições adversas da pista e do tempo).

O autor orienta motoristas para que conheça as leis do trânsito, use sempre o cinto de segurança, mantenha os veículos sempre em boas condições e, entre outras coisas, não abuse de auto confiança.

Acompanha também a cartilha um questionário com dez perguntas com respostas simuladas, para que os motoristas e pedestres memorizem o que é certo e errado no trânsito.

Irresponsabilidade

Durante a ação de orientação para as crianças no centro de Rinópolis, Laerte Sprocrati disse frases emblemáticas. “Prestem atenção se o motorista vai parar mesmo. Não atravesse sem ter certeza, se não ele passa por cima. São vocês quem têm que educar eles (os motoristas)”.
De fato, o orientador demonstrou que os motoristas que trafegam pelo centro de Rinópolis, em sua maioria, são irresponsáveis. Laerte tentou parar o trânsito, com sinais de braços levantados, mas apenas dois entre dez pararam. E enquanto o organizador da campanha conversava com as crianças na calçada da praça, uma diretora de escola parou o seu carro de luxo com parte da traseira sobre a faixa de pedestre, ignorou o movimento na praça e seguiu em direção ao Banco do Brasil. Certamente, tinha mais o que fazer do que se preocupar com campanhas educativas.

Nas noites dos fins de semana os populares vivem em constante risco. Motociclistas cruzam as esquinas em alta velocidade, carros param em locais proibidos e de forma irregular, até sobre as calçadas. A esquina da rua São Luiz com a avenida Rinópolis, ambas com duas mãos de direção, vira um perigo à noite, devido ao grande movimento nos bares. “Dá medo ficar na calçada do Bar Zero Grau”, disse um morador, que não quis se identificar.

Moacyr Custódio

Azulão define parceria para 2012 e inicia pré-temporada neste dia 1º.de dezembro.


Depois de várias reuniões e análises de outras propostas, O Osvaldo Cruz F.C. definiu, quarta-feira (16), a parceria que vai trabalhar com o clube na preparação do time e disputa do Campeonato Paulista da Série A-3 em 2012. A empresa escolhida é a R+ Comunicação, de São Paulo, que está no ramo há pouco tempo, mas já mantém parcerias no futebol profissional com o Palmas do Tocantins e com o Santa Helena, de Santa Helena de Goiás. A empresa também é especializada em assessoria administrativa e jurídica aos clubes e agencia jogadores. Anderson Planta, revelação do Santos, é um dos atletas empresariados pela R+.

A confirmação da parceria foi feita em conjunto por Paulo Costa, representante da empresa, e pelo presidente Luiz Gumiero.

A parceria tem duração de um ano e estará direcionada principalmente para a preparação para o Campeonato da A-3, mas os parceiros pretendem trabalhar também com as categorias de base, como a Sub-20, competição em que o Azulão fez boa campanha este ano.

A empresa pretende trazer novos jogadores para o Azulão, mas aproveitando os bons atletas que estão no time. Segundo Paulo Costa, a busca de novos talentos para o time terá a região de Osvaldo Cruz como prioridade, o que abre oportunidade para os bons jogadores amadores da Nova Alta Paulista e outras regiões.

O presidente Luiz Gumiero disse ter optado pela R+ pela confiança que inspira. Segundo ele, as propostas da empresa agradaram os líderes do Azulão.

A diretoria confirmou o início dos trabalhos de preparação e treinamentos do elenco para o dia 1º. de dezembro. Walter Zaparolli, novo vice-presidente do Azulão, vai auxiliar a empresa paulistana na busca de novos jogadores. Segundo Gumiero, deverão ser marcados alguns jogos amistosos como parte da preparação do time. O treinador deverá ser Play Freitas, que já trabalhou em vários times do Interior Paulista e dirigiu recentemente o Icasa do Ceará, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro.

O Campeonato Paulista da Série A-3 começa no dia 29 de janeiro e será disputado por 20 clubes, em turno único, com todos jogando contra todos. A novidade da região na A-3 é a volta do Marília Atlético Clube, que caiu da A-2 este ano e vive uma das maiores crises de sua história.
Moacyr Custódio

Idoso morre atropelado na SP-425

O lavrador Juviniano Gustavo da Silva, 76 anos, casado, residente em Parapuã, foi atropelado, provavelmente na manhã do último dia 16, na altura do quilômetro 371 da Rodovia Assis Chateaubriand, município de Parapuã. O veículo, não identificado até a conclusão desta edição (dia 20), evadiu-se do local sem que o motorista prestasse socorro à vítima.

O corpo foi encontrado por um motorista de guincho do DER (Departamento de Estrada de Rodagens) caído sobre a pista da rodovia. Uma funerária de Parapuã conduziu o corpo ao IML de Tupã e a perícia de Osvaldo Cruz foi acionada. A vítima era natural de Bodocó-PE.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Tolerância zero ao álcool

Volto ao tema do perigo que representa o consumo de álcool, particularmente associado à direção de veículos, para também destacar a muito bem-vinda providência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado que, na quarta-feira, 9/11, aprovou, em decisão terminativa, tolerância zero ao álcool ou outra substância psicoativa no volante. Conforme divulgou a Agência Senado, “essas medidas constam do PLS 48/11, do senador Ricardo Ferraço. (...) Se não for alvo de recurso para votação pelo Plenário do Senado, seguirá direto para a Câmara dos Deputados”.

MANUAL DE REDAÇÃO CBN
Ocorreu na terça-feira, 8/11, na capital fluminense, o lançamento do livro “Manual de Redação CBN”, de autoria da jornalista Mariza Tavares, diretora-executiva nacional de Jornalismo da Rádio CBN (Central Brasileira de Notícias). O evento comemorou os 20 anos da emissora, completados em 1º de outubro.
Entre outros assuntos, a obra dedica dois capítulos para interatividade, mídias sociais e edição para sites, incluindo a avaliação dos conteúdos colaborativos de internautas. Apresenta também questões éticas sobre a conduta jornalística e três anexos com explicações de termos jurídicos, políticos e econômicos.
Os conceituados jornalistas Mariza Tavares, Álvaro Oliveira Filho e Júlio Lubianco, que palestraram sobre a publicação, honraram-me com cordiais dedicatórias: “Para o jornalista Paiva Netto, com carinho! Seja bem-vindo à aventura CBN. Mariza Tavares”; “Ao amigo Paiva Netto, um pouco do dia a dia da CBN. Espero que goste da leitura. Álvaro O. Filho. 08.11.11”; e “Ao jornalista Paiva Netto, um grande abraço, Júlio Lubianco”.
Gratíssimo.

PESQUISA INÉDITA: DIABETES
Quinze de novembro. Mais um aniversário da Proclamação da República. Ontem (14/11) foi o Dia Mundial do Diabetes. O que essas datas têm em comum? A busca da cidadania plena a partir da melhora de nossa qualidade de vida, tanto no passado quanto nos dias atuais.
Com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Sociedade Brasileira de Diabetes, foi realizado, entre 2008 e 2010, uma pesquisa inédita sobre pacientes portadores do diabetes tipo 1; doença autoimune que destrói as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina. O estudo, denominado “multicêntrico de diabetes tipo 1 no Brasil” foi feito com 3.591 pacientes de 28 cidades brasileiras, em cinco regiões. Este levantamento apontou que 85% dos diabéticos não fazem o controle do nível de glicemia (a taxa de açúcar no sangue). A falta desse acompanhamento faz aumentar o risco de complicações graves, entre elas: doenças cardiovasculares, falência dos rins, cegueira, amputações e óbito.
O assunto requer muita atenção e conscientização de todos. Afinal, tem a ver com a saúde do cidadão que, sob qualquer regime, deve ser bem cuidada.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Festival de Música e Dança revelou os bons resultados do trabalho desenvolvido pelo Projeto Espaço Amigo

O Projeto “Espaço Amigo” da Prefeitura de Rinópolis realizou na noite de quinta-feira (10), no Rinópolis Tênis Clube (RTC), o I Festival de Música e Dança, com as atividades desenvolvidas pelo projeto durante o ano de 2011.

O projeto tem a coordenação de Eliane Benevides Fortunato e é desenvolvido através do Departamento da Promoção Social, dirigido por Sílvia Pacheco Lomba Trevisan, primeira dama do município.

Cerca de 100 pessoas estiveram presentes, entre elas os diretores e coordenadores de departamentos Sílvio Morcelli (Educação), Fabiana Rosa de França (Saúde), Natália Bergamini (Meio Ambiente) e Laerte Sprocati (Cultura).

Compareceram também a vereadora Graziela de Lima Tomé Trevisan e o vice-prefeito José Ferreira de Oliveira Neto, que fez um pronunciamento destacando a importância dos investimentos e ações realizados pela Prefeitura na área de educação e inclusão social. Neto representou o prefeito Valentim Trevisan, que estava em viagem à Capital.

Antes das apresentações, houve entrega de diploma para os alunos Murilo Avone Fernandes, Sthefani Lorraine Ap. da Silva, Tiago Rodrigues da Silva e Daiane Domingos de Souza, equipe do professor Roberto Tanighuti, que participou com vitórias no Campeonato de Judô da Festa do Ovo de Bastos.

Foram entregues também medalhas para os alunos Matheus Henrique, Murilo, Leonardo, Francisco, Tiago e Elimara, que participaram do XV Torneio de Judô de Junqueirópolis.

As apresentações tiveram início com um musical de teclado com as alunas Rafaela, Marta e Lívia, sob a orientação da professora Mayra, prosseguindo com banda musical e apresentações das turmas dos períodos manhã e tarde.

Foi um evento rico em talento e performances de crianças e adolescentes, que através do Projeto “Espaço Amigo”, desenvolvem suas vocações artísticas e aprendem a praticar cultura e cidadania. O projeto desenvolve aulas de dança, violão, teclado, banda musical, judô, tarefas orientadas, informática, leitura, pintura em tecido e atividades com jornal.
M.C.

Programa “Terra Querida” leva violeiros para cantar no “Bola & Viola” do Canal

Violeiros de Rinópolis e região se apresentaram ao vivo no programa “Bola & Viola”, apresentado por Neuri Cordeiro, na noite de quarta-feira (9), no Canal 9 de Marília, TV via Internet. O programa reúne duplas sertanejas consagradas e novos lançamentos todas quartas-feiras, das 20 às 21h30, e pode ser visto através do site www.canal9.bolaeviola.com . Há reprises nas quintas-feiras (15 horas) e aos sábados e domingos (13 horas).

A iniciativa foi do professor e locutor rinopolense Áureo Camargo, apresentador do programa “Terra Querida”, no ar pela Rádio Maranatha-FM, aos sábados das 13 às 17 horas.

Se apresentaram no Bola & Viola as duplas Jorge Miguel e Leonardo, naturais de Rinópolis e residentes em Birigui, que interpretaram músicas sertanejas de raiz, com destaque para Leonardo, de apenas 12 anos, que chamou a atenção dos telespectadores por seu afinado solo de viola caipira; Jânio Freitas e Fabiano, duplas de Bastos; e João do Bandolin e Sérgio Show, o primeiro professor de violão do projeto Espaço Amigo de Rinópolis, e Sérgio destacado violeiro e interprete de Osvaldo Cruz. O programa contou ainda com as participações do violeiro Júlio César e do humorista Compadre Adão, de Marília. Também assistiram ao programa nos estúdios os rinopolenses Ariel Camargo, Tadeu Trevisan, Jorge (pai dos irmãos Jorge Miguel e Leonardo) e Nivaldo Telles, primo e ex-divulgador da dupla Gilberto e Gilmar.
Moacyr Custódio

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Loja Sistema agora tem Espaço Criança

A Sistema Papelaria e Informática inaugurou, na última segunda-feira (1º.), o Espaço Criança, instalado no interior da loja, na rua Professor Sud Menucci, centro de Rinópolis.

A lojinha oferece uma grande variedades em artigos para crianças de até 10 anos de idade, como confecções, calçados, brinquedos e acessórios. A loja é representante de fábricas de Birigui e oferece sapatinhos infantis com preços de lojas das fábricas.

A responsável pela loja é a jovem Aline Bezerra da Silva, filha do Léo, proprietário da Sistema, tradicional ponto de venda de artigos de papelaria, escolares e de informática.

Prefeitura faz pintura de sinalização horizontal em ruas da cidade

O Departamento de Obras da Prefeitura de Rinópolis finalmente decidiu fazer serviços de sinalização nas principais ruas da cidade. Estão em andamento desde o final de outubro pinturas de sinalização horizontal, que tiveram início na esquina das ruas São Paulo com Professor Sud Menucci. Em seguida, o trabalho, executado pelo pintor e desenhista Dionísio Palombo Neto, foi realizado na rua Luiz Wolff, rua São Luiz e na Barão do Rio Branco, no Jardim São Paulo. O trabalho prossegue em outras vias neste mês de novembro.

Estão sendo pintadas faixas para passagem de pedestres, faixas de separação de mãos de direção, e inscrição de “Pare” nos cruzamentos. A medida visa dar maior segurança a pedestres e motoristas e evitar acidentes de trânsito, que têm ocorrido com muita freqüência nos últimos meses.
M.C.

Festa do Peão Boiadeiro em Bastos

Acontece em Bastos, entre 18 e 20 de novembro, a 33ª. Festa do Peão Boiadeiro, com grandes atrações. Na arena, haverá provas dos Três Tambores, do Chucro, Tira do Leite, do Laço em Dupla, Pega do Garrote, Rodeio em Carneiros e o rodeio profissional com peões convidados. A narração será de Barra Mansa e Henrique Soares.

No domingo, a partir das 10 hs., haverá desfile de cavaleiros pelas ruas da cidade e “queima do alho”.

Os shows acontecem na sexta-feira (18) com Os Meninos de Goiás; no sábado (19) com a dupla Frank e Fabi; e no domingo (20) com Marcos Paulo e Marcelo, filhos de Milionário e José Rico. A entrada é franca.
M.C.

João Carreirro e Capataz cantam na Festa do Peão de Queiroz

A dupla João Carreiro e Capataz será uma das grandes atrações da 19ª. Festa do Peão Boiadeiro de Queiroz, que acontece de 11 e 14 de novembro, no Estádio Municipal “Aristides Martins”, com entrada franca em todos os shows. Eles se apresentam no domingo (13), a partir das 23h30.

As outras atrações são: Marcos Paulo e Candé, sexta (11); Di Paulo e Paulino, sábado (12); e Léo e Giba, segunda-feira (14).

A abertura oficial será no sábado, às 20 hs., com a sequência do Rodeio em Touros, que começa na sexta. No domingo, haverá desfile e cavalgada, boi e porco no rolete, rodeio em touros, rodeio em mini touros. Na segunda-feira, véspera do feriado de 15 de novembro, semi-final e final do rodeio profissional.

Almir Cambra, de Jaboticabal, e Kiko Pompeia serão os locutores e a promoção é da Prefeitura Municipal de Queiroz.
M.C.

Limpeza do Rio Feio recolheu 1.500 quilos de lixo e entulho

Com organização de Jomar Mariano e amigos, os 14 barcos que participaram da limpeza do Rio Aguapei (Rio Feio) conseguiram juntar mais de 1.500 quilos de lixo e entulho, nas margens e no leito do rio, entre as pontes de Piacatu e de Anápolis, no Município de Arco-Íris.

A confraternização, com grande churrasco, ocorreu do lado esquerdo do rio, no município de Luisiania, e contou com a participação do prefeito de Rinópolis Valentin Trevisan e a primeira dama Silvia, a coordenadora do Meio Ambiente Natália Cedran Bergamini, o proprietário da Moto-Oeste da cidade de Tupã, Marcos, e com todos que participaram do 1º Encontro Ambiental.

Bastos produziu 213,8 milhões de dúzias de ovos em 2010

A Pesquisa da Pecuária Municipal divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na semana passada revelou que o município de Bastos, conhecido como a “Capital do Ovo”, continua merecendo este título.

Bastos é disparado o município com maior produção de ovos no Brasil, com 213 milhões 851mil dúzias produzidas em 2010, o que equivale a 6,59% do total de 3 bilhões, 246 milhões e 719 mil dúzias de ovos produzidas no Brasil. Ainda segundo a pesquisa, cada galinha do plantel de Bastos botou 279,8 ovos no ano, bem acima da média brasileira que é de 184,9 ovos por galinha.

O segundo maior produtor de ovos do Brasil é Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, com 154 milhões e 100 mil dúzias, e em terceiro está Itanhandu-MG, com 81 milhões e 970 mil dúzias.

Outros três municípios da região aparecem com destaque na produção de ovos: Guararapes é o sexto colocado, com 40 milhões 680 dúzias; Tupã está em oitavo, com 34 milhões e 975 dúzias; e Rancharia, 18º., com 23 milhões 679 dúzias. Iacri também tem boa produção: foram 17 milhões 536 mil dúzias em 2010.
M.C.

PEQUENAS PALAVRAS

Helena

A jornalista e editora assistente do jornal Cidade de Rinópolis, Helena Yaeko Massuzaki, está se recuperando de grave problema de saúde na Santa Casa de Tupã. Está vencendo etapas do tratamento e em breve estará de volta ao convívio com nossos leitores, amigos e colaboradores do jornal. Agradeço a preocupação de todos e as mensagens de carinho e amizade que recebo diariamente por minha companheira.

Corrupção do dia

Qual o próximo ministro do Governo PT (Lula/Dilma) a cai? Que apostar que será o ministro do Trabalho, Carlos Lupi? Pois é! Integrantes do Ministério do trabalho cobrariam propina para liberar repasse para organizações não governamentais (ONGs) , afirma reportagem na revista “Veja” desta semana. Segundo a revista, funcionários e ex-funcionários de órgãos de cotrole da pasta exigiriam comissão de 5% a 15% do valor dos convênios para resolver “pendências” nos contratos.
O que é

Propina é dinheiro obtido ou fornecido de forma ilícita como suborno em atos de corrupção, originado no Brasil. O especialista e mestre desse esquema é deputado federal e mora em São Paulo...

Canavial

O ministro Carlos Lupi disse que é como cana de canavial: nem facão nem queimada arranca minha raiz. Vou até o fim”. Então ta!



Quadrilha

Parece que o fim está próximo: até agora seis ministros caíram: cinco envolvidos em corrupção e um por falar besteiras.





Honestidade - I

A administração Valentim/Neto realiza um ótimo trabalho, com a virtude de ser reconhecida por toda a população como administração honesta, o que raramente acontece no Brasil.

Honestidade – II

Como diziam os romanos na época medieval, não basta ser honesto, tem que parecer honesto. E o prefeito Valentim e o vice Neto transmitem esta certeza de que são honestos.

Honestidade – III

Rinópolis pode não ter todos os seus problemas resolvidos, mas seu povo pode se orgulhar: tem gente honesta na administração da cidade.

Desonestidade – I

Isso é muita coisa, quando se vê prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, de Parapuã a Fernandópolis, aqui, ali e acolá, sendo acusados de meter a mão no dinheiro público.

Desonestidade – II

O governo Dilma/Lula, por exemplo, tá difícil meu irmão, encontrar ali alguém que não esteja envolvido em corrupção.

Gente Feliz

Rinópolis é um Lugar de Gente Feliz, mas seria melhor se houvesse participação efetiva nos assuntos de interesse do município de todos os que dizem que amam a cidade.

Sucessão - I

O bem-te-vi que canta todas as manhãs na árvore aqui ao lado, me disse que Rinópolis terá três candidatos a prefeito: Neto (Partido Verde), Toninho Reis (PSDB) e Claudete Pinheiro (PSD).

Sucessão – II

Mas tem um gavião que assusta o bem-te-vi e me disse que Airton Picolo é candidato a prefeito. E tem apoios de gente muito importante de fora da cidade.

Sucessão – III

Eu, que entendo só um pouquinho de política, ainda acho que Valentim Trevisan será candidato a reeleição.

Omissos

Muita gente quer falar...mas tem medo de falar....bom seria ficar debaixo da cama...

Favorecimento

O bom prefeito e o bom vereador não é aquele que fez alguma coisa por você ou por sua família...mas sim aquele que fez alguma coisa por toda a população da sua cidade.

Candidatos - I

Jomar Mariano, José Bertolazzo, Laerte Sprocati e Cacheiro serão candidatos a vereador em 2012.

Candidatos – II

Perninha também será candidato a vereador. Disse que terá pelo menos mil votos. Um amigo meu disse que terá quatro votos. O dele, da mulher e dos filhos. Isso se ninguém votar errado.

Candidatos – III

Outros fortes possíveis candidatos a vereador são Plínio Telline, Sílvio Morcelli, Mitú, Jorge Mori e Ariel Camargo.

No ar

Ariel Camargo, aliás, estreou programa na Rádio Maranatha-FM., com boas modas e uns recadinhos básicos.
Sugestão

Rinópolis está precisando de uma linha de ônibus circular que faça o itinerário Rinópolis-Iacri-Tupã, com saída do Cojunto Mário Covas, passando pelos jardins São Matheus, Bernadelli, São Paulo e Guataporanga, seguindo pela vicinal Rinópolis-Iacri. Seria um grande benefício à população. Quem se habilita a brigar por isso?

É o amor

Um amigo sãopaulino, dono de um movimentado estabelecimento comercial no centro, foi atingido em cheio pelo cupido. Dizem que ele não sai de Parapuã.

Brasileirão - I

O Campeonato Brasileiro está com a classificação travada nas primeiras posições. O Corinthians perdeu para o lanterna América Mineiro, mas continua líder, ajudado pelo Santos, que venceu o Vasco com mais um show de Neymar. Palmeiras e São Paulo perderam de novo.

Brasileirão – II

O Palmeiras está correndo o risco de ser rebaixado para a Série-B, campeonato que o Verdão e o Corinthians conhecem muito bem.

Brasileirão – III

O Campeonato Brasileiro de 2012 pode se transformar em um Paulistão com convidados: a Portuguesa já subiu, a Ponte Preta vai subir e Bragantino e Americana estão brigando por outra vaga. Seriam sete paulistas na competição, isso se o Palmeiras não cair. Lá embaixo, na série B, tem um paulista com a corda no pescoço: o São Caetano.

A frase

“As esperanças que morrem nascem de novo esperanças para aqueles que sabem esperar”, Hélio Ribeiro.

Esta coluna é lida por...

...jornalista José Augusto da Silva Rocha, de São Paulo; Fabiana Lima, de Guarulhos; Kátia, da Loja “A Barateira”; Ronaldo e Noemi, da Lotérica; Zé Papagaio, de Osvaldo Cruz; Gervá e Angelina Roçato, de Salmourão; Brito, do Restaurante Canaã; Ademir, do Mercado Avenida; Aline, da loja Espaço Criança; Aline, do Posto São Cristóvão; Luciana Monteiro, agente do Expresso de Prata; doutores Adroaldo, Wagner, Simone e Carla, da Santa Casa de Tupã; taxistas Cláudio, Marquinhos, Gugu e Dirceu; Cleide, de Matão; e Sebastião Vieira, de São Paulo.

Parusia e a questão espiritual do tempo

Foi para um 22 de outubro, do longínquo ano de 1844, que alguns irmãos cristãos norte-americanos aguardavam o retorno de Jesus à Terra. Fundamentaram-se em interpretação própria da profecia das 2.300 tardes e manhãs, descrita no livro de Daniel, no capítulo 8º, no Antigo Testamento da Bíblia Sagrada.
Pelo fato de o segundo advento (a Volta do Divino Mestre ao plano das formas) não ter se dado, essa ocasião foi por eles denominada o Dia do Grande Desapontamento.
No sábado, 22/10, durante a sessão solene das comemorações dos 22 anos do Templo da Boa Vontade, que tive a honra de comandar, reforcei que não percamos de vista o necessário cuidado que devemos ter ao apontar datas para o cumprimento das profecias de Deus. Como colaboração ao tema, apresento-lhes aqui trechos do capítulo “A questão espiritual do Tempo”, constante do meu livro “Jesus, o Profeta Divino”, um dos campeões de venda da 15ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro:
Essa questão do tempo, que está realmente próximo (Apocalipse, 1:1) — mas sempre lembrando que o tempo próximo da profecia apocalíptica se realiza por partes, dentro de grandes partes e da Grande Parte Final —, por sua vez, deve ser com insistência objeto de estudo e reflexão. O salmista no Velho Testamento da Bíblia Sagrada (Salmos, 90:4) o afirma e Pedro Apóstolo (Segunda Epístola, 3:8 e 9) no Novo Testamento o ratifica: “Mil anos dos homens são para Deus como o dia de ontem que já passou”. “Então, Jesus pediu dois dias para voltar”, constantemente destacava o saudoso Alziro Zarur. “E vai ressurgir, do mesmo modo como (no passado) ressuscitou, ao terceiro dia”, depois de ter sido “morto” e “sepultado” pelos seres humanos, os quais veio salvar. Atentemos ainda para o fato de que esse “terceiro dia”, que terá início em 2001 (estávamos na década de 1990), possui mil anos de duração, segundo a contagem terrena. É palmar que lhes falamos do Terceiro Milênio, que vem logo ali. Nenhum de nós na Terra detém autoridade suficiente para apontar esta ou aquela data como a da Volta de Jesus, mas pode concorrer para abreviá-la, conforme se encontra na Segunda Epístola de Pedro, 3:11 e 12: “(...) Vivei em santo procedimento, (...) esperando e apressando a vinda desse Dia do Senhor (...)”.

O BREVE TEMPO DE DEUS
Reforçando o assunto Tempo, no tocante ao Retorno do Divino Mestre — como “o Leão da Tribo de Judá”, Apocalipse (5:5), isto é, com poder e grande glória (Evangelho segundo Mateus, 24:30), não mais como cordeiro a ser abatido —, releio em “Reflexões da Alma” trechos da análise que fiz, depois de estudar Zarur e em anos de pesquisa variada.
Alguns argumentam contra a credibilidade do Apocalipse, tendo em vista esta sua afirmativa: “... pois o tempo em breve chegará”. E o fazem até sem jamais o ter lido. Ou, se abriram suas páginas, passaram apenas os olhos nelas, com a ligeireza de quem lê um romance de quinta categoria... A esses, reiteradamente convido a levar em consideração determinados fatores, como há pouco vimos, e que, por serem tão importantes, ilustraremos melhor em outra ocasião.

José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Horta cidadã é cultivada em Rinópolis

Por iniciativa do funcionário público José Izidoro e com a colaboração de seus colegas e amigos Manezinho da Ambulância, José Roberto, Luiz Pêgo (Pol) e Manoel Fernandes, uma bem cuidada horta está plantada na rua Benedito Pinheiro, em frente ao Centro Comunitário.

A horta existe desde o início da gestão do prefeito Valentim Trevisan, em 2009, quando José Izidoro, que trabalha há 32 anos na Prefeitura e atualmente é chefe de setor no Almoxarifado, pediu autorização do prefeito para utilizar o terreno vazio para cultivar hortaliças. A autorização foi dada e hoje o que se vê ali é o resultado de um trabalho dedicado e artesanal, com canteiros de alface, almeirão, couve, salsinha, salsão, cebolinha, rúcula etc.

Os responsáveis pela horta não recebem nada por isso, o fazem apenas pelo prazer de cultivar e servir.

As hortaliças não são comercializadas: quem passar pela rua e pedir um pé de alface receberá gratuitamente. Izidoro também atende, quando solicitado, pedidos para eventos de entidades assistenciais da cidade. Na semana passada, a vereadora Graziela Trevisan, que é psicóloga da Apae, pediu e foi atendida com uma boa remessa de verduras para a entidade.

A iniciativa é um exemplo de cidadania espontânea e produtiva, merecedora de elogios de toda a Comunidade Rinopolense.
M.C.

Prédio da Hidroterapia de Rinópolis está em construção

Estão em andamento as obras da unidade onde funcionará o serviço de Hidroterapia de Rinópolis, anexo ao setor de Fisioterapia do Departamento de Saúde, na rua professor Sud Menucci.

A obra teve início no dia 13/09 e sua primeira fase, com alvenaria e cobertura, deverá ser entregue até o final deste mês. Além da piscina e tanque, o prédio contará com espaço para vestiários, casa de máquinas e banheiros.

A iniciativa é o resultado de um projeto da vereadora Graziela de Lima Tomé Trevisan, com participação de Camila Fernandes Mirandolla. Os recursos são provenientes de emenda do deputado estadual Roquinho Barbieri, além de investimentos próprios da Prefeitura..

Segundo o vice-prefeito José Ferreira de Oliveira Neto, que coordena a área da Saúde de Rinópolis ao lado da diretora Fabiana Rosa de França, a Hidroterapia de Rinópolis será uma das mais modernas da Nova Alta Paulista. “São poucas as cidades do mesmo porte de Rinópolis que possuem um equipamento como este, muito importante para a assistência à saúde da população”, frisou Neto.

De acordo com a fisioterapeuta Andressa Takahashi, responsável pelo setor de Fisioterapia, a hidroterapia é “um tratamento fisioterápico realizado na piscina com água aquecida”. Segundo ela, devido a seu efeito terapêutico de relaxamento muscular, há menos risco de lesão devido ao pouco impacto, podendo ser indicado para pacientes neurológicos, ortopédicos, gestantes, idosos etc.

Cemitério de Rinópolis recebeu grande número de visitantes no Dia de Finados

Um público estimado em cerca de três mil pessoas visitou o Cemitério Municipal de Rinópolis entre os dias 29, 30 e 31 de outubro e 1º. e 2 de novembro para visitar os túmulos e homenagear parentes e amigos ali sepultados por ocasião do Dia de Finados.

Com pintura nova executada pela Prefeitura e muito bem cuidado pelo funcionário Chicão, o cemitério teve cinco dias de grande movimento e promoveu também reencontros de várias famílias que vivem em outras regiões com amigos e parentes de Rinópolis.

COMPRE PIZZAS DA VIVA A VIDA

Dia 03/12/2011

Das 9 às 12 hs.

Local: Rotary Club de Rinópolis
Rua Prof. Sud Menucci, esquina com rua Carlos Gomes, centro.

Promoção: Associação Viva a Vida – Voluntárias de Combate ao Câncer.

Participe e colabore.

Comecinho de Vida oferece conforto, praticidade e estilo para os bebês

Já está funcionando em Rinópolis uma loja especialmente dedicada aos bebês e crianças de até cinco anos. Trata-se da Loja Comecinho de Vida, especializada em roupas para recém-nascidos e os pequeninos com os primeiros meses e anos de vida.

Lá as mamães (e os papais também) encontram macacãozinhos, mamadeiras, chupetas, sapatinhos, acessórios em geral e podem encomendar o enxoval completo. Tem uma exclusividade: os babadores importados Carter’s.

Os artigos são de primeira qualidade e os preços são pequeninhos como os bebezinhos, com atendimento personalizado às mamães e às gestantes.

A proprietária da loja é Gláucia Feitosa Mattiello e a gerente é Sheila Feitosa da Silva. O endereço é rua José Bonifácio, 44, ao lado da entrada da nova fábrica da Kió, no final do quarteirão abaixo ao Rotary Club e aos postos de combustíveis. Informações pelos telefones: (18) 9707-6940, 8130-1365 e 9122-4913.
M.C.

Coleta de lixo em Rinópolis se torna deficiente e lixo acumula nas ruas e calçadas

O serviço de coleta de lixo em Rinópolis está sendo feito de forma muito deficiente nos últimos meses. Há sacos de lixo espalhados por toda a cidade por mais de vinte dias, colocados de forma irregular pelos moradores e não recolhidos pelo setor responsável.

Na esquina das ruas da Saudade e Barão do Rio Branco, no Jardim São Paulo, cerca de 30 sacos de lixo, muitos rasgados pelos cães e gatos, com resíduos espalhados pela calçada, permaneceram durante mais de vinte dias sem que fossem recolhidos. O mesmo se verifica na avenida Rinópolis, no Jardim São Matheus, no Mário Covas, no Bernadelli, em ruas centrais e nas estradas rurais.

Na Praça da Matriz, durante os festejos do Dia da Padroeira e do Dia da Criança, não houve a preocupação de colocar tambores de lixo para que fossem colocados embalagens e palitos de sorvetes. O resultado foi que a procissão da Padroeira chegou à praça em meio a lixo até no topo das árvores.

M.C.

Final do Campeonato Paulista de Canoagem em Salmourão

Uma grande festa acontece em Salmourão nestes dias 11, 12 e 13 de novembro, quando se realiza a final o Campeonato Paulista de Canoagem Slalom. As competições, que reunirão remadores nacionais e em nível internacional, acontecem no Rio Aguapei (Feio), paralelas a shows na Praça da Bandeira.

A abertura é nesta sexta (11), às 20 hs. Em seguida, às 21 hs., ocorre show com a Banda Santa Mônica.

No sábado (12), haverá treinos (12 hs), eliminatórias (14 hs), e show com a dupla Jad e Jefferson (22 hs).

Domingo (13), a programação começa às 10 hs com demonstração da 1ª. divisão; às 11 hs, final da 2ª. Divisão; às 12h30, início das provas da 1ª. divisão; às 14h30, provas por equipes; às 16 hs, premiação; e, às 21 hs., show com a Banda “Somos Iguais”.

A promoção faz parte do calendário oficial da Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude e tem o apoio da Prefeitura Municipal.
M.C.

LAR SÃO VICENTE DE PAULO

LAR SÃO VICENTE DE PAULO

Promoção finados/2011

Total bruto:........................................R$ 7.347,78

Despesas

Luiz do Bar (massa pastel).................R$ 192,00
Vela Santa Maria................................R$ 910,00
Vela Santa Maria................................R$ 550,00
Distribuidora Rota (Velas).................R$ 75,00
Carnes & Cia (Poit)............................R$ 127,00
Mercadinho São Cristóvão.................R$ 153,15
Viva a Vida (saco papel)....................R$ 11,50
Juccam (Água Mineral)......................R$ 28,00
Alcir Carlos V. Lopes (corte cana).....R$ 170,00
Sr. Odilo (corte cana voluntário)........R$ -
Quitanda Kazuko................................R$ 14,00

Total despesas:........R$ 2.230,65

Total líquido:...........R$ 5.117,13

AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO DE TODOS

A publicação deste comunicado foi sem custo para o Lar São Vicente de Paulo

Baile do Hawai agita a moçada de Rinópolis neste dia 12

Um dos eventos mais esperado pelos moços simpáticos e moças bonitas de Rinópolis e de toda a região acontece neste sábado (12), no Rinópolis Tênis Clube (RTC), a partir das 22 hs. Trata-se do Baile do Hawai, um show de música em ambiente tropical para agitar toda a galera.

O baile será realizado em dois ambientes, com decoração típica, frutas, queima de fogos e outras atrações. Haverá a presença de DJs Top’s, entre eles os requisitados Ricardo Costa e Higor Ribeiro.

No salão, o som imperdível do New Sound Show Band.

Um pouco antes, às 21 hs., haverá o Pit Stop, na Flôr Pastel (rua São Luiz, ao lado da Prefeitura), com a presença de toda equipe da rádio Tupã-FM (97,7) e o pessoal do Batidão Universitário, agitando e esquenta para o Baile do Hawai.

Informações sobre convites podem ser obtidas pelos telefones (18) 3583-1275 e 3583-1371.

M.C.

Clube das Acácias oferece Festa do Dia das Crianças na APAE

A APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Rinópolis recebeu, dia 20/10, senhoras do Clube das Acácias, que proporcionaram aos alunos uma alegre festa das crianças, com muito carinho.

A presidente do Clube das Acácias, Rosa Ono Takahashi, juntamente com as demais integrantes (cunhadas) agradeceram a direção da APAE pela oportunidade, reiterando a certeza que, em 2012, estarão de volta se Deus quiser.

Os alunos assistidos pela entidade receberam lanches, refrigerantes e bolo, além de bolas de presente, vivendo uma manhã com muita alegria e convívio fraterno.

Dia dos Pais

No dia 12/08, o Clube das Acácias esteve no Lar São Vicente de Paulo comemorando o Dia dos Pais com os idosos ali assistidos. As esposas dos maçons da ARLS União Fraterna, em clima de amor e carinho, fizeram a alegria dos velhinhos, dando-lhes o valor e o verdadeiro sentido de sua existência. As Acácias os presentearam com vários mimos e ofereceram refrigerantes e bolo. Na oportunidade, a presidente Rosa Ono Takahashi, cumprimentou a direção do Lar São Vicente de Paulo, na pessoa de seu presidente Celso Farias, pela brilhante organização da instituição.

Sorteio

No dia 13/08, com a presença de várias pessoas no interior da Drogaria Rinópolis foi realizado o sorteio de uma cesta de “Café da Manhã”, outra promoção do Clube das Acácias, com a participação de João Gasparine. A contemplada foi a sra. Sirley Poit.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

As entidades APAE, ASSOCIAÇÃO VIVA A VIDA, HOSPITAL SÃO PAULO, LAR SÃO VICENTE DE PAULO E PROMOÇÃO SOCIAL, vêm comunicar à população em geral que a renda que coube a cada entidade da PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO E DO ESTACIONAMENTO do RODEIO/2011 foi de R$ 10.094,14 (Dez mil, noventa e quatro reais e quatorze centavos).

Todas as entidades agradecem a todos que colaboraram naquele evento.

Campanha de vacinação contra a febre aftosa vai até o dia 30 deste mês

Teve início no dia 1º. de novembro e se encerra no próximo dia 30 a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa que está sendo realizada em todo o Estado. Na primeira etapa da campanha, realizada no mês de maio, foram vacinados somente os animais com até dois anos de idade. Nesta segunda etapa, a vacinação é obrigatória para todos os animais, de mamando (bezerros) a caducando (animais velhos).

Segundo o Escritório de Defesa Agropecuária (EDA), com sede em Tupã, deverão ser vacinadas na região, que inclui Rinópolis e outros 13 municípios, cerca de 300 mil cabeças, distribuídas em 5.145 propriedades rurais.

Segundo o EDA, o pecuarista tem todo este mês de novembro para vacinar seu rebanho e até 7 de dezembro para comprovar a vacinação de todos os bovinos e bubalinos (búfalos) da propriedade, e relatar os demais animais dos rebanhos equinos, suínos, ovinos e caprinos.

O Estado de São Paulo é reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como livre da febre aftosa, com vacinação, e não registra casos da doença há 15 anos.
M.C.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Campeonato Paulista da Série A-3 terá nova fórmula de disputa em 2012

A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu na quinta-feira (27) a fórmula de disputa do Campeonato Paulista de Futebol, Série A-3, em 2012, que tem o Osvaldo Cruz F.C. como o único participante da região da Nova Alta Paulista.

Como já estava previsto, os grupos regionalizados foram extintos. Em 2012, os 20 clubes se enfrentarão em turno único, com todos jogando contra todos. Após esta etapa, os oito melhores se classificam para a próxima fase, quando serão formados dois quadrangulares, com os dois melhores classificados desses grupos subindo para a Série A-2. O campeonato começa no dia 29 de janeiro.

O Campeonato Paulista da A-3 terá a participação dos quatro clubes que subiram da Segunda Divisão: Independente de Limeira, Capivariano de Capivari, Barretos e Guaçuano de Mogi Guaçu, e os quatro que caíram da Série A-2 este ano: Marília A.C., Sertãozinho, São Bento de Sorocaba e Rio Branco de Americana.

Os clubes que permaneceram na A-3 em 2011 e disputarão em 2012 são: Osvaldo Cruz, XV de Jaú, Batatais, Francana, Internacional de Bebedouro, Taubaté, Flamengo de Guarulhos, Juventus, Itapirense, Internacional de Limeira e Taboão da Serra.

Série A-2

A Série A-2, que também começa no dia 29 de janeiro, terá o mesmo regulamento e fórmula de disputa da Série A-3. Contará com as equipes que caíram da A-1 neste ano: São Bernardo, Noroeste de Bauru, Santo André e Grêmio, que era de Presidente Prudente, voltou a ser Barueri, e ninguém sabe para onde vai este clube sem casa, sem bandeira e sem graça.

Os clubes que subiram da A-3 para a A-2 são: Penapolense (Penápolis), Velo Clube (Rio Claro), Santacruzense (Santa Cruz do Rio Pardo) e São Carlos.

Esses quatro clubes oriundos da A-3 têm prazo até o dia 15 de novembro para enviar à FPF documentação que comprove capacidade de mínimo de 15 mil pessoas em seus estádios. Se isso não ocorrer, de acordo com a FPF, não poderão disputar a A-2, dando lugar aos outros quatro melhores classificados, que são XV de Jaú, Grêmio Osasco, Taubaté e Flamengo de Guarulhos.

Grêmio Osasco e Flamengo não manifestaram interesse em disputar a Série A-2, podendo entrar por esta porta dos fundos o Batatais, o Juventus e a Internacional de Limeira.

Ocorre que de todos esses que estão na “boca de espera” apenas Taubaté, XV de Jaú e Inter de Limeira têm estádio para 15 mil pessoas.

A confusão está armada e os próximos capítulos serão escritos nos próximos dias, já que a FPF tem prazo para divulgar as tabelas até o dia 30 de novembro, de acordo com o Estatuto do Torcedor.

Série A-1

A Série A-1, a chamada elite, que tem o Santos (campeão deste ano), Corinthians, Palmeiras e São Paulo, terá como novidade os quatro clubes que subiram da A-2, que são Guarani de Campinas, XV de Piracicaba, Comercial de Ribeirão Preto e Catanduvense.
Moacyr Custódio

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PEQUENAS PALAVRAS

Helena - 1

A redação do jornal Cidade de Rinópolis está passando por momentos difíceis. Como a maioria dos leitores de Rinópolis sabe, nossa companheira e assistente está internada na Santa Casa de Tupã há quase 40 dias em estado de saúde delicado. Muito mais do que a falta que ela faz em nossa vida e em nosso trabalho, há evidentemente uma grande preocupação com sua saúde e uma dedicação permanente para que se restabeleça. Ela foi muito bem atendida no Hospital São Paulo e está assistida por uma boa equipe de médicos e enfermeiros em Tupã. Agradecemos o apoio, orações e solidariedade de todos nesses momentos de grande apreensão pelo qual passamos.

Mais um

Com a vida continuando em seu curso envolto em tristeza, ficamos sabendo que mais um ministro da presidente Dilma Rousseff está sendo acusado de meter a mão no dinheiro público. Agora é o sr. Orlando Silva Jr, do Esporte, denunciado por um ex-companheiro de partido por receber propina de recursos repassados para ONGs e projetos sociais. Em menos de dez meses do governo Dilma Rousseff, é o quinto ministro envolvido em escândalos. E centenas de corruptos de outros escalões.

Continuísmo

Mas esta sujeira toda não começou no governo Dilma. Ela vem desde os dois mandatos do Governo Lula, quando o PT demonstrou que a moralidade que pregava era apenas um jogo de cena política.

Nunca jamais

Nunca antes na história deste país houve tanta corrupção como nos governos do PT.

Protestos

Por isso, o povo já está se mobilizando contra a corrupção: passeatas e protestos estão sendo realizados em todo o País contra esta ladroeira explícita.

Cofres cheios

E dinheiro é o que não falta para roubar: no mês passado o Brasil atingiu, somente este ano, 3 trilhões de reais em arrecadação de impostos.

Mal visto

Por causa disso, o Brasil já está mal visto em todo o mundo, justamente quando está próximo de realizar eventos esportivos que deverão atrair milhares de turistas e jornalistas do mundo todo: as coisas erradas vão ficar escancaradas...

Pauta

É bom que os grandes órgãos de imprensa internacionais não mandem apenas jornalistas esportivos para a Copa do Mundo e Olimpíadas...temos aqui outros setores muito interessantes para mostrar.

Paulo Lima

O juiz da 7ª. Vara da Fazenda Pública do Rio de Janeiro, Eduardo Antonio Klausner, manteve a indisponibilidade de bens do ex-deputado Paulo Lima e sua esposa em R$ 32,9 milhões. O juiz bloqueou as ações da TV Fronteira, afiliada da Rede Globo em Presidente Prudente, além de veículos, fazendas e ações de outras empresas do casal Paulo e Luciane. O motivo é a compra pelo Estado do Rio de apostilas da Aesp (Associação de Educação São Paulo, que pertence aos Lima), que não foram entregues ou fora do prazo, o que as tornou inúteis, edmbora o preço contratado tenha sido pago em quase sua totalidade. O contrato, sem prévia licitação, totalizava R$ 33, 8 milhões. Cabe recurso aos réus.

Manobra

Pode ser que não, mas tudo indica que o prefeito de Tupã, Waldemir Lopes, já começou a mexer os pauzinhos para tentar eleger seu vice César Donadelli. Ele pediu licença de 11 dias e deu posse ao vice, sem que isso fosse preciso, já que poderia se afastar por até 15 dias. Políticos da sede da Comarca dizem que é para colocar Donadelli em evidência.

Comunhão

Prefeitos e vices são como um casamento: quando dá certo, um faz tudo pelo outro.

Emendas

O deputado estadual Roquinho Barbieri (PTB) mexeu em um vespeiro na Assembleia Legislativa: disse que muito deputados recebem comissões de lobbistas para apresentar emendas ao Orçamento do Estado, que repassa verba para obras de seu interesse (dos lobistas) nos municípios. Não deu nomes, mas prometeu dar. Seus colegas estão fazendo lobby para que não dê...

O que é

Lobista é aquele que faz lobby (pressão para conseguir ações políticas). Não são aqueles que trabalham com lobos...muito trabalham com ratos mesmo...

Barulho

Com exceção da Banda Santa Esmeralda, que fez uma bela apresentação no aniversário da cidade, as demais que se apresentaram neste mês de festas foram de lascar: mesmo repertório, muito barulho, nenhuma qualidade musical.

Palavra cumprida

O deputado Luiz Cláudio Marcolino (PT) esteve em Rinópolis e prometeu solicitar ao Governo do Estado recursos para a APAE. Prometeu e cumpriu. Foi aprovada uma emenda de R$ 50 mil.

Elogios

Por conta disso, Marcolino foi elogiado pela vereadora Graziela Trevisan (PSDB) em sessão da Câmara Municipal. Nada mais justo: quem faz alguma coisa merece aplausos, independente do partido. Aliás, a vereadora disse que é do PSDB mas gosta do PT.

Respostas

O vereador Airton Picolo vive reclamando que a Prefeitura não responde as suas indicações e requerimentos: quando as respostas chegam, ele não gosta das respostas...

Vista rápida

O vereador Daniel Ferreira da Costa pediu vistas de dois projetos do Executivo, na sessão do dia 10. Dois dias depois os projetos, já “vistos”, foram aprovados.

Candidato? - I

Perninha, do Jardim São Paulo, se filiou ao PT e afirma que será candidato a vereador. Se for eleito, a Câmara nunca mais será a mesma...

Candidato? – II

Edílson, também conhecido como Japonês, também se filiou, só que ao PMDB. Outro dia ele estava perguntando se o partido é bom para eleger vereador...bom é, depende do candidato!

Entidades

Este jornal cita os nomes de todas as entidades sociais e assistenciais de Rinópolis em todas as matérias sobre eventos dos quais participam. Também publicamos todos os comunicados, agradecimentos, balanços e eventos que organizam. Basta enviar ao jornal.

Leitura dinâmica

Uma leitura muito dinâmica de jornal, qualquer jornal, deixa escapar muita coisa nele publicada...

A frase

“O amor verdadeiro começa lá onde não se espera mais nada em troca”, Antoine de Saint-Exupéry.

Esta coluna é lida por...

...Valentim e Sílvia Trevisan; José Ferreira de Oliveira Neto e Carlito; Rosa Maria; Mara Ferreira; Airton Picolo; Áureo e Ariel Camargo; Gilberto Peralta, Cristiane, Cebolão e Juliano; Dona Nora; Laerte Sprocati; Natália Bergamini; Plínio Telline; Sílvio Morcelli; Graziela Trevisan; Jorge Mori; Perninha; Wilsinho Mamoeiro; Zuco, Natal e Sílvia Zanzarine; Milton Monteiro; Heloisa do Sindicato; Ana Paula do Jardim São Paulo; Ana e Nivaldo; Dr. Edemar Aldrovandi; Carlinhos e Cátia de Tupã; Adriana, Célia, Sônia, Patrícia e Claudinha, da Prefeitura; Cacheiro e Marília, do Sispumur; Regina e Jorge; Nico; Ivan; Jandira; Alan; Marcelo Silva, de São Paulo; Leonor, de Americana; Fabiana Lima, de Guarulhos; e Antonio e Cândida Basillo Custódio, de São Paulo.

Festa de Nossa Senhora Aparecida é encerrada com Missa Solene e Procissão

Com missa solene e procissão em louvor a Nossa Senhora Aparecida, foi encerrada, quarta-feira (12),
A Festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil de Rinópolis. Um grande público compareceu ao recinto Poliesportivo na missa celebrada pelo padre Valdemiro de Símbolo, com a coroação de Nossa Senhora Aparecida no final.

Aproximadamente 2.000 pessoas acompanharam a procissão até o centro da cidade, com a imagem levada ao Salão Paroquial, onde foi realizada a benção de Nossa Senhora Aparecida.

A Festa da Padroeira começou no dia 8 com realização de quermesse e em seguida baile aberto com a Banda The Champ, de Ibiporã-PR.

No dia 9, houve almoço e show de prêmios em benefício da Paróquia, cuja Igreja Matriz está em campanha para a arrecadação de recursos para a reforma que está em andamento.

M.C.

Falecimento

Rita de Cássia de Lima faleceu no dia 7/10 e foi sepultada no dia seguinte no Cemitério de Rinópolis. Ela tinha 40 anos. Sofreu um enfarto repentino quando estava em casa, no Jardim São Paulo.

Era uma pessoa muito querida na cidade. Natural de Bilac, era filha de Joaquim Oliveira de Lima e de Helena Braz de Lima, já falecida. Deixa saudades aos irmãos Ana Fátima, Olímpio e Rosa, do cunhado Nivaldo Antonio Ribeiro e de muitos amigos que conquistou no tempo de vida que dedicou ao bem das pessoas que com ela conviveram.

Cientista inglês visita Rinópolis para pesquisa sobre Leishmaniose

O biólogo inglês Daniel Peter Bray esteve em Rinópolis na sexta-feira (7) para conhecer a cidade dando sequência ao estudo que vem sendo realizado para o Projeto Feromônio, que visa encontrar uma nova forma de controle do vetor da Leishmaniose.

O Feronômio é um atrativo químico que atrai o mosquito transmissor. Trata-se de uma pesquisa científica que vem sendo desenvolvida pelo Instituto Wellcome Trust em parceria com as Universidades de Warwick e Keele, ambas na Inglaterra. No Brasil há uma parceria com a Fiocruz (Fundação Instituto Osvaldo Cruz).

A pesquisa começou em Campo Grade-MS e, além de Rinópolis, está sendo feita nos municípios de Piacatu, Luziânia, Gabriel Monteiro, Santópolis do Aguapei e Guzolândia. Os pesquisadores chegaram em Rinópolis por sugestão do deputado estadual Reinaldo Alguz.

O pesquisador esteve acompanhado da veterinária Cláudia Araújo, da Sucem de São Paulo, e foi recebido em Rinópolis pelo vice-prefeito José Ferreira de Oliveira Neto, pelo vereador Edmilson Wolff Conti e pelo veterinário Bruno Prates.

Dia da Criança foi comemorado na Praça da Matriz

As crianças de Rinópolis receberam um belo presente no domingo (12), se divertindo com brinquedos, sorvetes e algodão doce. A festa foi patrocinada pelo empresário Valdir Esteve de Oliveira (Rato), diretor da Metalúrgica VJ Fikiss.

Vereadores de Rinópolis realizam 15ª. sessão ordinária e sessão extraordinária

A Câmara Municipal de Rinópolis realizou na noite de segunda-feira (10) a 15ª. sessão ordinária de 2011, sob a presidência do vereador Luiz Eduardo Fortunato e secretaria dos vereadores Airton Picolo e Antonio Pinheiro Neto.

Todos os vereadores estiveram presentes: Valdevino de Camargo (vice-presidente da Câmara), Donizete Ananias da Silva, Edmilson Wolff Conti, Graziela de Lima Tomé Trevisan, Cláudio Oliveira e Daniel Ferreira da Costa.

A primeira indicação apresentada foi do vereador Pinheiro Neto, que pede ao prefeito a construção de passarela ou passeio na ponte que liga o centro da cidade ao Jardim Bernadelli. Segundo o vereador, este pedido não está merecendo consideração, dizendo que falta bom senso do prefeito, pois crianças e adolescentes estão correndo riscos, que aumentou com a nova fábrica da Bout’s e vai aumentar a demanda da população com as casas populares que serão inauguradas em breve. Pinheiro Neto pediu providência urgentíssima.

O vereador Daniel Ferreira da Costa pediu informações sobre os serviços públicos de limpeza e iluminação. Ele quer saber quanto a Prefeitura arrecada de impostos para este fim e quanto gasta e também quantos funcionários trabalham neste setor.

O vereador Luizinho Fortunato apresentou requerimento pedindo a instalação de telefone público na cidade, nos locais de grande demanda como o Jardim Bernadelli onde funciona a fábrica da Bout’s e serão inauguradas as casas populares.

Airton Picolo voltou a cobrar a Prefeitura sobre o estacionamento de veículos no Conjunto Habitacional Mário Covas. Ele quer informação sobre quais são as dificuldades para regulamentar o estacionamento naquelas “ruas estreitas”. O vereador afirma que falta competência do prefeito, pois “a coisa” é fácil de fazer. Picolo quer que a Prefeitura determine estacionamento apenas de um lado das ruas.

A vereadora Graziela apresentou moção de aplauso e congratulações aos organizadores do rodeio, do aniversário de Rinópolis, do Integração Cultural, a Festa da Padroeira e do Festival de Pipas, destacando a participação nesses eventos das entidades assistenciais como Hospital São Paulo, Asilo São Vicente de Paulo, Viva a Vida e Apae. Pediu para consignar aplausos para Alaor Dias, Evandro Dias, João do Atletismo e a todos os patrocinadores do Festival de Pipas.

No tema livre Airton, Daniel, Graziela, Donizete, Pinheiro Neto e Edmilson falaram sobre suas proposituras e outros assuntos. Cláudio Oliveira e Valdevino de Camargo ficaram do mesmo jeito de sempre: como está fica.

Na ordem do dia estavam os projetos 028/2011, que estima despesa do município para o exercício de 2012, que foi aprovado. Foi aprovada também uma alteração de lei municipal.

O vereador Daniel Ferreira da Costa pediu “pedido de vistas” sobre os projetos de lei que autoriza a Prefeitura abrir crédito especial nas finanças em favor do Programa Social “Fornecimento de Plano de Assistência Familiar” para os funcionários públicos, e ao que autoriza a Câmara a abrir no seu orçamento corrente um crédito especial no valor de R$ 216 para cobertura de despesas com o Plano de Assistência Familiar para seus funcionários até o final do exercício de 2011.

Os vereadores aprovaram o “pedido de vistas” e o presidente Luizinho Fortunato convocou uma sessão extraordinária para a quinta-feira (13), quando em sete minutos os projetos foram aprovados.

Moacyr Custódio

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Duas pessoas morrem em acidente na SP-425 em Rinópolis

Um grave acidente ocorrido na manhã do dia 2/10, às 9h30, na rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), quilômetro 353, próximo ao Auto Posto e Restaurante Moinho, em Rinópolis, causou a morte de duas pessoas e ferimentos graves em outra.

Segundo policiais rodoviários que atenderam a ocorrência, a caminhonete F-250, de Paranavaí-PR, dirigida por José Eloy Mendes Tramontini, 65 anos, que trafegava no sentido Santópolis do Aguapei-Rinópolis, entrou na contra mão e bateu de frente com o caminhão semi-reboque de Cafelândia-SP, conduzido por Amarildo Nunes Cirqueira, 40 anos, que trafegava no sentido contrário.

Morreram no local Aidee Maluezze Tramontini, 62 anos, esposa do motorista da caminhonete, e Ademir Pedrazzolli, 61 anos, que era casado com uma irmã de Aidee.

José Eloy, que é médico em Paranavaí, foi socorrido ao Hospital São Paulo de Rinópolis e depois transferido para Tupã com ferimentos graves, mas sem risco de morte. O motorista do caminhão não se feriu.

Morre jovem atropelado no centro de Salmourão

Adriano Nabas, 24 anos, morreu na tarde do dia 5/10, no Hospital de Clínicas de Marília, para onde havia sido transferido da Santa Casa de Osvaldo Cruz. O jovem foi atropelado no centro de Salmourão, cidade onde residia, por um veículo Hillux, dirigido por uma mulher, identificada pelas iniciais G.W.

Segundo foi apurado pela Polícia e de acordo com informações de testemunhas, a vítima não percebeu a conversão feita pela motorista na esquina da avenida Santos Dumont com rua Max Wirth, entrou na via e acabou chocando-se com o carro. Adriano sofreu traumatismo craniano e morreu após parada cardíaca.
M.C.

Maranhense é assassinado em Rinópolis

O trabalhador rural Alcimar Pereira de Souza, 26 anos, morreu na manhã do dia 03/10, no Hospital de Clínicas de Marília, vitima de dois tiros sofridos na tarde de domingo (2), no Jardim São Matheus, em Rinópolis. Ele era natural do Maranhão e estava na cidade há pouco mais de dois meses.

Segundo foi apurado pela Polícia Militar de Rinópolis, a vítima estava tomando cerveja em frente ao “Bar da Fia”, na rua São Cristóvão, quando foi abordado por um grupo de cinco ou seis pessoas, que o agrediram. Uma testemunha e a proprietária do bar disseram à polícia que o grupo quebrou a garrafa da cerveja que Alcimar estava tomando e em seguida o agrediu com socos e pontapés, derrubando-o na calçada. Ao tentar se levantar, levou um tiro de raspão no peito e, já caído, levou outro tiro na cabeça. O grupo fugiu do local em seguida. A vítima chegou a ser socorrida no Hospital São Paulo de Rinópolis, de onde foi transferida para Marília. Seu corpo foi levado por familiares para sua cidade natal, no Maranhão, onde foi sepultado.

A Polícia Civil de Rinópolis, que está sem delegado titular há cerca de um ano, abriu inquérito para investigar o homicídio e apurar as causas e a autoria. Nenhum dos envolvidos havia sido preso até o fechamento desta edição.

Rinópolis participa de reunião do Programa Município Verde Azul em Lins

Foi sediada em Lins, na manhã do último dia dia 5/10, a reunião regional de capacitação de interlocutores do Programa Município Verde Azul (PMVA), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O encontro teve a participação de representantes de 43 municípios do Oeste Paulista, das regiões de Garça, Bauru e Marilia. A reunião foi realizada no auditório da SABESP.
O PMVA consiste num trabalho de parceria e trabalho integrado entre o município e o Estado de São Paulo, voltados para o desenvolvimento de ações em favor do meio ambiente. Os municípios elaboram um plano de ação e anualmente recebem uma nota ambiental, que avalia o desempenho nas dez diretivas que regem o Projeto: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente.
Neste ano de 2011, o PMVA passou por uma reestruturação estratégica a partir de reuniões consultivas realizadas com representantes dos municípios em que foram consideradas propostas para aperfeiçoar os critérios de avaliação do Programa, visando conferir maior transparência e valorização das iniciativas locais. A nova resolução foi publicada em julho de 2011.
As reuniões de capacitação estão sendo realizadas em várias regiões do Estado com o objetivo de apresentar os critérios revisados e capacitar os interlocutores para o alcance das metas propostas.
A cidade de Rinópolis esteve presente com a interlocutora municipal de Rinópolis, Natalia Cedran Bergamini e a vereadora Graziela de Lima Tomé Trevisan.
No ano passado, Rinópolis obteve a certificação de Município Verde Azul pela primeira vez, resultado de um projeto e trabalhos desenvolvidos pelo então coordenador do Meio Ambiente Fábio Luiz Cruz, do prefeito Valentim Trevisan e do vice-prefeito José Ferreira de Oliveira Neto.
M.C.



Vereadora Graziela Trevisan, Mauro Haddad (gerente do PMVA da Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo), e Natália Cedran Bergamini, coordenadora do Meio Ambiente de Rinópolis.

Bola da Copa-2014. Mas pode chamá-la também de “Gorduchinha”

Esportistas de todo o Brasil estão mobilizados para prestar homenagem ao radialista Osmar Santos, dando o nome de “Gorduchinha” a bola oficial da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. A iniciativa foi de seus colegas da Rádio Globo de São Paulo, emissora pela qual Osmar ainda é contratado. A campanha ganhou o apoio de clubes de futebol, dirigentes, imprensa, amigos e torcedores de todos os times. Há uma campanha na Internet que já ganhou nível internacional.

Em suas narrações, Osmar usava o bordão “Pimba na Gorduchinha”, referindo-se a bola, daí o motivo da homenagem. Na Copa da África o nome oficial da bola foi “Jabulani”, palavra do idioma africano Bantu isiZulu, derivado do nome da cidade de Joanesburgo, também chamada de Jo’Burg, que foi sede da final da copa.

Na terça-feira (4), a campanha chegou a Osvaldo Cruz, cidade natal de Osmar Santos, com a presença do próprio radialista. Na oportunidade, Osmar doou à Santa Casa local camisas autografadas de vários clubes para serem leiloadas com arrecadação em benefício do hospital.

Osmar Santos começou na Rádio Clube de Osvaldo Cruz e depois foi para a Rádio Dirceu de Marília, de onde foi para a Jovem Pan de São Paulo, se consagrando como um dos melhores narradores esportivos do Brasil, rivalizando audiência com Fiori Gigliotti, outro notável narrador, já falecido.

Da Jovem Pan, Osmar foi para a Rádio Globo com um dos maiores contratos da história do rádio brasileiro. Chamado de “Pai da Matéria”, montou uma equipe com grandes nomes do rádio, batizada de “futebol show” da Rádio Globo. Seu irmão, Oscar Ulysses, é hoje o narrador titular da Globo, e um outro irmão, Ulysses Costa, é narrador número 2 da Rádio Bandeirantes de São Paulo. Oscar e Ulysses também são naturais de Osvaldo Cruz.

O radialista trabalhou também nas redes de TV Globo, Record e Manchete e cobriu duas copas do mundo. Em 1984, foi o locutor oficial da Campanha pelas Diretas Já, em São Paulo, ao lado de Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, José Serra e Tancredo Neves, entre outros, movimento que levou a redemocratização do país.

A carreira de Osmar Santos foi tragicamente interrompida após um acidente na rodovia Marechal Rondon, em 22 de dezembro de l994, quando um caminhão bateu em seu carro próximo a cidade de Lins. A polícia apurou depois que o motorista do caminhão estava embriagado. Osmar ficou gravemente ferido, se recuperou, mas a fala foi afetada.

Hoje, Osmar, que é formado em Educação Física, Administração e Direito, se dedica às artes plásticas, pintando telas consideradas pelos críticos como muito expressivas.

O jornal Cidade de Rinópolis, cujo editor também é natural de Osvaldo Cruz e é amigo de Osmar Santos, apóia a iniciativa. Gorduchinha para o nome da bola, uma justa homenagem ao garotinho Osmar.

Moacyr Custódio

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pioneiros enfrentaram desafios e fundaram Rinópolis há 84 anos

Em certo dia do mês de setembro de 1927 surgiu um anúncio em jornal que circulava pelo Interior: a firma Lélio Piza & Irmãos oferece terreno à venda na Fazenda Guataporanga, localizada na margem esquerda do Rio Feio. A firma possuía área de 126.000 alqueires. A região Oeste do Estado era pouco desbravada, a partir de Bauru, e se apresentava como desafio para os desbravadores.

A notícia chegou ao conhecimento do coronel Eugênio Rino, fazendeiro da região de Pirajuí, que, como gostava de desafios, tratou logo de ver do que se tratava. Mandou então seus filhos Domingos Rino e Eugênio Rino Filho e o genro Francisco Nascimento Silva, juntamente com Orozinho Durval, representante da firma vendedora, para examinarem as terras e conhecerem suas condições de fertilidade.

A comitiva veio de carro de Pirajuí até Juliápolis (hoje Juliana), seguindo depois à cavalo por uma “picada” (caminho rústico) aberta na mata virgem. A viagem durou aproximadamente dez dias. Ao retornarem, comunicaram à Eugênio Rino que as terras eram boas. O coronel adquiriu então 2.745 alqueires e contratou o engenheiro civil Dr. Marcondes Filho para fazer o loteamento.

Essas iniciativas, tomadas naqueles dias do distante ano de 1927, foi o embrião para o surgimento da cidade de Rinópolis, que em tradução livre do grego com o português, significa “Cidade dos Rinos”, em homenagem ao coronel que nasceu na Itália e constituiu família no Brasil, com 11 filhos.

Perdido na mata

A missão dos pioneiros não foi fácil. O engenheiro Marcondes veio para a região e entrou, então, por uma gleba do Rio Feio, além da propriedade da firma Brasil Plantate, mas ficou doente e foi mandado então outro engenheiro para fazer o serviço, cujo nome não há registros.

Nas margens do Ribeirão Itaúna, este engenheiro perdeu o rumo, perdendo-se na mata. Eugênio Rino mandou então Francisco Nascimento Silva, Vicente Rino e Eugênio Rino Filho a procura do homem perdido. Eles subiram o ribeirão, atravessaram o Rio Feio a nado, e encontraram o profissional, demorando quatro dias até chegarem ao começo do córrego Bri, onde plantaram o marco inicial do novo povoamento.

A fertilidade das terras atraiu novos compradores, como Luiz Wolff, Antonio Rodrigues da Cunha, Benedito Borges e outros pioneiros.

Primeira estrada

Para contornar os inúmeros inconvenientes da entrada por Juliápolis (picadão em meio a floresta), Eugênio Rino, Luiz Wolff e Antonio Rodrigues da Cunha, com suas turmas de trabalhadores, abriram uma estrada, prolongamento da então estrada Birigui-Bela Vista (hoje Piacatu), por onde passaram as primeiras famílias, aproximadamente duas mil pessoas, que vieram habitar o lugar, aquela altura considerado como uma terra promissora. Esses novos proprietários fazem então as primeiras derrubadas, formando as primeiras lavouras de café e cereais.

Em 1930, a nova Comunidade, concentrada no lugar chamado Bri por causa do córrego, recebe a visita do bispo de Botucatu, Don Atilo Euzébio da Rocha, que celebra a primeira missa.

Por volta de 1932, o coronel Eugênio Rino loteia a chapada chamada de Andorinha, onde começam a surgirem as primeiras construções. Domingos Rino abre ali o primeiro estabelecimento comercial, surgindo assim o que hoje é o centro de Rinópolis.

Emancipação

Pertencendo ao município de Tupã, cuja distante sede gerava muitas dificuldades, os moradores passam a lutar pela emancipação político-administrativa e, em 30/11/1944, Rinópolis vira município através o Decreto-Lei 14.334, coroando a luta de Eugênio Rino, Eugênio Rino Filho, Orestes Pagliusi, José Tavares de Melo, Vicente Rino, Domingos Rino, Francisco Stramandinolli e outros.

O professor Sud Menucci, que também era jornalista e escritor e integrava a Comissão de Estudo de Redivisão Municipal, foi importante orientador dos cidadãos rinopolenses pela emancipação. No período de 04/08/37 a 30/11/38, Rinópolis pertenceu ao município de Araçatuba, sendo transferido depois para Tupã, atual sede da Comarca. O município foi instalado em 1945, constituído de um único distrito, que é sua sede.

Banhado pelo rio Aguapei (Feio), o município de Rinópolis tem área de 358,5 km2 e faz divisa com Parapuã, Iacri, Piacatu e Osvaldo Cruz. A população atual é de 9.935 habitantes, segundo o recenseamento feito pelo IBGE em 2010.
Prefeitos

No período pós-emancipação (1945/47), Rinópolis teve como prefeito Eugênio Rino Filho e por pequenos períodos Gilberto de Almeida Castilho (34 dias) e Nelson Rino (sete meses).

A partir daí os prefeitos foram: 1º. – Eugênio Rino Filho; 2º.-Joaquim Olea; 3º.-Dr.Ginez Carmona Martinez; 4º.-Joaquim Oléa; 5º.-José Tavares de Melo; 6º.-Milton Giacomini Pagliusi; 7º.-José Olea; 8º.-Milton Giacomini Pagliusi; 9º.-Manoel Rodrigues; 10º.-Antonio Pinheiro Neto; 11º.-Olider Micali; 12º.-Antonio Pinheiro Neto; 13º.-Antonio Paulo dos Reis; 14º.-Antonio Paulo dos Reis (reeleito); 15º.-Valentim Trevisan (2009/2012). O atual vice-prefeito é José Ferreira de Oliveira Neto.

Vereadores

A atual bancada de vereadores, eleita em outubro de 2008, é formada por Luiz Eduardo Fortunato (presidente da Câmara) Airton Picolo (1º. secretário); Antonio Pinheiro Neto (2º. secretário); Valdevino de Camargo (vice-presidente); Edmilson Wolff Conti; Graziela de Lima Tomé Trevisan; Cláudio Oliveira; Daniel Ferreira da Costa; e Donizete Ananias da Silva.

Diretorias

A Prefeitura tem três Diretorias Executivas em nível de secretarias: Saúde (diretora Fabiana Rosa de França), Educação, Cultura e Esportes (Sílvio Ronaldo Morcelli) e Serviços e Obras (Antonio Paulo dos Reis).

As coordenadorias de Esportes (dirigida por Plínio Telline) e Meio Ambiente (Natália Cedran Bergamini), são vinculadas ao Departamento de Educação, Cultura e Esportes, que tem também Murilo Souza e Laerte Sprocati como colaboradores.

A estrutura da Prefeitura se completa com os departamentos internos: Administrativo (Edílson Sidnei Pavanelli), Finanças (Antonio Wilson Braquini), Compras (João Aparecido Nunes), Saneamento (Kang Barake), Tributação (Ariel Camargo), Tesouraria (Edercléia Garruti Rubio) e Pessoal (Sônia Taniguti).

A primeira dama Sílvia Trevisan coordena a Promoção Social, que tem projetos sociais como o De Bem Com a Vida (Idosos) e Espaço Amigo (crianças e jovens).

Moacyr Custódio

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Fabiana e Iracema se amam e moram juntas há dois anos. Agora querem se casar

Duas mulheres de Osvaldo Cruz desejam se casar e, se o juiz autorizar, pode ser o segundo casamento entre pessoas do mesmo sexo no Estado de São Paulo.

Fabiana Ferreira Batista, 24 anos, nasceu e foi criada na Capital. Veio para Osvaldo Cruz há três anos. Trabalhou na Capézio como auxiliar geral. Atualmente está desempregada, mas faz trabalhos esporádicos de computação, como formatação e instalação de programas. Tem o segundo grau completo. É solteira.

Iracema Rossi Constantino, 29 anos, nasceu em Lucélia e veio pequena para Osvaldo Cruz. Trabalha na Capézio como auxiliar de corte. Foi casada durante 12 anos. Tem dois filhos. Está separada do marido. Estudou até a 8ª. série.

Apesar de terem trabalhado na mesma empresa, não foi lá que se conheceram. Há dois anos e meio, Iracema comprou um computador e, por indicação de amigos, chamou Fabiana para instalar e formatar. O serviço ficou pronto e as duas moças descobriram muitas afinidades entre si. Ficaram amigas e, mais que isso, descobriram que estavam apaixonadas e começaram a namorar. Há dois anos moram juntas na casa de Iracema, na rua Deolinda Maria da Silva, no Conjunto Habitacional Agostinho Caliman, em Osvaldo Cruz. Com elas moram também os dois filhos e uma irmã de Iracema. Começou assim uma bonita história de amor.

No início desde mês, Iracema e Fabiana foram ao Cartório de Registro Civil de Osvaldo Cruz e disseram ao oficial Ubiratã Carlos Pires que querem se casar. Foram apresentados os documentos e publicado edital de proclamas no Jornal de Osvaldo Cruz, edição do dia 9/09. O pedido foi encaminhado ao Fórum de Osvaldo Cruz, onde aguarda decisão do juiz Edson Nakamato, corregedor da Comarca, para a conversão da união estável em casamento de conformidade com o artigo 8º. da lei 9.278/96. A decisão não havia saído até o fechamento desta edição, na quinta-feira (23).

União feliz

A reportagem do JOC esteve na casa de Iracema e Fabiana na terça-feira (20). É uma casa simples, mais muito bem cuidada. As duas estavam em casa e, como qualquer outro casal convencional educado, convidaram o repórter para entrar, ofereceram café. Sentaram de mãos dadas no sofá. Há um clima de felicidade naquela casa e um sentimento de amor quando uma fala da outra.

Segundo elas, a decisão de se casar foi tomada para que possam viver sua união, que “é para sempre” dentro da lei, como qualquer casal. “A gente já conseguiu várias coisas juntas. Queremos garantir direitos como todos os casais”, disse Iracema. “Já somos casadas, queremos legalizar, dentro da lei, quero ficar com ela para o resto da vida”, completou Fabiana.

Sobre o preconceito com esta relação fora do que é considerado normal, as duas concordam que parte de “pessoas que não tem mente aberta”. Jurema diz que não se importa com a opinião da Sociedade. “Todos têm o direito de ser felizes e nós somos felizes juntas”.

Iracema disse que não foi feliz em seu casamento. O marido bebia, havia discussão, muitos problemas. “Com a Bia encontrei a paz”, disse. Fabiana nunca teve outro relacionamento com mulheres, apenas alguns namoros em São Paulo com homens. Segundo ela, a certeza da opção sexual por outra mulher ocorreu aos 14 anos. Já para Iracema foi aos 20 anos.

As duas enfrentaram barreiras: o ex-marido de Iracema fez ameaças, o que gerou até um registro de ocorrência da Delegacia de Polícia de Osvaldo Cruz. Depois disso, se acalmou e hoje não perturba. Os filhos de Iracema adoram Fabiana, como pôde ser constatado na chegada de um deles, que frequenta a Apae (Associação de Pais e Amigos do Excepcional), no carro escolar dirigido pela irmã de Iracema, que presta serviços à entidade.
Já a família de Fabiana, pai, mãe e irmãos, também residentes em Osvaldo Cruz, foi contra no início, mas hoje o convívio é muito bom. “A família gosta de quem cuida bem da gente”, disse Fabiana.

Fabiana e Iracema afirmam que estão pensando seriamente em adotar uma criança. “A gente conversa muito sobre isso. Temos os meus filhos que moram com a gente, mas gostaríamos de criar uma criança juntas. É uma decisão muito séria, mas pensamos nisso, sim”, afirma Iracema.

As duas afirmam que vivem felizes.“Estamos sempre juntas. A Fabiana é tudo para mim”, diz Iracema. “A gente se entende muito bem, temos afinidades, nos amamos de verdade”, completa Fabiana.

Sobre o casamento, Iracema e Fabiana dizem que não estão se importando com bens que têm ou possam vir a ter pelo regime parcial de bens. “Queremos nos sentir casadas perante a lei, apenas isso”. Ambas afirmam que têm amigas que vivem na mesma situação e que também desejam se casar, mas ainda não tiveram a coragem de manifestar este desejo.

Moacyr Custódio

Primeiro casamento entre mulheres ocorreu em São Bernardo

O primeiro casamento entre mulheres no Estado de São Paulo foi homologado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo no dia 13 de julho deste ano, em São Bernardo do Campo, região do ABC na Grande São Paulo. Foi a primeira conversão de união estável em casamento civil entre mulheres em São Paulo e a segunda no Brasil. A primeira ocorreu em Brasília no dia 28 de junho.

Entre homens, a primeira conversão ocorreu no dia 27 de junho, em Jacareí, cidade da região paulista do Vale do Paraíba, quando se casaram Luis André Moresi e José Sérgio de Souza, formalizando a união homoafetiva em casamento. Foi o primeiro no Brasil.
M.C.

Oficial do Cartório afirma que decisão do Supremo é ambigua

O casamento entre Fabiana Ferreira Batista e Iracema Rossi Constantino está amparado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal que reconheceu, por unanimidade, a união estável entre os casais do mesmo sexo.

A união homoafetiva a união estável é uma figura semelhante ao casamento, mas não idêntica, conforme explica o oficial do Cartório de Registro Civil de Osvaldo Cruz, Ubiratã Carlos Pires: “Este procedimento está baseado em uma decisão do Supremo Tribunal Federal. O problema é que essa decisão é ambígua, tem sido interpretada de duas maneiras. Tem comarcas que estão decidindo de um jeito e outras de outro jeito. Aqui em Osvaldo Cruz eu não sei ainda qual vai ser o resultado. Vai depender do entendimento do juiz corregedor e do promotor de Justiça. Se eles entendem se é possível ou se não é possível esta conversão da união estável em casamento”, disse Pires.

Segundo Pires, a Constituição Federal diz que há duas formas de família: “O casamento, que é uma união formal, e a união estável, união de fato. Acontece que na Constituição, está escrito que o casamento é a união entre um homem e uma mulher. Só que o Supremo, em sua decisão, equiparou os direitos das pessoas que convivem em união estável com os direitos de quem convive em casamento. A situação é ambígua porque transforma a união estável em casamento, que é um casamento como qualquer outro. Os direitos são iguais ao casamento celebrado entre pessoas de sexos distintos”, esclarece.

O oficial informa que “várias comarcas do Estado de São Paulo não autorizam a conversão da união estável em casamento. Outras autorizam, as pessoas já vivem juntas, então converte esta união estável em casamento”

Pires disse que tem conhecimento na Comarca de Hortolândia (região de Campinas) o juiz autorizou o casamento direto. “Não é conversão de união estável em casamento é um casamento direto, aqueles que vêm aqui no cartório e na presença de um juiz de casamento, que pergunta se aceitam e declara que estão casados. Em Hortolândia já foi autorizado isso”.

Segundo o oficial do Cartório de Osvaldo Cruz, a diferença entre a conversão da união estável em casamento e o casamento convencional é a presença do juiz de casamento, da cerimônia, o resto é igual, é registrado em livro, é entregue uma certidão de casamento, só não vai ter a cerimônia. “Mas esta cerimônia não existe não é porque as pessoas são do mesmo sexo, é porque neste procedimento de união estável não existe isso”, conclui Ubiratã Carlos Pires.
M.C.

Escola “Professor José Walther Verzola” comemorou 20 anos com muitas atividades

A Emeief (Escola Municipal de Ensino Infantil e Educação Fundamental) “Professor José Walther Verzola” comemorou 20 anos de instalação em Rinópolis, realizando uma série de atividades com o tema “20 Anos. Juntos Realizamos Sonhos”

Em agosto, os alunos fizeram desenhos livres no muro da escola e produziram e editaram uma revista com notas e matérias manuscritas por eles próprios em que entrevistaram o atual prefeito Valentim Trevisan, o ex-prefeito Antonio Pinheiro Neto, em cujo mandato foi criada e inaugurada a escola, as ex-alunas Natália de Araújo Monteiro e Vanessa de Assis Sobrinho, relataram acontecimentos da escola e, entre outras coisas, fizeram um breve perfil do patrono, professor José Walther Verzola. A revista foi distribuída à população, nos dias 23 e 24, com visita dos alunos as residências.

No dia 25, a avenida Rinópolis foi interditada no trecho em frente a escola, para comemoração em conjunto com alunos das escolas estaduais “Professora “Seraphina Etelvina Pagliuso” e “Ary Fonseca”, com brinquedos, doces, pipoca entre outras atrações.

No dia 26, aconteceu comemoração interna na escola, dedicada aos alunos, que partiram bolo, cantaram parabéns à escola e ganharam brindes.

A escola

A Emeief “Professor José Walther Verzola” foi criada em Rinópolis em agosto de 1991, na gestão do prefeito Antonio Pinheiro Neto. Era uma pequena escola com o nome de Emei (Escola Municipal de Educação Infantil), que recebia 113 alunos de 4 a 6 anos em 5 classes, com 5 professores e 6 funcionários.

Em 09/07/1992, a escola recebeu o nome de Emei “Professor José Walther Verzola”, em homenagem a um educador do Município.

Em 25/03/2009, na gestão do atual prefeito Valentim Trevisan, com as transformações educacionais, recebeu o nome de Emeief, abrigando a partir daí o ensino fundamental.

Hoje, a escola tem 320 alunos de 4 a 6 anos em 17 classes de educação infantil (1º. e 2º. estágios) e quatro classes do 1º. ano do Ensino Fundamental.

São 17 professores e 16 funcionários. A diretora da escola é a professora Marjorie Domenich Barradas Alves e a coordenadora é a professora Sílvia Cristina Thomé Zanzarine.

O patrono

O professor José Walther Verzola nasceu em 04/07/1928, em São Carlos, formando-se professor no Instituto Educacional daquela cidade. Foi casado com Neide Geralda Firmiano Verzola e teve dois filhos: José Walther Verzola Júnior e Valderez Verzola. Dona Neide e os filhos residem em Marília.

Era formado em Desenho e Biologia. Lecionou no 3º. ano do antigo primário nas escolas “Professora Seraphina Etelvina Pagliuso” e “Dr. Ginez Carmona Martinez” as disciplinas de Artes Industriais, Desenho e Biologia.

Residiu em Rinópolis por 35 anos e faleceu em 06/04/1992, aos 63 anos de idade, sendo sepultado em São Carlos. A escola recebeu o seu nome através a Lei 1188/92 de 09/06/1992, na gestão do então prefeito Antonio Pinheiro Neto.

M.C.

Departamento de Meio Ambiente comemora Dia da Árvore com plantio de mudas

Em comemoração ao Dia da Árvore, em 21 de setembro, a Prefeitura Municipal de Rinópolis através o Departamento de Meio Ambiente, que tem a direção de Natália Cedran Bergamini, foi realizado o plantio de 90 mudas da espécie Cerejeira Ornamental. Para essa realização foi feito um levantamento de casa em casa, sendo concedida a autorização dos moradores vizinhos da extensão da Rua São Joaquim.
Estiveram presentes ao evento, a Escola E.M.E.I.E.F. “Professor José Walther Verzola”, com professores, funcionários e alunos, equipe do Departamento de Meio Ambiente, o prefeito Valentim Trevisan e a vereadora Graziela Tomé Trevisan, realizando o plantio das referidas mudas.
Essa ação socioambiental enriqueceu os conhecimentos adquiridos em sala de aula, tornando real a prática de cidadania e responsabilidade com o meio ambiente. Nossa cidade conta com mais uma área arborizada, proporcionando um espaço agradável, onde nossas famílias poderão usufruir, garantindo mais saúde, beleza e bem estar.
javascript:void(0)

Câmara Municipal está atenta às necessidades do Município

O Poder Legislativo em Rinópolis se mantém atento aos problemas da cidade e, por extensão, do Município. Com nove vereadores e comissões permanentes que fiscalizam as decisões do Poder Executivo, a Câmara Municipal de Rinópolis, presidida por Luiz Eduardo Fortunato, é uma das mais atuantes da região, às vezes com discussões acaloradas, posicionamentos firmes de seus vereadores, mas com postura de toda a bancada a favor da população e da cidade.

A instalação dos poderes públicos em Rinópolis se deu em 1948, com a instalação do município e a posse do primeiro prefeito Eugênio Rino Filho. O primeiro presidente da Câmara foi José Tavares de Mello. A primeira Legislatura foi no período de 1948 a 1951. A atual vai até 31 de dezembro de 2012.

Até hoje, 112 vereadores, homens e mulheres, ocuparam cadeiras na Câmara Municipal de Rinópolis.

Os atuais vereadores são: Luiz Eduardo Fortunato (presidente), Airton Picolo (1º. secretário), Antonio Pinheiro Neto (2º. secretário), Valdevino de Camargo (vice-presidente), Edmilson Wolff Conti, Graziela de Lima Tomé Trevisan, Cláudio Oliveira, Daniel Ferreira da Costa e Donizete Ananias da Silva.

O corpo de funcionários do Poder Legislativo de Rinópolis é formado por Cláudio Jesus Druzian (coordenador administrativo), Juliano Jéferson Garcia Barbosa (escriturário), Deusdedit Ferreira Rodrigues (coordenador legislativo), Dilberto Peralta Moraes (diretor de expediente), Clodoaldo Aparecido Ferreira (assessor jurídico) e Cristiane Pereira de Souza (secretária).

M.C.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Sindicato Rural promove Ciranda de Esporte e Lazer

O Sindicato Rural de Rinópolis, em parceria com SENAR-SP, promoveu no dia 28/08, o Programa Ciranda de Esporte e Lazer Rural. Foram desenvolvidas várias ações de esporte, lazer e recreação para pessoas de todas as idades.

No Recinto da Bocha aconteceu o Torneio de Bocha, contando com a presença da cidade de Pompéia. Na E.E. “Professora Seraphina Etelvina Pagliuso” o evento teve o apoio da Escola da Família, sendo desenvolvidas as atividades Oficina Pedagógica. Em que aconteceu a confecção de pipas e Gincana Recreativa de Pedagógica com várias brincadeiras.

Na E.E. “Dr. Ginez Carmona Martinez”, também contando com apoio da Escola da Família, foram desenvolvidas as atividades Jogos de Equipe em que foi ensinado a pratica de técnicas de voleibol, basquetebol e futebol de salão e Cantinho da Cultura. com os voluntários incentivando a prática da leitura e execução de teatros a partir do texto lido.
O Sindicato agradece a todos os voluntários envolvidos nas atividades desenvolvidas: Escola Serafina, Silvana; Escola Dr. Ginez, Cleber, Carlos, Alan, Alessandro e voluntários; Recinto da Bocha, organizadores Regis e Bozó.

Perfil Modas é reinaugurada com novo visual

Com um novo visual e novas e modernas instalações, a Perfil Modas ofereceu um café da manhã para clientes e amigos, dia 27/08, para reinaugurar a loja, que está instalada há cinco anos na rua Professor Sud Menucci, 274, no centro de Rinópolis.

Durante todo o dia, os proprietários Simei Alves Ramos da Silva e César Augusto Romera da Silva e as funcionárias Dayane e Carina receberam a visita de clientes e amigos, entre eles o prefeito Valentim Trevisan e a primeira dama Sílvia. Os clientes aproveitaram para ver as novidades em roupas femininas e masculinas que a loja preparou especialmente para o evento.

Os pais de Simei, Diogo Ramos Fernandes e Isabel Alves Ramos, também foram levar o seu abraço à filha e rever os amigos da família, que é tradicional na cidade.

A Perfil Modas oferece a seus clientes as últimas novidades em roupas, com preços acessíveis e facilidade no pagamento. Destaque também para o atendimento personalizado oferecido por Simei, Dayane e Carina.
M.C.

Neymar deve ficar no Santos até julho de 2012

A notícia da venda de Neymar para o Barcelona, publicada aqui, sofreu outra reviravolta. A “briga” envolvendo o Santos F.C. e o empresário Wagner Ribeiro, que quer vender o jogador de qualquer jeito, continua, mas agora parece que há uma decisão definitiva. Veja o que disse o pai do jogador, Neymar da Silva Santos: “Já está definido. Decidimos que até julho do ano que vem não vamos conversar sobre transferências”. Esta declaração foi dada à Imprensa na segunda-feira (12).

A intenção, segundo ele, é que Neymar dispute o Mundial Interclube pelo Santos, em dezembro, quando o time praiano pode enfrentar o próprio Barcelona e se sagrar tricampeão mundial, e que o jogador participe também dos eventos programados para o Centenário de Santos, que será comemorado dia 14 de abril de 2012.

O prazo é também uma tentativa de evitar novas especulações na chamada “janela de transferência” que se abre em janeiro (é um período em que os clubes internacionais podem contratar jogadores estrangeiros).

Essa estratégia, porém, não impediu o recente assédio dos clubes europeus. As propostas de Barcelona e Real Madrid, inclusive, criaram atrito entre o pai do jogador e a diretoria. Na semana passada, ele deu um ultimato ao clube de que queria a situação resolvida até segunda-feira (12)

Moacyr Custódio

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Bombeiros realizam Treinamento de Brigadista Municipal em Rinópolis


O Departamento de Meio Ambiente de Rinópolis realizou nos dias 8 e 9 deste mês de setembro, o 1º Treinamento de Brigadista Municipal – Incêndio em Coberturas Vegetais de Rinópolis. A Brigada Municipal de Rinópolis conta com membros do funcionalismo público municipal e voluntariado. A atividade foi uma iniciativa de Natália Cedran Bergamini, coordenadora do Meio Ambiente e interlocutora Município Verde Azul de Rinópolis.

“O treinamento abordou técnicas de controle e ações no combate a incêndios, utilização de equipamentos de ataque direto, noções de controle feito por maquinários, métodos de extinção, utilização de extintores de incêndios apropriados para cada tipo de situação”, informou Natália.

Foram também mostradas as técnicas de primeiros socorros, em que foi enfatizada a necessidade das noções básicas de primeiros socorros para manter a integridade física da vítima. “Essas técnicas, na maioria das vezes, faz toda a diferença entre a vida e a morte”, explicou Natália.

No curso, foi desenvolvida atividade prática de controle de incêndio nas dependências da cidade, onde a brigada pode colocar em prática as técnicas adquiridas ao longo das explanações. O treinamento foi ministrado pelo bombeiro sargento Barbosa e soldado Aguiar do Corpo de Bombeiros de Osvaldo Cruz.

Foi também exibido um vídeo institucional da empresa Scânia que mostra a evolução das viaturas que vem sendo utilizadas pelo Corpo de Bombeiros ao longo dos 131 anos de existência da corporação no Estado de São Paulo, desde as primeiras carroças adaptadas até os modernos caminhões e equipamentos utilizados hoje.

M.C.